![]() |
![]() |
hotelscombined
Translate
Prédio do século 19 sofre com depredação e descaso
Missão americana no Iraque está em fase final, diz Gates
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse a soldados americanos no Iraque, neste sábado, que a missão militar no país entra agora "em sua fase final".
Em visita a uma base dos Estados Unidos ao norte de Bagdá, Gates afirmou que a presença americana no Iraque vai passar por uma importante "mudança de missão" em junho, quando as tropas devem se retirar das áreas urbanas do país.
Gates, que permanecerá no cargo após a posse do presidente-eleito Barack Obama, explicou que a data foi escolhida porque os comandantes acreditam que até lá terão conseguido transferir todas as 18 províncias para o controle iraquiano.
Há duas semanas, as duas nações concordaram com um plano para que as tropas americanas se retirem completamente do território iraquiano até 2011.
Sem combate
O general Ray Odierno, comandante americano no Iraque, afirmou que alguns soldados vão permanecer nas cidades para oferecer aconselhamento e treinamento para forças iraquianas, mas ressaltou que eles não vão participar de combates.
Odierno não especificou quantos dos 150 mil militares presentes no Iraque vão permanecer no país após o mês de junho.
Segundo ele, parte da decisão está ligado ao fato de que o Iraque terá eleições no ano que vem.
"É importante manter uma presença suficiente aqui, para ajudá-los (aos iraquianos) a atravessar este ano de transição. Não queremos dar um passo atrás porque já avançamos bastante até aqui", afirmou Odierno.
Oponentes ao novo acordo firmado há duas semanas, entre eles o clérigo xiita Moqtada Al-Sadr, dizem não acreditar que os soldados americanos vão se retirar nas datas prometidas, e pedem sua saída imediata.
Fonte: BBC Brasil
Governo anuncia mudanças no IR para beneficiar classe m
Reuters/Jamil Bittar

Governo anuncia mudanças no IR para beneficiar classe média
Também está reduzido o IOF para pessoas físicas e o IPI de automóveiO governo federal anunciou nesta quinta-feira (11) alterações no formato de cobrança do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), que passarão a vigorar no ano de 2009. Neste ano, mais de 24 milhões de pessoas declararam IR - universo aproximado de pessoas beneficiadas pela medida.
As mudanças prevêem a criação de mais duas alíquotas intermediárias no IR, o que resultará em um recolhimento menor de impostos pela classe média - a principal beneficiada com a medida. Somente esta medida vai deixar mais R$ 4,9 bilhões nas mãos dos contribuintes - recursos que seriam pagos em IR no próximo ano.
TJ-ES afasta presidente acusado de venda de sentenças Frederico Pimentel e outros dois desembargadores foram presos pela PF durante a Operação Naufr
Divulgação
O desembargador Frederico Guilherme Pimentel
Veja também:
Escutas indicam venda de sentença
PF prende presidente do TJ do Espírito Santo e mais seis
Na sessão plenária desta manhã, os desembargadores também anunciaram o afastamento do juiz Frederico Luiz Scheider Pimentel, filho do presidente afastado que também foi preso, e a abertura de processo administrativo disciplinar para apurar sua responsabilidade nos fatos denunciados pela PF.
Outra afastada pelos desembargadores foi a cunhada do juiz, Bárbara Pignaton Sarcinelli, que respondia pela diretoria de distribuição de processos e também será submetida a processo disciplinar.
Só não participaram da sessão os três desembargadores presos e, curiosamente, o corregedor do Tribunal, Romulo Taddei, que está de férias e não retornou a Vitória para a sessão desta quinta-feira, apesar da repercussão do caso.
Os 20 desembargadores vão pedir à ministra do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz, relatora do inquérito que investiga a cúpula da Justiça capixaba, que se posicione pelo afastamento ou não dos três desembargadores presos de suas funções na magistratura.
Emma Watson, atriz de Harry Potter, desponta entre as estrelas Estrela de 18 anos empresta voz a desenho animado, usa grife do momento e é garota pr
Emma Watson, usando um modelo do também jovem estilista William Tempest. Foto: Reuters
Hoje, o astro da série, Daniel Radcliffe (Harry Potter), fez sua estréia na Broadway, aos 19 anos, na peça Equus de Peter Shaffer, que estreou no ano passado e o obriga a ficar nu e montar em um cavalo em pleno palco.
Rupert Alexander Lloyd Grint, o Ron, chegou a ser premiado como novo talento (Young Artist Award for Most Promising Newcomer) e indicado a vários prêmios por sua interpretação nos filmes da série, mas parece gostar de tocar guitarra e praticar esportes quando não está filmando.
