hotelscombined

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Translate

DCI - Comércio, Indústria & Serviços

DCI - Comércio, Indústria & Serviços: "28/04/09 - 20:00 > TURISMO
Costa do Descobrimento quer explorar turismo indígena


Agência Sebrae
PORTO SEGURO - Cercada pela Mata Atlântica, a Costa do Descobrimento possui uma fauna e uma flora ricas em biodiversidade. É nessa parte do Brasil que fica a Reserva da Jaqueira, uma área de 827 hectares, é habitada pela comunidade Pataxó, que preserva e protege esse patrimônio natural. Aberta à visitação pública, a reserva serve de palco para diversas atividades, como educação ambiental, ecoturismo, divulgação da história e de vários outros aspectos da cultura, como a música, a dança e a culinária.

Com o objetivo de apresentar essa cultura aos empresários do segmento turístico da Costa do Descobrimento, o Sebrae promoveu, dentro da programação da Semana do Descobrimento, um passeio à Reserva da Jaqueira no último sábado (25).

Os 30 empresários que integram o projeto ‘Economia da Experiência’ fizeram uma viagem ao passado através das histórias contadas pela pataxó Nitinauã, presidente da Associação Pataxó de Eco-turismo da Reserva da Jaqueira. A pataxó relatou os costumes e a religião do povo da tribo. Também apresentou aos visitantes um ritual de agradecimento, o Awê.

Separados por grupos de 11 pessoas, os empresários guiados por índios conheceram as trilhas da reserva, a área de lazer da tribo, espaço onde jogam futebol, arremesso de tacape e fazem a corrida com tronco.

Para Valquíria Coelho, dona de um hotel em Porto Seguro, essa experiência vivida na reserva mostrou que a região oferece muito mais do que sol e praia. “Nunca exploramos isso antes e o projeto ‘Economia da Experiência’ veio nos mostrar que vender este tipo de turismo vai realmente agregar valor. Além de não ter nada igual a esta experiência”, afirmou a empresária.

Claudia Miranda, dona de uma pousada em Arraial D’Juda, disse que usa objetos produzidos por índios, como gamelas, mas nunca pensou que a cultura indígena pudesse vir agregar valor para o segmento turístico. “A iniciativa do Sebrae em nos apresentar esse mundo vai contribuir para o crescimento turístico da região”, completou a empresária.

De acordo com Richard Alves, coordenador da carteira de Economia Criativa do Sebrae, esse é o objetivo principal: agregar valor. “A visita foi feita para integrar os empreendedores com a comunidade indígena da Costa do Descobrimento. Dentro do conceito da ‘Economia da Experiência’, os membros do projeto conhecem novas experiências, fazendo assim um intercâmbio cultural”, explicou Richard Alves.

Segundo Enivaldo Piloto, gestor local do projeto Economia da Experiência, os empresários que integram ao projeto na Costa do Descobrimento vivenciam as novas experiências para passar para os turistas, de forma lúdica, os produtos da região. “A informação da história da região pode ser materializada em serviços. Por isso, o Sebrae, através desse projeto, vem oferecendo consultoria para os empreendedores na busca de transformar essas vivências em descobertas”, disse Enivaldo Piloto.

Além dos empresários e membros do Sebrae, o jornalista e escritor Eduardo Bueno também conheceu a Reserva da Jaqueira. Junto com os índios, todos participaram das danças da tribo, vivenciando uma cultura que é viva até hoje na comunidade Pataxó. O escritor ficou encantado com a diversidade e comentou: “O índio é o protagonista original da nossa história, mas acaba ficando de fora dela. Agora estão retomando o curso de sua própria história, dispostos a escrever e a reescrever a história”. Bueno disse ainda que o Sebrae deve se tornar parceiro da Reserva da Jaqueira para ajudar a divulgar a cultura do povo Pataxó.

Voltar"

Gigantes do Paranazão

O encontro com os maiores predadores da Bacia do Prata, num trecho argentino do rio Paraná onde é possível fisgar dourados e pintados com mais de 20 k

Programa 558

Pintados e dourados em quantidade e tamanho gigante numa grande aventura de pesca esportiva noTerra da Gente. O desafio é no trecho mais largo do rio Paranazão, do lado argentino, na Província de Corrientes. A diversidade nesta pesca esportiva é boa, mas duas espécies são as estrelas da nossa aventura. O pintado e o dourado dão show de beleza e tamanho. Peixes que atraem cada vez mais os brasileiros até a Argentina. A primeira etapa a cumprir pelos repórteres Maraísa Ribeiro (texto), Márcio Silveira (imagens) e o auxiliar técnico Geraldo Moreira, é a distância. Partindo de carro de Campinas, interior paulista, são dois dias de viagem. Na capital Corrientes tudo lembra peixe e pescaria. Nas pequenas cidades argentinas é só tranquilidade, onde galinha ainda se cria no terreiro. A agitação maior fica no rio por conta dos pescadores esportivos e dos grandes peixes. Um pintado de vinte e cinco quilos é uma das espécies que dão as caras na terra dos gigantes. Mas é o "el tigre" - o dourado brasileiro que reina em águas argentinas. Em média pesam dez quilos, mas nossos pescadores fisgam um dourado de dezenove. A concentração dos grandes peixes na região tem explicação: O longo trecho do Paranazão sem barragens e a prática do pesque e solte. Leia os detalhes da aventura no texto de Maraísa Ribeiro.

Gripe suína: paciente fala pela 1ª vez sobre caso

29/04/2009 - 0h51m

*Da Redação, com informações do BATV
redacao@portalibahia.com.br

Assista ao vídeo desta matéria

foto: tv bahia
Paciente está internado numa área isolada do hospital

A Bahia em alerta contra a gripe suína. O resultado do exame de sangue da primeira pessoa com suspeita da doença no estado sai em até 15 dias. O paciente, que é mineiro, mora nos Estados Unidos e estava a passeio na capital baiana, falou pela primeira vez sobre a doença. Ele está internado no Hospital Octávio Mangabeira, no bairro do Pau Miúdo.


MS monitora 20 casos suspeitos de gripe suína
Gripe suína: passageiros serão rastreados

O paciente com suspeita de gripe suína está internado numa área isolada do hospital. O acesso é permitido apenas para funcionários e médicos.

O paciente saiu de Boston, nos Estados Unidos, no dia 16 de abril. Ele passou por Miami, no mesmo dia chegou a Bahia e seguiu para Belo Horizonte, em Minas Gerais. De lá, foi para Governador Valadares, onde passou seis dias até voltar para Salvador na última sexta-feira (24).

Desde a primeira passagem por Salvador, há 13 dias, o homem que tem 40 anos já estava com a garganta inflamada. Depois passou a apresentar os outros sintomas, como febre alta, tosse, dor de cabeça e dor muscular. Chegou a procurar uma clínica particular em Salvador, mas só na segunda-feira (27) ligou para o 192 - Serviço Móvel de Urgência. De acordo com os médicos, os sintomas apresentados por ele podem ser confundidos com qualquer outro tipo de gripe.

De acordo com o boletim médico divulgado no fim da manhã desta terça-feira(28), em Salvador o paciente teve contato com a filha que mora no bairro do Imbuí, com a ex-mulher e com a atual esposa. Nenhuma das três apresentou sintomas.

Por telefone, o paciente contou como está se sentindo. 'Tô bem, tô tranquilo, não estou tossindo, não tenho febre mais. Para te falar a verdade, eu estava mais com medo de dengue, mas quanto à gripe suína, tô praticamente, 99% que não é porque não tem como', acredita o paciente.

Hoje, em entrevista coletiva, o secretário da Saúde, Jorge Solla, disse que só os exames enviados para a Fundaçao Fiocruz, no Rio de Janeiro, podem descartar a suspeita. 'A primeira questão importante é deixar muito claro que primeiro a pessoa tem que ter vindo de uma área que tenha transmissão. Então, ninguém que mora em Salvador e que não viajou nos últimos dez dias para países que tenham transmissão precisa se preocupar. Se a pessoa tiver os sintomas, provavelmente é uma gripe comum que nós temos e que circula no nosso meio', esclarece o secretário.

A mulher do paciente, que não tem sintomas da gripe, também está sendo monitorada pelo Ministério da Saúde.

Dragão de mil faces

Galeria

Clique para Ampliar

O Centro Dragão do Mar foi inaugurado oficialmente em abril em 1999, concentrando, na época, o melhor da programação cultural da cidade

Marcado por polêmicas durante a construção, o Dragão do Mar completa dez anos. A data terá programação especial

Em agosto de 1997, começavam as atividades do Instituto Dragão do Mar (de Arte e Indústria Audiovisual), responsável pela formação em núcleos de Dramaturgia, Vídeo, Gestão Cultural, Artes Cênicas, Artes Plásticas e Design. Investindo pesado na formação em um setor que ainda hoje, no Estado, se mantém como uma mina pouco explorada, sob a cumplicidade de alguns daqueles mesmos gestores e até de alguns ex-alunos, o Instituto veria nascer, nos dois anos seguintes, sua principal estrutura edificada, o Centro Dragão do Mar, projetado pelos arquitetos Delberg Ponce De Leon e Fauto Nilo, em uma antiga área de galpões da Praia de Iracema, 30 mil metros quadrados entre as avenidas Monsenhor Tabosa e Almirante Tamandaré.

A cidade recebeu o Dragão com empolgação, até mesmo porque as obras já vinham alterando a rotina boêmia do lugar desde setembro de 1994. Até mesmo porque não tínhamos nada parecido. Assim, bares como o Besame Mucho e o Coração Materno viam seus últimos dias, enquanto os R$ 17 milhões gastos no projeto se transformavam em duas salas de cinema, museus (o de Arte Contemporânea e o Memorial da Cultura Cearense), café, livraria, um anfiteatro, um espaço multi-uso, duas passarelas (sob uma delas, mais um palco aberto; sob a outra, um painel de Aldemir Martins) e ainda um teatro e até mesmo um planetário e uma Praça Verde. Se é verdade que pouco a pouco o Centro Dragão do Mar dividiria as atenções com outros centros e espaços culturais, incluindo casas de show e bares que vêm e vão, é incontestável que, pelo menos durante seus cinco primeiros anos de atividades, o Centro se configurou como o principal difusor de cultura do Estado. O que foi motivo para críticas, justamente, à centralização da cultura, ao contrário da democratização difundida em seus projetos.

