hotelscombined

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Translate

Gripe suína: paciente fala pela 1ª vez sobre caso

29/04/2009 - 0h51m

*Da Redação, com informações do BATV
redacao@portalibahia.com.br

Assista ao vídeo desta matéria

foto: tv bahia
Paciente está internado numa área isolada do hospital

A Bahia em alerta contra a gripe suína. O resultado do exame de sangue da primeira pessoa com suspeita da doença no estado sai em até 15 dias. O paciente, que é mineiro, mora nos Estados Unidos e estava a passeio na capital baiana, falou pela primeira vez sobre a doença. Ele está internado no Hospital Octávio Mangabeira, no bairro do Pau Miúdo.


MS monitora 20 casos suspeitos de gripe suína
Gripe suína: passageiros serão rastreados

O paciente com suspeita de gripe suína está internado numa área isolada do hospital. O acesso é permitido apenas para funcionários e médicos.

O paciente saiu de Boston, nos Estados Unidos, no dia 16 de abril. Ele passou por Miami, no mesmo dia chegou a Bahia e seguiu para Belo Horizonte, em Minas Gerais. De lá, foi para Governador Valadares, onde passou seis dias até voltar para Salvador na última sexta-feira (24).

Desde a primeira passagem por Salvador, há 13 dias, o homem que tem 40 anos já estava com a garganta inflamada. Depois passou a apresentar os outros sintomas, como febre alta, tosse, dor de cabeça e dor muscular. Chegou a procurar uma clínica particular em Salvador, mas só na segunda-feira (27) ligou para o 192 - Serviço Móvel de Urgência. De acordo com os médicos, os sintomas apresentados por ele podem ser confundidos com qualquer outro tipo de gripe.

De acordo com o boletim médico divulgado no fim da manhã desta terça-feira(28), em Salvador o paciente teve contato com a filha que mora no bairro do Imbuí, com a ex-mulher e com a atual esposa. Nenhuma das três apresentou sintomas.

Por telefone, o paciente contou como está se sentindo. 'Tô bem, tô tranquilo, não estou tossindo, não tenho febre mais. Para te falar a verdade, eu estava mais com medo de dengue, mas quanto à gripe suína, tô praticamente, 99% que não é porque não tem como', acredita o paciente.

Hoje, em entrevista coletiva, o secretário da Saúde, Jorge Solla, disse que só os exames enviados para a Fundaçao Fiocruz, no Rio de Janeiro, podem descartar a suspeita. 'A primeira questão importante é deixar muito claro que primeiro a pessoa tem que ter vindo de uma área que tenha transmissão. Então, ninguém que mora em Salvador e que não viajou nos últimos dez dias para países que tenham transmissão precisa se preocupar. Se a pessoa tiver os sintomas, provavelmente é uma gripe comum que nós temos e que circula no nosso meio', esclarece o secretário.

A mulher do paciente, que não tem sintomas da gripe, também está sendo monitorada pelo Ministério da Saúde.