Já Emma desponta no cinema e no mundo fashion. Ela está no elenco de O Corajoso Ratinho Despereaux (The Tale of Despereaux), candidato a uma indicação entre os três desenhos animados que vão disputar o Oscar em fevereiro. O filme, que será lançado nos Estados Unidos em 19 de dezembro, conta a história de um bravo e pequeno rato de orelhas de Dumbo que se apaixona pela princesa do castelo. Emma empresta a voz para a personagem Princesa Pea. Outros atores que fazem as vozes do filme: Matthew Broderick, Dustin Hoffman, Kevin Kline e Sigourney Weaver.
Na première do filme em Los Angeles, a jovem atriz usou um vestido do jovem estilista inglês William Tempest, que segundo a crítica de moda do Estado Lilian Pacce escreveu em seu blog site, "tem apenas 22 anos, já trabalhou com Jean Charles de Castelbajac, Giles Deacon e na Diesel e foi um dos nomes mais elogiados da estação", além de ter vestido Madonna, Katie Holmes e Victoria Beckham.
Vale lembrar que a jovem atriz foi escolhida em junho passado para ser a nova garota propaganda do perfume Coco Mademoiselle, da Chanel, propaganda feita anteriormente pela atriz Keira Knightley. E em setembro, posou para as lentes do fotógrafo Mark Seliger em ensaio da revista Vogue, destacado pelo tablóide The Sun, pela transformação radical que fez da garota uma verdadeira estrela hollywoodiana.
Nada disso parece combinar com o desejo de Emma Watson de interromper a carreira de atriz e ir para a universidade, como ela tem declarado. Em matéria do jornal The Times, que diz que ela é uma garota pequena, bonita, fina e elegante... Emma diz que até ficaria nua em um filme sob a direção do italiano Bernardo Bertolucci (O Último Tango em Paris, 1973; Beleza Roubada, 1996; Os Sonhadores, 2003), pois isso seria parte natural de seu trabalho como atriz. Mas admite ser uma jovem em conflito sobre o caminho a seguir.
Paraná lança novas marcas para as regiões turísticas do estado
O vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, estará presente no lançamento da Marca Paraná e das Marcas das Regiões Turísticas que acontece hoje (08/12) em Curitiba. O evento, realizado no Museu Oscar Niemeyer (Mon), as 19h, faz parte das ações do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. As marcas das dez regiões turísticas do Estado (Noroeste, Norte, Campos Gerais, Curitiba e Região Metropolitana, Litoral, Centro-Sul, Centro, Sudoeste, Oeste e Iguassu & Caminhos ao Lago Itaipu) foram criadas por uma empresa de design.
O lançamento é uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo do Paraná e o Sebrae. Segundo o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, "a criação das marcas representa um avanço significativo para a regionalização do turismo do Paraná". As marcas estão inseridas no contexto das ações de planejamento e marketing do Estado, contribuindo para a construção de sua imagem, identidade e posicionamento junto ao mercado consumidor.
As novas marcas constarão em todos os materiais de divulgação do Estado e serão utilizadas para promover os produtos e serviços turísticos do Paraná no Brasil e no exterior.
Grupo Santander Brasil e Prefeitura de São Paulo inauguram árvore de Natal gigante do Ibirapuera neste domingo, 7 de dezembro
Maior que as anteriores, a árvore deste ano terá 70 metros - a altura de um prédio de 24 andares –, 31 metros de diâmetro e pesará mais de 240 toneladas. A decoração envolve mais de 800 mil micro lâmpadas, cerca de 17 mil metros de flexlights (mangueiras de luzes vermelhas e brancas) e elementos natalinos gigantes como bolas, estrelas e cometas de um a três metros de comprimento, revestidos com tecidos prateados, vermelhos e festões verdes. A estrela do topo tem nove metros e pesa mais de uma tonelada e meia. Ficará exposta até 6 de janeiro. A montagem da árvore de Natal do Ibirapuera começou no início de outubro e criou 400 empregos. O evento terá a presença do prefeito Gilberto Kassab, do presidente da São Paulo Turismo, Caio Carvalho, e do diretor executivo de Estratégia da Marca e Comunicação Corporativa do Grupo Santander Brasil, Fernando Byington Egydio Martins, entre outras autoridades e executivos. | ![]() A Árvore 2008 em fase de acabamento - DIVULGAÇÃO |
Uma das maiores do país
A árvore de Natal de São Paulo é uma das maiores do país e é realizada há sete anos pelo Grupo Santander Brasil em parceria com a Prefeitura
”A árvore de São Paulo faz parte do projeto O Natal do Nosso Mundo, que é o primeiro grande presente que os bancos Santander e Real, juntos, entregam à comunidade. O projeto também envolve a iluminação de pontos turísticos de São Paulo, a tradicional exposição na sede do Real, e o apoio a oficinas de artesanato gratuitas na Alameda das Flores, ao lado do banco. Para nós, é uma grande alegria participar destas iniciativas que levam alegria, beleza e o espírito de confraternização a milhares de pessoas, sejam turistas ou moradores da nossa cidade”, afirma o diretor Fernando Byington Egydio Martins.