Lançado durante a gestão do Secretário de Cultura Nilton Almeida (mas idealizado pelo ex-secretário Paulo Linhares), o Dragão teve como seu primeiro diretor-presidente Pádua Araújo, tendo diretora de programação cultural Elisa Gunther e o jornalista Cláudio Pereira na direção de Comunicação e Marketing. Tudo sob a gerenciamento da organização social Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), administrado através de um conselho formado por representantes do poder público e da sociedade civil. “Produzir e difundir o conhecimento e prestar informações nas áreas de arte e cultura”, estas eram as premissas do IACC.

No começo de 1999, foram anunciadas atividades como a do cinema e do Museu de Arte Contemporânea, além do projeto Dragão Musical, que traria os maracatus Az de Ouro e Vozes da África. O equipamento cultural, que já se transformara em atração turística, apresentaria os programas Sábado Acústico e o retorno da peça Os Iks, um dos marcos do lançamento experimental do novo empreendimento. Abril chegava anunciando o show do baixista cearense Nélio Costa, lançando o CD “Das Origens”, Antonio Bandeira e Raimundo Cela expunham juntos no MAC, enquanto Roberto Benigni entrava em cartaz em uma das salas do Espaço Unibanco: “A Vida é Bela”.

Nesse clima, após sucessivos adiamentos e de uma “fase experimental” que duraria nove meses, finalmente a inauguração do “Grande Dragão Branco” se deu, e ninguém mais se lembrou de falar em atrasos.

Nova realidade

Na época da inauguração do Dragão, Maninha Morais, sua atual presidente, dirigia o Theatro José de Alencar, até então considerado o mais suntuoso equipamento cultural do Estado. ´Naquele momento, o Dragão era um projeto de vanguarda, onde nós iríamos oferecer à população de Fortaleza, do Ceará, um equipamento que tinha no seu projeto original, pensado, todo um espaço para a criação, a formação e a difusão da cultura para pessoas de diferentes formações e gerações´, considera a gestora.

Ela própria admite, no entanto, que este projeto não conseguiu ser totalmente cumprido, principalmente após a desestruturação do processo de formação de mão-obra especializada para o setor cultural. ´Hoje, a gente analisa que ele cumpre muito bem o seu papel de difusor da cultura, mas ele não se sustenta só com a difusão da cultura. Ele precisar ter resgatado este seu braço de difusão da criação e da formação. Um equipamento desta natureza tem que dialogar com a sociedade.

Ainda gerido pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará, através de um contrato de gestão orçado em R$ 600 mil ao mês, o Dragão continua sendo, na visão de Maninha, o principal equipamento cultural do Estado. ´O Dragão é o principal equipamento cultural do Estado, sem tirar a importância dos demais. Ele veio para ser esse equipamento pela sua própria dimensão. Mas digo isso sem tirar a importância do TJA e de outros equipamentos como o Museu da Imagem e do Som, o Sobrado José Lourenço. O Dragão não é mais nem é menos´.

Para chegar a esta conclusão, Maninha analisa a quantidade de acessos efetivos ao equipamento, chegando a um milhão durante o ano de 2007, e quase um milhão e 150 mil, no ano passado. ´A tendência é aumentar, o governo não tem medido esforços para isso, como comprovam todos estas ações que vão dar ao Dragão este espaço de discussão sobre os vários segmentos da arte e da cultura´, diz, referindo-se à série de iniciativas que começam a movimentar o espaço a partir do próximo mês, numa programação que será anunciada somente hoje.

Maninha considera que as ´ações´ do projeto Ano 10 do Dragão do Mar podem contribuir para tornar o equipamento ainda mais utilizado. ´Consideramos que este projeto é um marco, um resgate do projeto original´. Maninha ressalta que seminários e mostras em torno de linguagens como as artes plásticas e a música, por exemplo, deverão dar início a um processo que revitalize a idéia de retomar o processo de formação mais intensiva do público atual. ´Ainda estamos discutindo como será o modelo para este braço da formação. Naquele momento, nenhum equipamento realizava essa função na sua essência. Hoje avaliamos que o Dragão tem que realizar os cursos básicos, já feitos por organizações não-governamentais, mas deve buscar também uma formação mais ampla”.

´Temos tido a preocupação de estimular as atividades teatrais locais nesses horários´, diz. ´E também baixamos o valor das pautas, dentro de uma política de democratização do acesso. Hoje a pauta é praticamente subvencionada´, enfatiza, em torno de uma constante reclamação dos artistas da cidade.

HENRIQUE NUNES
Repórter

Opinião - Transtornos urbanos - Diário do Nordeste

Opinião - Transtornos urbanos - Diário do Nordeste: "Transtornos urbanosA situação se repete. Sempre que decorre o período de chuvas em Fortaleza, revela-se o crônico problema da cidade não somente em relação às áreas consideradas de risco, mas a todo o seu contexto urbano, em que fatores como falta de saneamento básico, precariedade dos calçamentos das ruas e outras insuficiências estruturais transformam os efeitos de até mesmo baixos índices pluviométricos em dilúvios.

Quando o período chuvoso torna-se bem acima da média, como vem ocorrendo este ano, as conseqüências são sensivelmente mais danosas, com o incômodo de enormes engarrafamentos no tráfego de veículos, evidência que também já se constata nos períodos comuns do verão.

Pelo fato de Fortaleza haver crescido de maneira célere e desordenada, nas últimas décadas, os problemas se multiplicaram no setor.

O inchaço demográfico, acrescido da falta de planejamento no tocante à expansão da metrópole, a tem transformado em um local caótico sob vários aspectos, tendendo prejudicar, sempre mais, a imagem citadina no campo turístico.

A essas deficiências estruturais, que se agravam a olhos vistos, acrescenta-se a falta de educação comunitária de boa parte da população, ainda não devidamente conscientizada em relação aos problemas que o lixo doméstico e outros tipos de entulhos, inclusive advindos de indústrias de transformação, podem causar ao adequado funcionamento dos bueiros e contribuir para a transformação das principais artérias em rios e lagos, depois das chuvas até mesmo abaixo de 50 milímetros.

Tal notória característica de incivilidade acentua de maneira expressiva a ocorrência de vários tipos de transtornos, além dos estragos nas vias públicas. Além dos danos materiais e até mesmo perda de vidas por afogamento, existe, também, a constante ameaça da proliferação de doenças e epidemias.

Para o turismo, cria-se uma situação constrangedora, que inclui alagamentos fronteiriços a grandes hotéis, em áreas consideradas como cartões-postais da cidade.

O problema não é novo, mas tem crescido sensivelmente e parece não oferecer chances plausíveis de reversão nas próximas quadras invernosas.

Em face de tão lamentável realidade, as chuvas já não trazem para os habitantes de Fortaleza as tradicionais características de “bom tempo”, ou “tempo bonito”, que os cearenses costumavam atribuir, em meio às suas tradições populares, às benesses trazidas pelas precipitações pluviométricas à agricultura e ao clima ambiente.

O fato requer não apenas soluções emergenciais, mas aprofundados estudos e planejamentos a partir do Plano Diretor de Fortaleza, no sentido de que sejam reavaliados os senões e a fragilidade urbana da quinta mais populosa metrópole do Brasil.

Pontos cruciais da questão são fáceis de ser detectados, exigindo das autoridades apenas a vontade política e o ato decidido, em relação às mazelas da cidade e suas potenciais soluções."

Terra - Turismo

Terra - Turismo: "Turismo
Domingo, 26 de abril de 2009, 17h25
Dispense o jipe e conheça os Lençóis Maranhenses a pé

Breno Castro Alves

Ernie/Creative Commons/Reprodução
O céu e as dunas formam lindas paisagens nos Lençóis Maranhenses
Enquete

Como você gostaria de conhecer os Lençóis Maranhenses?
A pé
De jipe

Últimas de Turismo
» Conheça as cidades do Brasil onde há mais mulheres que homens
» Dispense o jipe e conheça os Lençóis Maranhenses a pé
» Ilha do sul da Bahia esconde belas praias e rica fauna
» Cidade da Turquia mescla azul do Mediterrâneo com ruínas milenares
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Fazia sete horas que caminhávamos sobre as dunas frescas do paraíso terrestre que são os Lençóis Maranhenses. Nosso destino era Queimada dos Britos, povoado construído ao redor de um oásis no centro do parque nacional. Meu pé esquerdo doía há pelo menos três horas, e o direito começava a reclamar. Não agüentava mais olhar para meu guia, Maciel 'Cara de Jaca' Brito, único ser humano visível nos últimos 20 quilômetros e, portanto, responsável exclusivo por minha crescente exaustão.

» Veja mais fotos dos Lençóis Maranhenses
» Chat: tecle sobre o assunto
» vc repórter: mande fotos e notícias

Joguei a mochila na areia, no alto de uma duna. 'Chega', determinei, 'é hora de um mergulho.' Maciel consentiu contrariado, sabia que a noite estava perto. Escolhi uma lagoa com água particularmente transparente, fresca e doce. Dez minutos foram suficientes para diluir tudo que era amargo e cansado em mim. Boiando sob céu azul, recortado por grandes arcos de areia e água, fui resgatado pela voz do guia. Respondi a ele tranqüilo pela primeira vez em muito tempo. Estava bem, pronto para andar mais sete horas, se necessário.

'Isso é imenso demais pra visitar correndo, em um pacote básico de excursão, naquele barulho, naquela bagunça, e com um guia sempre apressando para levar pra próxima lagoa', disse Maciel, enquanto eu me recompunha. Ele descreveu exatamente o que eu senti alguns dias antes quando, acompanhado por um grupo de 20 turistas de todas as idades e origens, tive meu primeiro contato com a imensidão dos Lençóis. Foi um passeio básico, de quatro horas, em uma Toyota 4x4 - daqueles feitos pela maioria das pessoas que visitam a região. Seguimos um guia por lagoas mais populares, muito pisadas e repisadas. Foi interessante, mas a experiência não me pareceu suficiente."

Brasileiro acusa policiais chilenos de agressão - Terra - Mundo

Brasileiro acusa policiais chilenos de agressão - Terra - Mundo: "Domingo, 26 de abril de 2009, 15h24
Brasileiro acusa policiais chilenos de agressão

Alejandra Matus
Direto de Santiago (Chile)

Neste fim de semana, duas assessoras do Secretário Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil, Paulo Vannuchi, chegaram ao Chile para solicitar antecedentes sobre a citação do cidadão brasileiro Gilmar Andrade Santos, que acusou policiais chilenos de tê-lo agredido brutalmente durante uma detenção, após um incidente doméstico.

Uma delas, a advogada Bartira Nagado, revelou a Terra Magazine que veio ao Chile junto com outra assessora do ministro Vannuchi, Cristina Cambiaghi, para participar das audiências públicas da Corte Interamericana de Direitos Humanos - que acontecerão esta semana em Santiago - e que o ministro lhes solicitou que 'também se encarreguem deste assunto e se encontrem com algumas pessoas relacionadas ao caso'.

Gilmar Andrade, de 28 anos, seria primo do ex-jogador da seleção brasileira Vampeta. Contudo, em contato por telefone, o jogador Vampeta disse não ter lembrança de um primo com este nome, mas que iria se informar sobre o ocorrido. Gilmar deixou o seu trabalho como cozinheiro em centros turísticos em Salvador, Bahia e foi para o Chile há 8 meses, após ter começado um relacionamento amoroso com uma chilena.

No último 2 de abril, depois de uma discussão com a sua esposa, um grupo de policiais chegou ao seu domicílio no bairro Las Condes em Santiago. Conforme revelaram a Terra Magazine fontes ligadas ao caso, na condição de anonimato, 'a esposa de Gilmar disse à policia que estava tudo bem, mas quando os agentes tentaram verificar separando ela dele, o rapaz se alterou e resistiu atingindo com um golpe o sub-tenente responsável pelo procedimento, Ingmar Castillo. Gilmar teria atingido com um golpe o funcionário e isso motivou a sua detenção. Os policiais o levaram algemado'.

No dia 3 de abril, em torno de 19 horas, Gilmar foi levado ao pronto socorro do Hospital Penitenciário (que pertence ao sistema prisional), onde foi realizado o controle médico de rotina pelo qual passam todos os detentos antes de entrar na prisão. Nesse lugar, foi detectado 'um derrame pleural no pulmão esquerdo, que resultou ser um hemotórax (hemorragia dentro da cavidade pleural)', conforme consta nos relatórios oficiais do caso. A hemorragia foi drenada, porém, ele perdeu quase um litro de sangue. Por isso, foi detectado que ele estava com uma abrupta anemia aguda.

Nesse lugar, Gilmar Andrade revelou ao pessoal que estava de turno que após a sua detenção foi levado ao consultório Ariztía no bairro Las Condes, onde um médico certificou o seu bom estado de saúde, e que 'posteriormente, foi levado a um lugar isolado e solitário onde os policiais o agrediram com socos e pontapés. Também o insultaram e ameaçaram deportá-lo, dado que ele está em situação legal no Chile com visto de trabalho'.

O rapaz declarou aos médicos que os policiais o deixaram algemado com as mãos para atrás, e deitado no chão de cimento de um calabouço, durante toda a noite. No dia seguinte, sem permitir que ele entrasse em contato com a sua esposa, o levaram à Delegacia de Polícia, dentro de um veículo, e fizeram que ele vestisse roupas grossas e abrigadas, apesar dos mais de 30 graus de calor que fazia naquele dia, sem dar a ele água nem comida.

Os médicos do Hospital Penitenciário ordenaram a sua hospitalização e, no dia seguinte, como as radiografias mostravam uma imagem anormal no mediastino (parte média do tórax), foi enviado à Posta Central (o principal serviço de urgência público do Chile) para que lhe fizessem uma tomografia. Ali ele foi notificado de que estava em liberdade.

Juan Carrillo, médico particular que trata Gilmar, relatou a Terra Magazine que nesse centro médico foi descoberto 'um grande hematoma mediastínico e uma provável laceração da aorta na altura do arco aórtico. Por essa razão, foi enviado ao Instituto do Tórax, para confirmar o diagnóstico e realizar o procedimento. Nesse centro foi confirmada a presencia de um hematoma mediastínico, mas pelo que parece descartaram a lesão da aorta torácica, pelo qual mantiveram uma conduta conservadora e o mantiveram na Unidade de Tratamento Intensivo até a quinta-feira 9 de abril'.

Nesse dia, embora continuasse com uma anemia severa, lhe deram alta sob a sua responsabilidade, pois ele insistia em voltar para a sua casa. Nos dias posteriores teve que ser internado pelo menos duas vezes, após apresentar complicações, e somente na sexta-feira 24 deu alta do Hospital El Salvador.

No entanto, adverte o doutor Carrillo, 'o jovem apresenta evidentes sinais de sofrer de stress pós-traumático agudo severo e esta patologia não foi tratada adequadamente pelos serviços de saúde que o atenderam'.

Gilmar apresenta fantasias paranóicas e, cada vez que estava hospitalizado, se agitava pensando que a polícia chegaria para levá-lo para os centros médicos. Conforme disseram a Terra Magazine fontes ligadas ao caso, 'o quadro de angústia que vive o jovem se agrava com o fato de que os policiais que o detiveram passam na frente da sua casa com certa frequência e inclusive o sub-tenente Castillo bateu a sua porta em uma ocasião, alegando que precisava tirar fotografias do lugar'.

Gilmar também tirou as sobrancelhas e cortou parte do cabelo da cabeça, conforme disse aos seus familiares, para que a policia não o reconhecesse na rua.

O Centro de Saúde Mental e Direitos Humanos, Cintras - uma ONG especializada em prestar atendimento médico psicológico a pessoas que foram vítimas de violações dos direitos humanos durante a ditadura militar - interveio no caso para prestar assistência psiquiátrica ao brasileiro. No entanto, o advogado defensor dos direitos humanos, Hugo Gutiérrez, já solicitou à justiça que seja investigado o possível abuso de força policial durante a sua detenção.

Em uma carta destinada ao diretor do Hospital El Salvador, a diretora clínica do Cintras, a psicóloga Marcela Sandoval, e o psiquiatra que está tratando de Gilmar, o doutor José Luis Tejada, revelaram tê-lo atendido no dia 13 de abril e que na avaliação médica 'foram encontradas evidentes manifestações de um transtorno por stress agudo, com fenômenos de re-experimentação, insegurança, reação de estresse agudo e agitação psicomotora. Do ponto de vista médico, continuava com preocupantes manifestações do seu quadro torácico, para nós agravando-se'.

Os profissionais expressaram o seu temor de que 'as complexidades tanto médicas quanto médico-psiquiátricas e psicossociais' do caso 'poderiam estar obstruindo o melhor tratamento das suas complicações médicas-cirúrgicas, razão pela qual se recomendou uma avaliação médica em um serviço de urgência'. Isto significa, conforme fontes ligadas ao caso, que a sua conduta alterada dificulta o tratamento de suas lesões médicas.

'Como órgão de Saúde Mental e Direitos Humanos, continuamos com a preocupação neste caso, dado que estariam envolvidos agentes do Estado na origem do trauma. A sua família, que também está altamente angustiada e ansiosa, foi até o nosso centro para pedir apoio', dizia a carta do Cintras.

Carrillo, o médico que o trata, adverte que se bem foi dada a alta, teme que as lesões tornem a complicar-se, pois não foram tratadas como deveriam. O Cintras e Carrillo enviaram os antecedentes ao governo brasileiro.

A enviada do governo brasileiro, Bartira Nagado, revelou o ministro Vannuchi se reunirá esta semana com o embaixador chileno no Brasil, 'mas ainda não tenho mais informações ao respeito'. No entanto, fontes próximas ao caso no Chile dizem que nesse encontro o ministro expressará a sua preocupação com o caso de Gilmar Andrade.

Nagado e Cambiaghi se reunirão no Chile com os médicos e psiquiatras que atenderam Gilmar Andrade, e tomaram as providências necessárias para reunir-se com a vítima e, também, com a sua família. Nagado, assessora internacional de Vannuchi, disse que não pode antecipar quais medidas poderiam ser tomadas pelo governo brasileiro, pois 'é necessário conhecer de perto os acontecimentos relatados antes de dar um parecer'.

Terra Magazine"

João Alberto Turismo Nordestino


Com Daniella Gusmão e-mail : danielagusmao.pe@diariosassociados.com.br
Telefone : 2122.7520 Fax : 2122.7544 / 7546 e-mail : jadiario@terra.com.br



n Fortaleza: Uma casa de recepções maravilhosa, com capacidade para quatro mil pessoas, a Maison Coliseu, foi local da festa de abertura da BNTM 2009, com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barreto, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, o governador Cid Gomes, o presidente da CTI Nordeste, Bismarck Maia e o secretário executivo Roberto Pereira.

n Ontem, a feira aconteceu no Centro de Convenções de Fortaleza, num esquema muito bem organizado. No setor de negócios, os 10 empresários pernambucanos que tinha estandes festejavam bons resultados de negócios.

n Na área institucional, Pernambuco tinha estande comandado por Sílvio Costa Filho e José Ricardo Diniz. O Recife não tem participação conjunta no espaço, como aconteceu nas últimas feiras turísticas.

n Pernambuco, que será sede da BNTM do próximo ano fez a festa de encerramento na Barraca Atlantdz, na Praia do Futuro, com jantar assinado pelo chef Alcindo Queiroz e show de André Rio.


Sílvia Menezes, de sorriso aberto, muito feliz da vida. Foto: Lulu Pinheiro/Divulgação
Pernambuco em Cannes - O cineasta pernambucano Heitor Dhalia passou o dia de ontem recebendo telefonemas de amigos conterrâneos do Recife, lhe parabenizando pela seleção de seu filme À deriva para o Festival de Cannes. A lista de indicados inclui filmes de Almodóvar e Tarantino, entre outros.

Algodão doce - Daniel Azulay, um ícone dos programas educativos da década de 80, deve vir ao Recife em julho, apresentar uma espécie de aula-espetáculo no 1º Festival da Criança, no Centro de Convenções.

Blog de Inaldo - O jornalista Inaldo Sampaio lançará nesta segunda-feira às 19h, no Paço Alfândega, o blog Política com P maiúsculo. A banda Pinga Fogo, da qual ele faz parte como saxofonista, tocará para os convidados.

Situação dos Municípios

Para Eduardo Campos a crise que atingiu em cheio a arrecadação no país e reduziu drasticamente o FPM deve levar prefeitos a repensar suas administrações. Ele lembra que em muitos deles, 95% da arrecadação do município depende daquele imposto. Como no ano passado, ele foi alto, foram feitas algumas despesas dispensáveis, levando à situação muito difícil da atualidade. É preciso criatividade para criar outras formas de conseguir recursos para as Prefeituras.


Zélia e Otelo Schwambach, casal querido da nossa cidade. Foto: Lulu Pinheiro/Divulgação
Viva, Monica! - A interpretação da cantora e atriz pernambucana Mônica Feijó de Não deixe o samba morrer foi o elogiada por Nelson Motta esta semana. Ele escreveu nota de destaque no informativo Sintonia Fina afirmando que é uma questão de tempo até que a música de Feijó ganhe o Brasil.

Rótulos - Para homenagear o Ano da França no Brasil, o restaurante Nez organizou o Festival de Vinhos Franceses. São sete opções de rótulos selecionados pela dupla de sommelier Maria Carolina e Ângelo Bruno Marcelo. O Festival de Vinhos Franceses vai até o final de abril.

Samuca - Nosso companheiro Samuca lança hoje, às 18h, na Livraria Cultura, seu livro, Sem palavras. A partir das 21h, a festa continua, com exposição das suas charges no bar Casa da Moeda, com animação da Street Jazz Band, de Clériston e Leonardo César.

Pixinguinha - A produtora cultural Lu Araújo comanda o lançamento de Nós Somos um Poema, curta carioca que conta a história da parceria de Vinícius de Moraes e Pixinguinha e pode ser um dos premiados do Cine PE. Na comitiva ainda, o pernambucano Caio César, responsável pela direção musical do projeto, e Marcelo Vianna, neto de Pixinguinha.


Rosilene Aguiar e Cris Glasner, em feliz noite de festa. Foto: Gleyson Ramos/Divulgação
Nupcial - Hoje, às 20h, na Madre de Deus, teremos o nupcial de Ana Cecília, filha de Tereza Cristiana e Alexandre Coimbra Pinto, e Bruno, filho de Anna Elizabeth e Roberto Lopes Gonçalves Costa. Noivos recebem cumprimentos na Arcádia do Paço Alfândega.

Perigo na BR - Somente na noite de anteontem, dois ônibus que levavam turistas do Recife para Porto de Galinhas, foram apedrejados na estrada, sendo que uma pedra chegou a atingir uma criança. O problema vem se repetindo com alguma frequência nos últimos dias.

Clicks - Estão fazendo o maior sucesso os books de fotografia infantis elaborados pela fotógrafa Fabiana Estevez, que acompanha um dia da criança, captando imagens delicadas do seu cotidiano. As fotos são diagramadas e impressas com alta qualidade no formato de livros.


Samuel Pontual Neto, Luiz Antônio e Rafael Pontual, marcando presença em recente evento de turismo. Foto: Luisa Lobo/Divulgação
Parabéns para Marília

Prestigiadíssima a festa de aniversário dos 25 anos da vereadora Marília Arraes, no Restaurante Villa, quinta-feira. Mais de 500 convidados circularam pelo local, entre secretários estaduais, municipais, deputados, vereadores, jornalistas, amigos e familiares. Entre os que estiveram presentes, o prefeito João da Costa, além da família Arraes, que compareceu em peso. O governador Eduardo Campos parabenizou a prima por telefone, já que teria que cumprir agenda no interior do estado. O décor ficou por conta de Robson Chagas, que optou por arranjos de flores vermelhas e velas.

No ar - Maria do Céu é a entrevistada do meu programa de hoje, às 18h55, na TV Clube, quando mostra todos os recantos do seu Club Metrópole, mais famosa boate GLS do Nordeste, que está completando sete anos.

Turismo - Um detalhe pouco lembrado sobre o saudoso Carlos Wilson Campos. Quando governador, ele deu prioridade total ao turismo, inclusive fazendo questão de participar dos principais eventos do setor.

Rubro-negro - Embora alvirrubro, o prefeito Etore Labanca contratou trio elétrico e vai prestigiar a festa do tetracampeonato do Sport, amanhã, em São Lourenço da Mata. Como já fez nos três anos anteriores, quando o rival foi campeão.

Publicidade - Já vi, com Antônio Carlos Vieira, exemplar do livro de Aldo Paes Barreto, sobre a propaganda em Pernambuco, iniciativa do Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco. Será lançado dia 5, no Museu do Estado. Um dos destaques será a reprodução de várias propagandas antigas.

Movimento

"Nesta vida queria ser como uma poça de água, para assim refletir o céu."
Dom Helder Câmara

Estreando
idade nova hoje Alexandrino Rocha, Ana Cristianne Rocha Laranjeira, Consuelo Antunes, Fernando Antônio Tude, Heraldo Sá Martins, Mônica Maciel Alves, Paco Fonseca, Regina Notari e Ulisses Tenório.

Eduardo Campos participa segunda-feira, na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, de debate sobre o impacto da crise mundial nos estados.

A matriarca Maria Fernandes de Melo comemora em família seus 93 anos neste sábado.

O Celta é o primeiro carro brasileiro a lançar seu modelo 2010.

Abelardo da Hora faz palestra hoje no Instituto Ricardo Brennand.

O Quintal PE é atração desta noite no pavilhão do Centro de Convenções. No palco, Naná Vasconcelos, DJ Dolores, Nação Zumbi e China.

Angélica Garcia está em Boston, participando do Congresso Internacional de Ortodontia. Depois, estica para Las Vegas, onde passa alguns dias de férias.

Amanhã é dia de Feira de Antiguidades no Museu do Estado.

A convite de Paulo Varejão, o escritor Ariano Suassuna fará a palestra de abertura do 9º Congresso da Abrampa, dia28, em Porto de Galinhas. O encontro reunirá ambientalistas de 10 países.

Márcio Costa e Aurélio Rodrigues abrem seu Empório Mineiro no feriado de sexta-feira.

Depois de dez anos como presidente do conselho da Comunidade Portuguesa no Recife, Zeferino Ferreira da Costa passou0 o bastão para Manoel Tavares, que era seu vice.

Fátima Henriques, que reside em Lisboa, passando temporada no Recife.

Os casais Arnaldo de Sena Carneiro e Guido Flávio e Silva convidam para o casamento dos filhos Márcia e Guido, dia 9, na Madre de Deus.

Sérgio Aroucha, Presidente da Associação das secretarias de Turismo de Pernambuco comemora idade nova amanhã, reunindo amigos no UK Pub, em Boa Viagem.

Prefeituras de cidades do litoral paulista apertam cerco contra ônibus de 'farofeiros' - O Globo

Prefeituras de cidades do litoral paulista apertam cerco contra ônibus de 'farofeiros' - O Globo: "Prefeituras de cidades do litoral paulista apertam cerco contra ônibus de 'farofeiros'

Plantão | Publicada em 24/04/2009 às 11h41m
Bom Dia São Paulo, A Tribuna

SÃO PAULO - Várias prefeituras de municípios do litoral paulista prometem combater os ônibus de turismo dos chamados farofeiros, ou seja, turistas de um dia. No Guarujá, por exemplo, um decreto assinado no começo de abril pela prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) estabeleceu que a entrada, a permanência e a circulação de ônibus de turismo - ou quaisquer outros veículos utilizados para este fim - precisam ser previamente autorizadas pela Secretaria Municipal de Turismo.

Os responsáveis pelos veículos, no entanto, devem recolher taxa de estadia de R$ 800,00 (ônibus), R$ 400,00 (microônibus) ou R$ 200,00 (vans). Estarão isentos das taxas os excursionistas que comprovadamente tiverem reservas em hotéis ou pousadas da cidade

O benefício se estende a veículos que transportam participantes de atividades esportivas, religiosas, educativas, sociais ou culturais ­ desde que previamente autorizados e credenciados pelo Poder Público.

O decreto também proibiu o estacionamento de veículos de turismo nas vias públicas de Guarujá e desobriga a Prefeitura a arranjar espaço na cidade para esses veículos. A circulação ou permanência dos mesmos sem autorização, além de multa, será passível de recolhimento ao pátio da Diretoria de Trânsito (Dutra) e o proprietário estará sujeito a aplicação de outras penalidades previstas em lei.

- A administração entende que não é atribuição do poder público tomar conta de ônibus. Eles vão ter que ficar nas garagens dos hotéis ou em garagens conveniadas - afirmou Ricardo Joaquim, secretário de Turismo do Guarujá.

A medida foi aprovada pela associação que reúne 100 empresários do setor de turismo da cidade.

- O Guarujá está apenas organizando a vinda desse turista. Com isso, você tem condições de receber bem e com segurança o turista de um dia - disse o empresário Ricardo Andres Roman Júnior.

A restrição a veículos de turismo de um dia já existe em pelo menos outras quatro cidades da região. Santos foi a primeira a regulamentar o acesso de ônibus com destino às praias do município,em meados da década de 90. O decreto instituiu uma taxa para entrada na cidade, que está hoje em cerca de R$ 3 mil.

Atualmente, a Prefeitura mantém na internet o Sistema de Gerenciamento de Turismo (Sistur), que tem como objetivos orientar, informar e avaliar grupos de excursão de um dia que visitam Santos. Através desse sistema, a Secretaria de Turismo registra e autoriza a entrada de ônibus de excursionistas mediante comprovação de reserva nos meios de hospedagem.

As solicitações devem ser feitas entre sete e três dias antes da data prevista para a chegada a Santos. Àqueles que comprovarem permanência em hotéis e pousadas podem solicitar isenção da taxa.

Em São Vicente, os ônibus de excursão que transportam os chamados turistas de um dia também não precisam pagar tarifas para entrar no Município se mantiverem um contato prévio com um dos 17 estabelecimentos hoteleiros cadastrados para recebê-los.

A Secretaria de Turismo esclarece que basta um dos hotéis ou pensões entrar em contato com a Prefeitura e informar com antecedência que determinado ônibus, em data específica, tem seus passageiros atendidos no estabelecimento, para a liberação da taxa de R$ 2.800,00 por veículo. Os ônibus devem ficar sempre em um dos estacionamentos particulares da cidade - caso não haja no hotel, com o custo também por conta do organizador da excursão.

Praia Grande, que durante muito tempo sofreu com o estigma de ser a 'cidade da farofa', passou a regulamentar a entrada de vans e ônibus com turistas de um dia em 1993, após a publicação de decreto municipal. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Carlos Ananias Lobão, a Prefeitura não cobra taxa para permitir o acesso desses veículos, mas exige a retirada de uma autorização prévia na Secretaria de Trânsito e Transporte (Setran).

Em Bertioga, a entrada de veículos com turistas de um dia não é proibida, mas os responsáveis pela excursão devem fazer o prévio credenciamento do ônibus antes de descer para a Cidade. Para estar quite com a Prefeitura é preciso cadastrar o veículo na Secretaria Municipal de Turismo, até quatro dias antes da viagem. Os valores para o cadastramento são de R$ 300,00 ônibus; microônibus, R$ 150,00 e vans R$ 100,00."

Comissão vai investigar casos de paternidade de Lugo

Portal Terra

SÃO PAULO - As mulheres que alegam ter filho com o ex-bispo e atual presidente do Paraguai, Fernando Lugo, criaram uma associação para acompanhar e investigar os casos de paternidade. As informações foram divulgadas pela Globo News.

Na semana passada, o presidente reconheceu o menino Guillermo Armindo, de dois anos, como fruto de um relacionamento com Viviana Carrillo Cañete. A criança nasceu no dia 4 de maio de 2007, cinco meses depois de Lugo renunciar a seu estado clerical para entrar na política.

A ex-funcionária da Diocese de San Pedro, 400 quilômetros de Assunção, Benigna Leguizamón, também garante ter um filho de Lugo e exige o reconhecimento do menino.

Nessa quarta-feira, foi a vez de Damiana Hortensia Morán Amarilla. A mulher, que informou ter sido coordenadora da Pastoral Social da Diocese de San Lorenzo, disse que nunca pensou em denunciar Lugo nem pedir nada porque o filho, de um uma no e quatro meses, "é fruto de um amor incondicional".

Além dos três casos de paternidade divulgados nos últimos dias, Damiana afirma que há pelo menos mais três crianças. Por enquanto, o ex-bispo só assumiu um dos filhos.

03:54 - 24/04/2009

BRASILTURIS JORNAL - Informativo da Indústria Turística Brasileira

BRASILTURIS JORNAL - Informativo da Indústria Turística Brasileira: "Cinema nacional divulga DESTINOS BRASILEIROS na Argentina
23/04/2009
« Ir para a lista de matérias

Com o segundo Cine Fest Brasil Buenos Aires, que começa hoje, dia 23, e vai até quinta-feira, dia 30, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), promove os destinos brasileiros na Argentina e um verdadeiro intercâmbio cultural entre os dois países. A mostra competitiva apresenta 15 filmes que permitirão aos apaixonados pela sétima arte conhecerem um pouco mais sobre a cultura, a gastronomia e a música brasileira.



De olho no mercado sul-americano, que só em 2007 trouxe quase 2 milhões de turistas ao Brasil, a Embratur irá montar um estande no evento e fará a distribuição de materiais promocionais e brindes como camisetas e sacolas personalizadas com a Marca Brasil, produzidas com material reciclado. Dentro delas, guias de roteiros turísticos brasileiros em espanhol, chaveiros, pins e imãs de geladeira com imagens dos destinos brasileiros reforçam a divulgação turística do País.



O Cine Fest Brasil em Buenos Aires lança a temporada 2009 do Circuito Infinito que levará o cinema brasileiro para cidades como Vancouver (Canadá), Roma (Itália), Londres (Inglaterra), Madrid e Barcelona (Espanha), Miami e Nova York (Estados Unidos). Essa não é a primeira vez que a Embratur apóia festivais de cinema para promover os destinos brasileiros. Em 2008, o Instituto esteve em oito festivais com o projeto Circuito Infinito em países como Espanha, Argentina, França, Estados Unidos e Inglaterra.



CM
Imprimir Imprimir Enviar para amigo Enviar para amigo
Notícias relacionadas:
- Argentina registra MENOS TURISTAS brasileiros
- Argentina apresenta NOVIDADES durante evento Braztoa no Rio
- Destinos confirmam presença no Hotel Show que será realizado em FOZ
- EUA e Argentina mostram ao Brasil como consolidar o TURISMO GLS
- Argentina sela ACORDO com operadoras brasileiras
- ARGENTINA em peso no 31º Encontro Comercial Braztoa
- EMBRATUR apóia a divulgação de resorts brasileiros na Argentina
- EXCLUSIVO: Brasil e Argentina farão promoção CONJUNTA na Ásia e Oriente
- Bons motivos para comemorar o êxito do RALLY Dakar-Argentina-Chile
- TAM com tarifas promocionais para Argentina"

Após pressão, Congresso restringe uso de passagens aéreas

Temer e Gabeira, ao fundo: ambos admitiram excessos

Senado e Câmara limitaram cotas para uso exclusivo dos parlamentares e assessores, com devida justificativa

Sergio Dutti/AE

Temer e Gabeira, ao fundo: ambos admitiram excessos

BRASÍLIA - Pressionados após uma série de denúncias, parlamentares do Senado e da Câmara decidiram restringir o uso de cotas de passagens aéreas. A exemplo do que foi decidido nesta quarta-feira,22, de manhã pela Câmara, o Senado Federal também divulgou novas medidas para o uso da cota de passagens aéreas pelos parlamentares. A cota, que passa a ser chamada de verba de passagem, só poderá ser usada pelos senadores e seus assessores, sendo que esses últimos desde que informado o motivo, em voos nacionais.

Veja Também:

especial Veja a cronologia do escândalo das passagens no Congresso

linkTemer admite que destinou passagens aéreas para parentes

linkCâmara anuncia corte de 20% na cota de passagens

linkEx de Galisteu devolve R$ 21 mil à Câmara por gasto em viagem

linkDeputado paga passagens para artistas com verba da Câmara

linkApós série de escândalos, Câmara quer 'pacote moralizador'

Mais uma mulher alega ter tido filho com Lugo - Estadao.com.br

Mais uma mulher alega ter tido filho com Lugo - Estadao.com.br: "Mais uma mulher alega ter tido filho com LugoASSUNÇÃO - A paraguaia Damiana Hortensia Morán Amarilla, de 39 anos, afirmou hoje que o pai de seu filho de um ano e quatro meses é o presidente Fernando Lugo. É o terceiro caso nas últimas semanas de supostos filhos de Lugo, que até agora assumiu apenas um deles. Em entrevista por telefone ao canal 4, de Assunção, Damiana disse que 'o presidente me telefonou, dizendo-me que seu advogado se encarregará de tudo que eu quisesse, mas esclareci que não reclamo a paternidade, somente queria que ele soubesse a verdade'.



A primeira informação sobre Damiana e seu filho foi divulgada hoje pelo jornal ''ABC Color''. Ela disse ser divorciada há cinco anos e mãe de outros dois filhos, mais velhos, de seu primeiro matrimônio. 'Conheci Fernando (Lugo) em 2006, quando já deixou de ser bispo. Eu era coordenadora da pastoral social do bispado da cidade de San Lorenzo (na periferia leste de Assunção). Fiquei apaixonada, porque ele como homem é um fenômeno. É carismático e foi meu ideal de homem e líder político-social', explicou ela na televisão.



'Não necessito de dinheiro nem de seu sobrenome para o filho, porque eu posso manter minha família. Sou proprietária de um jardim de infância e trabalho não me falta', acrescentou. Nenhum porta-voz do presidente comentou o caso até agora. O jornal ''Última Hora'' afirmou que a atual companheira do chefe de Estado, Viviana Carrillo, e o filho deles, Guillermo Armindo, de 2 anos, passaram a morar em uma casa de Lugo nas proximidades da capital.



Em Ciudad del Este, 340 quilômetros a leste de Assunção, Benigna Leguizamón afirmou no início da semana que tem um filho de 6 anos com Lugo e pediu o reconhecimento da paternidade. Lugo enviou seu advogado à cidade para cuidar do caso. Os dois primeiros relatos sobre filhos do ex-presidente correspondem ao período em que ele ainda era bispo. No primeiro dos casos, Viviana Carrillo disse que começou a se relacionar com Lugo quando tinha 16 anos, o que seria considerado estupro pelas leis locais. O oposicionista Partido Colorado denunciou Lugo ontem por esse caso. Viviana, hoje com 27 anos, deu à luz um menino em 2007."

Líderes das Américas centram esforços em cooperação energética

18/04/09 - 19h26 - Atualizado em 18/04/09 - 19h30


(inclui declarações de Lula e do presidente do Equador).


Port of Spain, 18 abr (EFE).- A cooperação em matéria energética se transformou no novo desafio econômico entre Estados Unidos e os países latino-americanos, após as ambições de uma integração comercial terem sido deixadas de lado.


A colaboração nesse campo foi o tema principal hoje da segunda sessão plenária da 5ª Cúpula das Américas, em Port of Spain, que acontece em um clima de cordialidade, bem diferente das divergências e das desconfianças que davam a tônica na Administração de George W. Bush.


Para o presidente americano, Barack Obama, o desenvolvimento dos projetos de energias renováveis foi marcado como uma das prioridades dos EUA no novo plano econômico de investimentos.


Ele destacou que tentou transferir a Brasil, México e Colômbia, entre outras nações, o mesmo objetivo.


Na capital de Trinidad e Tobago, Obama ressaltou a importância da colaboração na área energética, e insistiu em renovar os esforços no combate à pobreza.


O líder americano citou exatamente a relevância da colaboração em matéria energética ao falar também sobre a necessidade de cooperar para enfrentar a mudança climática e a crise econômica mundial.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou hoje os participantes da cúpula a manter os compromissos contraídos em matéria energética e ambiental, apesar dos prejuízos causados pela crise mundial.


"A crise não deve servir de desculpa para retroceder nos compromissos com tecnologias ambientalmente sustentáveis ou para abrir mão das fontes renováveis de energia", disse Lula na segunda sessão plenária da cúpula, dirigida à segurança energética.


O presidente afirmou que em um mundo que precisa de combustíveis "renováveis, limpos e baratos", a América Latina tem muito a oferecer, pois é uma região que possui as condições meteorológicas e de terreno para produzir energia sem colocar em perigo a segurança alimentar.


"Seríamos os primeiros a condenar os biocombustíveis se ameaçassem a oferta de alimentos ou a preservação de nossas florestas", reiterou Lula.


Ele ressaltou que o Brasil tem condições de compartilhar com outros países a tecnologia que desenvolveu há mais de 30 anos para produzir etanol.


Já o presidente do Equador, Rafael Correa, destacou que a América Latina deve ser mais autossuficiente na produção de energia.


"Mas também mais eficiente porque a humanidade não pode continuar poluindo, pois só temos um planeta", afirmou Correa.


O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, manifestou satisfação com a disposição de Obama de aumentar a cooperação energética levando em conta os interesses de cada país.


Segundo ele, não adianta fazer programas homogêneos em cooperação energética para toda a região porque cada nação tem particularidades e enfoques diferentes.


O Brasil propôs intensificar com países específicos, como o Haiti, os programas de desenvolvimento de biocombustíveis.


O consenso em matéria de pesquisa de novos modelos de energia renovável ficará refletido no texto da declaração final da cúpula, na qual se destacará que serão desenvolvidos "sistemas de energia limpos, acessíveis e sustentáveis, reduzindo a importância da energia e do carbono em nossas economias".


A minuta do documento afirma que os presidentes se comprometeram "a aumentar o fornecimento de fontes de energia renováveis e reduzir o carbono, para conseguir que, em 2050, o mais tardar, se consiga cobrir com elas pelo menos 50% de nossas demandas de energia".


"Introduziremos, se for necessário, novas estruturas financeiras e de políticas para facilitar e acelerar esse processo", acrescenta o texto.


A 5ª Cúpula das Américas concordará em desenvolver "uma estratégia para biocombustíveis de uma segunda geração e mais avançados, de modo que não concorram diretamente com outros produtos agrícolas pela terra, pela água ou pelos adubos".


Em matéria ambiental, os presidentes americanos se comprometem a "promover uma energia limpa, através de pesquisa e desenvolvimento, da transferência de tecnologias ambientalmente saudáveis e da comercialização de novas soluções de energia mais limpa". EFE

Fórmula 1 - CIRCUITO - GP da China 2009

Fórmula 1 - CIRCUITO - GP da China 2009: "TV GloboTodo o Brasil

Com volta voadora, Vettel é pole na China. Barrichello larga em quarto

Fernando Alonso consegue volta mágica no fim e arranca o segundo lugar, 197 milésimos atrás do alemão da RBR
Agência
AFP
Sebastien Vettel voa no fim do treino e é o pole na China

Com uma volta voadora no fim do treino classificatório, Sebastian Vettel vai largar na pole position do GP da China, que será disputado neste domingo. O alemão da RBR conseguiu a primeira posição pela segunda vez na carreira, a primeira da equipe. A outra foi no GP da Itália de 2008, quando ele conseguiu sua primeira vitória, ainda com a STR. Fernando Alonso, da Renault, fez um excelente tempo e sai em segundo, 197 milésimos mais lento que Vettel.

Mark Webber, companheiro de Vettel na RBR, sai na terceira posição, mas foi superado por quase três décimos pelo alemão. Rubens Barrichello, da Brawn GP, superou pela primeira vez no ano o companheiro Jenson Button em um treino classificatório e larga em quarto. O inglês será o quinto colocado no início da corrida deste domingo em Xangai."

G1 > Mundo - NOTÍCIAS - Popularidade de Lugo despenca com escândalo de paternidade

G1 > Mundo - NOTÍCIAS - Popularidade de Lugo despenca com escândalo de paternidade: "Popularidade de Lugo despenca com escândalo de paternidade

Da EFE

Tamanho da letra

* A-
* A+


Assunção, 16 abr (EFE).- A popularidade do presidente paraguaio, Fernando Lugo, despencou de 64,14% para 48,04%, após ele admitir que tem um filho de dois anos, do qual engravidara uma jovem quando ainda era bispo.

A queda de 16,1 pontos percentuais foi constatada por uma pesquisa de opinião publicada hoje pelo jornal 'Última Hora'.

Lugo reconheceu na segunda-feira a paternidade de Guillermo Armindo Carrillo, nascido em 4 de maio de 2007, cinco meses após ele renunciar ao clero -em 21 de dezembro de 2006- para se lançar na política.

Quando engravidou a mãe do menino, Viviana Carrillo, atualmente com 26 anos, Lugo era bispo emérito de San Pedro, um dos departamentos (estados) mais pobres do Paraguai.

Segundo o jornal, o instituto de pesquisa Serviços Digitais S.A. perguntou, por telefone, a opinião dos paraguaios sobre Lugo e se votariam nele de novo, antes e depois de 13 de abril, dia em que o presidente admitiu publicamente a paternidade.

Antes disso, Viviana Carrillo já havia entrado com um processo reivindicando o reconhecimento da paternidade por Lugo.

Antes do escândalo, 64,14% dos consultados disseram considerar Lugo um governante honrado, proporção que caiu para 48,04% após ele reconhecer que teve relações com a jovem.

Outro segmento do estudo revela que 40,85% disseram que votariam novamente em Lugo para presidente antes de esse caso vir à tona, índice que caiu para 32,35% depois.

'O reconhecimento de Lugo de sua paternidade produziu forte impacto na sociedade paraguaia e afetou a percepção a respeito da credibilidade na honra do governante e nas intenções de voto ao mesmo', ressalta o relatório.

A pesquisa, com uma amostra de 665 entrevistados válidos e um nível de confiança de 95%, foi elaborada entre cidadãos maiores de 18 anos residentes em todo o país, em casas com telefonia fixa. EFE"

Ferroviários decidem manter greve por tempo indeterminado no Rio

Decisão foi tomada em assembleia realizada na noite desta quarta.
Agentes da SuperVia foram flagrados agredindo passageiros.

Em greve há três dias, os ferroviários informaram, na noite desta quarta-feira (15), que vão manter a paralisação no Rio de Janeiro por tempo indeterminado. As informações são do Sindicato dos Ferroviários. Segundo o presidente do sindicato, Walmir de Lemos, a decisão foi anunciada em assembleia realizada em Deodoro, na Zona Oeste.

O sindicato informou que quer a readmissão dos 11 funcionários dispensados nos últimos quatro meses. Mais cedo, Walmir de Lemos se reuniu com o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, e com diretores da SuperVia, empresa que administra a linha férrea.

Logo após uma rodada de negociações com o Sindicato dos Ferroviários, intermediada pelo presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio, deputado Marcelo Simão (PHS), a SuperVia comprometeu-se a readmitir sete dos 11 funcionários, além de pagar 12 meses de salário e plano de saúde para mais um destes funcionários.

Desde o início da greve dos ferroviários, passageiros sofrem com atrasos, lotações e tumultos nas estações. Na manhã desta quarta-feira (15), agentes da SuperVia foram flagrados pelo cinegrafista Eduardo Torres agredindo passageiros em Madureira, no subúrbio.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) reforçou sua fiscalização nas estações e os técnicos da câmara de transporte vêm recebendo relatórios diários sobre a circulação dos trens e o atendimento aos usuários.

A agência informou que por causa das agressões flagradas nesta quarta determinou à SuperVia que reveja o modelo de segurança da área de treinamento, especialmente em relação aos agentes que lidam diretamente com o público. A agência informou que já abriu processo regulatório específico sobre o assunto, que deverá ser julgado em sessão regulatória, em data a ser definida.

Pelo segundo dia consecutivo, a circulação de trens foi interrompida, excepcionalmente, às 21h desta quarta-feira (15) no Rio de Janeiro. Segundo a SuperVia, a paralisação aconteceu por falta de maquinistas. Normalmente, a interrupção dos serviços ocorre às 22h30.

PM pede atenção especial na atuação em estações de trem

A Polícia Militar informou na noite desta quarta-feira (15) em seu site que determinou aos batalhões que dêem uma atenção especial às estações de trem em suas áreas de atuação.


A intenção, segundo a PM, é preservar o patrimônio e a integridade física dos usuários, além de evitar tumultos, como o que aconteceu em Madureira.

A Agetransp havia solicitado ao comandante geral da Polícia Militar, coronel Gilson Pitta, que montasse um esquema de policiamento especial em todas as estações ferroviárias da SuperVia, a concessionária de trens.

Presidente da SuperVia diz que é preciso mudar treinamento de agentes

O presidente da SuperVia, Amin Murad, afirmou, em entrevista ao Jornal Nacional, que é preciso mudar o treinamento dos agentes da empresa.

“Nós temos que rever nossos sistema de treinamento, já que permitiu que quatro pessoas perdessem totalmente o controle. Essas pessoas não estavam preparadas para esse momento e perderam o controle. Nós temos que analisar profundamente nosso sistema de treinamento e revê-lo, refazê-lo, enfatizando essas imagens. Elas nunca mais sairão do nosso sistema de treinamento - como não proceder, como estar contra o código de ética da companhia, para que isso nunca mais se repita”, disse.

De acordo com a SuperVia, quatro agentes que teriam participado da agressão foram demitidos. A empresa informou também que os funcionários são agentes de apoio ao cliente.

Segundo Murad, os agentes "estão preparados para orientar os passageiros e não estavam preparados para um momento tão complexo da greve com trens superlotados com muitas portas abertas, e na hora de atuar, perderam o controle." Segundo ele, a ação dos agentes nesta quarta “é absolutamente inaceitável pela empresa. A empresa não concorda com isso, é contra o código de ética. Elas estavam agindo de forma sem controle, perderam o controle ao agir em nome da companhia.”

Reclamações de passageiros

Os passageiros que partiam na noite desta quarta-feira (15) da Central do Brasil reclamavam do atraso nas saídas das composições, da superlotação e da falta de segurança dos carros.

Segundo o estudante Leandro Finamore, os trens para Queimados, na Baixada Fluminense, saem com mais de 40 minutos de atraso, quando o prometido pela empresa é um intervalo de 20 minutos.

A auxiliar administrativa Milena Manfredini também reclama da demora dos trens para Nova Iguaçu, também na Baixada Fluminense.

“Os trens já saem atrasados e para agravar ainda mais o problema, eles resolvem em cima da hora trocar a plataforma de embarque, aí fica esse corre-corre porque todo mundo quer viajar sentado”, explicou a auxiliar.

Desde segunda-feira (13) quando começou a greve dos ferroviários, o mecânico José do Nascimento decidiu susbstituir o trem pelo ônibus.

“A passagem de ônibus de Nova Iguaçu para o Centro do Rio custa R$ 4,90 enquanto o trem custa R$ 2,45, mas infelizmente tive que optar pelo onibus porque o trem esta muito lotado, não da pra ficar nem em pé”, reclama José.

Assalto dentro do trem

A falta de segurança nas estações e nos trens é outra queixa recorrente de quem costuma utilizar o transporte. O auxiliar de eletricista Randal Pessoa disse que teve a carteira furtada dentro do trem, na viagem que fez na tarde desta quarta-feira entre Bangu, na Zona Oeste, e a Central.

“Não tem segurança alguma dentro dos trens e nas estações. Além de mim, conheço outras pessoas que já foram furtadas e ate roubadas dentro dos trens. Reclamei com um dos agentes de segurança da empresa e eles disseram que varias pessoas também reclamam desse mesmo problema”, desabafou Randal.

Espera de quase duas horas

Os vendedores Elaine dos Anjos e Renato dos Santos preferem esperar por quase duas horas para pegar um trem menos cheio.

“Nós chegamos aqui por volta das 17h30 e só vamos pegar o trem para Saracuruna (em Caxias, na Baixada) às 19h27 porque ele é um pouco mais vazio. Não tem condições de fazer uma viagem de quase uma hora espremido”, disse Renato.

A SuperVia informou que os trens com destino a Japeri e Santa Cruz circulam com intervalos de 20 minutos na noite desta quarta-feira. As composições com destino a Belford Roxo e Gramacho operam a cada 30 minutos. Nesta noite não haverá trens para Paracambi e Vila Inhomirim.

A concessionária admitiu que os horários dos trens estão irregulares e que as saídas estão sendo passadas pelo sistema de som da Central. Ela informa que lamenta a irregularidade dos horários, mas eles admite que está com uma situação atípica.

Leia mais notícias do Rio

Lula e Uribe analisam uso de moedas locais em comércio bilateral

15/04/09 - 14h36 - Atualizado em 15/04/09 - 14h35

Rio de Janeiro, 15 abr (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e seu colega colombiano, Álvaro Uribe, analisaram hoje em reunião no Rio de Janeiro a possibilidade de adotar as moedas locais em substituição ao dólar nas trocas comerciais entre Brasil e Colômbia, informaram fontes oficiais.


"O presidente propôs a possibilidade de estabelecer com a Colômbia um mecanismo idêntico ao que o Brasil já tem com a Argentina e que estuda fixar com o Uruguai, que é o comércio bilateral em moedas nacionais", disse a jornalistas o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia.


"Uribe disse que informaria a seu ministro da Fazenda para que entre o mais rápido possível em contato com o ministro Guido Mantega para que discutam esse assunto", acrescentou.


Lula e Uribe tiveram uma rápida reunião no Rio de Janeiro, onde o colombiano chegou ontem à noite para participar da quarta edição latino-americana do Fórum Econômico Mundial.


Segundo as informações divulgadas por Garcia sobre a décima primeira reunião entre os dois chefes de Estado, os dois presidentes discutiram principalmente os assuntos que serão abordados na Cúpula das Américas, que começará na sexta-feira em Trinidad e Tobago.


Quanto aos assuntos bilaterais, ambos os presidentes discutiram formas de aumentar o comércio entre Brasil e Colômbia, entre as quais a adoção do peso colombiano e do real em lugar do dólar, o envio de missões empresariais e a possível criação de uma linha de crédito brasileira para financiar negócios em terras colombianas.


De acordo com o assessor, os recursos para empresários brasileiros que exportarem produtos e serviços à Colômbia poderão ser oferecidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou pelo programa de crédito do Ministério de Desenvolvimento e Comércio Exterior (PROEX).


"Ficou estipulado que uma missão da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) realizará uma visita a Bogotá e que depois haverá um encontro entre empresários colombianos e brasileiros em São Paulo", assegurou o assessor.


Segundo Garcia, o encontro será similar ao realizado este ano entre empresários argentinos e brasileiros, o maior do gênero entre os dois países e que foi aberto por Lula e pela presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner.


Apesar da expectativa de que Uribe aproveitaria o encontro para abordar assuntos como a segurança na fronteira e as ameaças da guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Garcia disse que o assunto não foi discutido. EFE

País tem 34,8 mil novas vagas de empregos formais em março

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, divulgou nesta quarta-feira (15) os dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), que mostram uma recuperação ainda leve do mercado de trabalho. O saldo de empregos em março ficou em 34,818 mil, bem superior ao saldo registrado em fevereiro, de 9,179 mil novas vagas formais criadas no país.

Contudo, no ano ainda há saldo de desemprego. O número de demissões de janeiro ainda não foi vencido pelo saldo positivo de fevereiro e março. No primeiro trimestre, há um saldo de desemprego de 57,7 mil vagas.

“É o mês da virada, como eu disse há três meses atrás. Não é o dado que esperávamos ainda, mas estamos nos recuperando”, analisou o ministro. O resultado do trimestre é o pior registrado desde 1999, quando houve um saldo de desemprego de 195,5 mil vagas.

Regiões

Nas regiões Norte e Nordeste, os números do Caged ainda mostram uma redução do mercado de trabalho. Nos estados do Nordeste, foram fechadas mais de 40,2 mil vagas. Segundo o ministério do Trabalho, o saldo negativo tem a ver com fatores sazonais relacionados à agroindústria.

No Norte, o saldo negativo foi de 5,6 mil postos formais de trabalho. O pior resultado na região foi no Pará, onde foram fechadas mais de 5,6 mil vagas. O único estado do Norte que teve saldo positivo foi Rondônia, com criação de 1,2 mil novas vagas.

A região Sudeste registrou um novo saldo positivo de admissões em março. Segundo os dados do Caged, foram criados mais de 50,2 mil postos formais de trabalho no mês passado na região. Os números foram puxados pela economia de São Paulo, onde foram criados mais de 34,2 mil empregos formais.

No Sul, o saldo positivo foi de 15,2 mil admissões. O melhor resultado ocorreu no Paraná, onde o houve a criação de 10,8 mil novos empregos com carteira assinada. Na região Centro-Oeste, o saldo também foi positivo em 15 mil postos. O melhor desempenho do mercado de emprego foi em Goiás, onde foram abertas 7,9 mil novas vagas.

Setores

Dos seis principais setores econômicos da atividade econômica, quatro apresentaram saldo positivo no emprego. De acordo com os dados do Caged, o segmento de serviços foi o que teve o melhor resultado e foram criadas 49,2 mil novos postos de trabalho nessa área em março. No ano, o saldo do setor é positivo em 109,2 mil vagas.

A construção civil voltou a apresentar saldo positivo de admissões em março. Nesse segmento foram criadas 16,1 mil novos postos de trabalho. No ano, o saldo positivo é de 30,2 mil empregos formais.

Na agricultura o saldo também foi positivo em março e foram criadas 7,2 mil novas vagas. Porém, no ano o saldo ainda é negativo em 3,9 mil vagas.

Na administração pública também houve mais admissões do que demissões. O saldo foi de 7,1 mil novos postos de trabalho formais. No ano, o saldo é positivo em 23,8 mil vagas.

A indústria de transformação é um dos segmentos que ainda não conseguiram se recuperar dos abalos da crise econômica financeira mundial. Em março, foram fechadas 35,7 mil vagas. Em 2009, o saldo negativo é de 147,3 mil postos formais de trabalho.

Contudo, o ministro aposta que em abril o saldo de empregos nesse setor vai ficar positivo. “Minha avaliação é que em abril o resultado da indústria de transformação já será positivo”, disse.

No comércio o resultado de março também não foi bom. Segundo o Caged, foram fechados 9,6 mil postos de trabalho nessa área. No ano, o saldo está negativo em 70,7 mil.

PIB

O resultado do Caged frustrou as expectativas do ministro Carlos Lupi, que, no mês passado, estimava que em março seriam criados cerca de 100 mil novos postos de trabalho e não apenas 34,8 mil.

“A minha estimativa acabou não se confirmando, mas ainda estou muito otimista e, como eu já havia dito, março representa o mês da virada”, comentou.

Lupi foi além e disse que muitos analistas terão que rever suas previsões de PIB negativo para este ano. “Vamos ter a partir desse mês de abril saldos mais posituvos e ouso dizer que muitos analistas terão que refazer seu cálculo de PIB, porque ele será positivo em 2009. O dado positivo que indica isso é a contratação de trabalhadores. Nenhuma empresa contrata se não precisa. E isso me faz manter o otimismo habitual”, salientou.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que participa de uma audiência pública no Congresso, comentou o aumento das vagas criadas no mês passado. "É um sinal importante de que a crise está mais tênue no Brasil do que nos outros países, nos quais há uma demissão em massa. Aqui já seguramos. Fevereiro e março já estamos no positivo. Saímos do vermelho e estamos no azul", disse.

Leia mais notícias de Economia e Negócios

Desenvolvimento do Turismo Sustentável é tema de projeto do Trilha Jovem


13 de Abril de 2009 | Atualizado às 15:40h

Palestras, apresentações teatrais sobre preservação ambiental e limpeza de praças e rios fizeram parte das ações desenvolvidas pelos jovens

Preservação ambiental, coleta seletiva, conscientização ecológica, turismo e inclusão social foram alguns dos temas abordados na semana passada pelos jovens do Projeto Trilha Jovem. Divididos em grupos, 120 integrantes realizaram palestras, peças teatrais, limpeza de praças e rios e demais atividades em escolas e alguns bairros da cidade. O objetivo é chamar a atenção da população para os problemas ambientais, a importância do turismo e proporcionar ao jovem uma formação cidadã fundamental para o seu desenvolvimento profissional.

A primeira atividade aconteceu no dia 7, no Colégio Estadual Almirante Tamandaré. Estudantes de 5ª e 6ª séries receberam palestras de conscientização sobre educação e respeito com a comunidade e os turistas. No dia 8, os alunos do ensino médio receberam orientações sobre coleta seletiva e preservação ambiental. Meio ambiente e cuidados com a limpeza da cidade foram assuntos da terceira palestra, realizada na Escola Frederico Engel para alunos de 1ª a 4ª séries.

Segundo a coordenadora do projeto, Silvana Gomes, as ações fazem parte da metodologia de formação do Trilha Jovem. “É necessário que eles apliquem na prática o que aprendem no projeto. A idéia é criar temas pertinentes, que façam a diferença para a população e sejam significavos para o jovem”, explicou. As atividades seguiram durante os dias 9 e 10 com apresentação teatral, orientações aos visitantes, turistas e moradores da cidade e limpeza de praças e rios.

Quem visitou o Parque Nacional do Iguaçu recebeu informações sobre os problemas causados no meio ambiente devido ao lixo jogado no parque, moedas no rio e também os danos aos animais. Moradores da Comunidade do Brás e o bairro Três Lagoas também receberam as ações do Trilha, com informações sobre a separação do lixo e preservação ambiental.

De acordo com Silvana, os temas foram escolhidos pelos próprios jovens, com base no aprendizado em sala de aula. “Para trabalhar com as dimensões do turismo sustentável, eles aprendem e desenvolvem uma série de atividades”. Entre elas estão a estratégia, o estudo e a execução de atividades sociais com foco na comunidade.

Teatro
Uma das ações que chamaram a atenção do público infantil foi a peça “Lila e o segredo da chuva”, apresentada na tarde de quinta-feira na Escola Municipal Gabriela Mistral, na Vila ‘A’. Munidos de muita criatividade, sete jovens do Projeto Trilha Jovem exibiram aos alunos de 1ª a 4ª série a importância da conscientização. Aquecimento global, uso racional da água, e separação do lixo foram assuntos abordados. Para a diretora da escola, Márcia Benato, o teatro auxilia no trabalho realizado em sala de aula. “A peça fortalece o aprendizado e ajuda para que eles se tornem cidadãos conscientes”, declarou.
As ações do Trilha encerraram na sexta-feira, 10, com o projeto de revitalização da Praça de Skate, em frente ao Ginásio Costa Cavalcante. Os alunos realizaram a limpeza, pintura e plantio de flores. Os projetos organizados pelo Trilha Jovem terão continuidade. O próximo passo é o direcionamento dos jovens para as áreas alimentos e bebidas, hospedagem e viagens e turismo. Nesta segunda etapa, conforme explicou a coordenadora, novas ações serão desenvolvidas. Desta vez, os alunos devem organizar projetos voltados para excelência em serviços nas suas áreas de atuação.

Trilha Jovem
O Projeto Trilha Jovem é promovido pelo Instituto Polo Internacional Iguassu em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu. O compromisso do Trilha é a capacitação de jovens entre 16 a 24 anos e o direcionamento deles ao mercado de trabalho no setor turístico. Mais do que um programa de formação, o Trilha Jovem propõe a transformação, que traz uma recompensa humana especial a seus participantes, dando a eles a oportunidade de ter um projeto de vida.

(Assessoria)

Microsoft limita suporte ao Office 2003 - INFO Online - (14/04/2009)

Microsoft limita suporte ao Office 2003 - INFO Online - (14/04/2009): "tecnologia
Microsoft limita suporte ao Office 2003
Comente
Felipe Zmoginski, de INFO Online Terça-feira, 14 de abril de 2009 - 10h02


Microsoft limita suporte ao Office 2003


SÃO PAULO - A Microsoft suspende, nesta terça (14), o suporte principal a sua suíte de produtividade Office 2003. A partir de agora, programas como Word, Excel e Power Point em sua versão 2003 só terão suporte para falhas de segurança.

Qualquer outro tipo de atualização, como mudanças para tornar a suíte compatível com novos aplicativos, só será possível para usuários que assinem o plano de suporte estendido.

As atualizações de segurança, no entanto, estão asseguradas até abril de 2014, mesma data definida para o fim do suporte geral ao Windows XP. O antecessor do Vista, aliás, entra hoje no mesmo grupo do Office 2003, dos produtos que só contarão com suporte estendido.

A Microsoft deseja diminuir a popularidade do XP/Office 2003 em favorecimento do Vista/Office 2007. O próprio Vista e o Office 2007 já têm sucessores no horizonte.

O Windows 7 deve chegar ao varejo entre o final deste ano e o início de 2010. Já o Office 14 não tem data de estreia definida, mas a expectativa do mercado é que a suíte fique disponível no segundo semestre do ano que vem."

Paquistão impõe charia no Vale de Swat - Religião : noticias, mundo | euronews

Paquistão impõe charia no Vale de Swat - Religião : noticias, mundo | euronews

Jornal Diário - Região do Corcovado

Jornal Diário - Região do Corcovado será revitalizada: "Ant1 de 1ZoomProx
O Cristo Redentor, um dos cartões postais do país pode ganhar mais visibilidade com o projeto - Foto: Divulgação"

Ativistas tailandeses suspendem encontro de líderes asiáticos - Estadao.com.br

Ativistas tailandeses suspendem encontro de líderes asiáticos - Estadao.com.br: "Ativistas tailandeses suspendem encontro de líderes asiáticos

Líderes da Asean deixam sede da cúpula em helicópteros; opositores pedem a renúncia do primeiro-ministro

Agências internacionais

Tamanho do texto? A A A A

Manifestantes invadiram prédio da cúpula asiática

AP

Manifestantes invadiram prédio da cúpula asiática
BANGCOC - Manifestantes contra o governo na Tailândia forçaram o cancelamento de um encontro de nações asiáticas no balneário de Pattaya. Cerca de 2 mil simpatizantes do ex-premiê Thaksin Shinawatra chegaram ao local na sexta-feira e realizaram demonstrações fora do local de conferências. Em determinado momento, cerca de 200 manifestantes conseguiram furar o cerco policial e entraram em confronto com tropas de choque.



Vários dirigentes dos países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) foram retirados em helicópteros da sede da cúpula que o governo da Tailândia cancelou depois de centenas de manifestantes invadirem o prédio que receberia o encontro. A retirada dos líderes da Asean e de suas respectivas delegações foi realizada do terraço do hotel Royal Cliff Resort, na turística localidade de Pattaya, indicaram fontes oficiais.



O primeiro a ser levado de helicóptero à base militar de U-Tapao, situada aos arredores da cidade, foi o primeiro-ministro da Tailândia, Abhisit Vejjajiva, que recebeu os demais dirigentes à medida que chegavam, disseram funcionários do aeroporto. Entre eles estavam os primeiros-ministros de Mianmar (antiga Birmânia), general Thein Sein, e do Vietnã, Nguyen Tan Dung, assim como a presidente das Filipinas, Gloria Macapagal Arroyo.



'O encontro China-asiático teve que ser adiado por causa de tentativas de perturbar os líderes', disse Panitan Wattanayagorn, porta-voz do governo tailandês, segundo a BBC. 'Ainda assim, os líderes reafirmam que estão comprometidos com o encontro', disse ele. Apesar de ter sido impedido pelos manifestantes de entrar no salão de conferências, o ministro das Relações Exteriores japonês teria conversado pelo telefone com seu colega sul-coreano e chinês.



Testemunhas dizem que os manifestantes usaram táxis e caminhões para bloquear o acesso ao local. O evento, que inclui a China e outras 10 nações asiáticas para discutir a crise econômica global, deveria acabaria no domingo com a presença dos convidados Índia, Austrália e Nova Zelândia. O encontro já havia sido adiado anteriormente por causa da crise política na Tailândia.



O primeiro-ministro, Abhisit Vejjajiva, chegou ao poder em dezembro, formando uma coalizão após a justiça ter decidido que o governo anterior, liderado por simpatizantes de Thaksin Shinawatra era ilegal. Thaksin Shinawatra fugiu da Tailândia, onde é acusado de corrupção. Ele nega as acusações. Em 2007, o ex-premiê comprou o time inglês de futebol Manchester City, vendendo-o um ano depois. Os simpatizantes de Thaksin dizem que o atual premiê assumiu o governo ilegalmente e querem sua renúncia"