“Além disso, promovemos em cinco capitais, incluindo São Paulo, o festival de corais Música, Combustível Para Todos os Gostos e o concurso Árvore Encantada, que incentiva professores e alunos a criarem árvores de Natal feitas de material reciclado, como parte das nossas práticas de sustentabilidade”, acrescenta.
Segundo Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo, empresa municipal responsável pela coordenação do Natal Iluminado em São Paulo, a parceria entre a Prefeitura e o Santander traz um grande ganho para a capital paulista e enriquece as comemorações de fim de ano. “A árvore do Ibirapuera já virou um marco do Natal paulistano e, assim como a própria festa, está maior e mais bonita a cada ano, enchendo os moradores de orgulho e atraindo mais turistas para a cidade”, disse Caio Carvalho.
As instituições também são parceiras na iluminação de pontos turísticos da cidade, como os viadutos do Chá e Santa Efigênia, o Vale do Anhangabaú, a Avenida 23 de Maio e o Santander Cultural – Edifício Altino Arantes, no centro da cidade.
"Cada ano o Natal de São Paulo torna-se mais bonito. Os paulistanos, aliás, têm ganhado muito com parcerias entre a Prefeitura e empresas privadas, que ajudam a cuidar da nossa cidade, seja em praças, parques, calçadas, passarelas e agora nesta iniciativa do Grupo Santander Brasil. É importante lembrar que tudo isso é feito dentro do conceito da Cidade Limpa, o que torna estas ações ainda mais especiais", afirma Andrea Matarazzo, secretário das Subprefeituras. Serviço | A Árvore em 2007 - DIVULGAÇÃO |
15h00 – Papai Noel com as crianças, no coreto da exposição do Banco Real, O Natal do Nosso Mundo - Avenida Paulista, 1374.
16h00 - Saída da carreata de Papais Noéis. Trajeto: Av. Paulista, Túnel Acesso, Av. Rebouças, Av. Henrique Schaumann, Av. Brasil, Av. Pedro Álvares Cabral
16h45 – Chegada da carreata ao Parque do Ibirapuera
17h00 – Papai Noel com crianças no Parque.
18h00 - DJ tocam músicas natalinas e músicas nacionais
19h30 - Papais Noéis distribuem balões para as crianças
20h00 - Início da cerimônia, com apresentação de Hebe Camargo
20h15 - Apresentação Coral do Grupo Santander Brasil e Musicantes
20h35 - Árvore de Natal é acesa/Queima de fogos
20h45 - Apresentação do grupo Afro-Lata
21h30 - Fim do evento
Hugo Chávez aposta seu futuro em referendo para reeleição Sem sucessor óbvio, presidente venezuelano lança novamente campanha para se manter na Pres
Efe
Chávez tenta se manter no poder na Venezuela
Veja também:
Chávez exige campanha por reeleição ilimitada
Guterman: Qual parte do 'não' Chávez não entendeu?
Na segunda-feira, o presidente venezuelano lançou uma campanha para um referendo que pode autorizar que ele concorra à Presidência novamente. Ex-soldado que tentou chegar ao poder pela primeira vez através de um golpe em 1992, Chávez acredita que pode vencer uma votação no começo do próximo ano, antes que a baixa no preço do petróleo atinja a nação altamente dependente da exportação do óleo.
"Estou aqui para ficar", disse Chávez, quase uma semana após perder terreno nas eleições regionais. "Nós iremos ganhar e, acima de tudo, com um nocaute". Ainda popular por sua política populista, Chávez não promoveu a criação de um óbvio sucessor. Uma derrota poderia encerrar seu sonho de governar por mais pelo menos 10 anos e dar a seus oponentes uma nova esperança de chegar à Presidência.
"Se ele perder, isso será muito decisivo. Poderá fazer dele um presidente indefeso", afirmou Steve Ellner, autor do livro Repensando a Política Venezuelana. O líder anti-americano espera manter seus oponentes ocupados tentando bloquear um golpe ao invés de priorizarem governar os populosos Estados em que venceram nas eleições de novembro.
Chávez, de 54 anos, interpretou os resultados como uma ampla vitória apesar do avanço da oposição, e agora demonstra que irá aprofundar suas políticas socialistas, como dividir grande fazendas e aumentar o controle do Estado sob a economia.
Enquanto seu partido conquistou milhões de votos a mais do que a oposição, os chavistas perderam regiões importantes como Caracas, permitindo que os inimigos de Chávez governem quase metade da população venezuelana. Com a depreciação do petróleo, o presidente parece ter percebido que é agora ou nunca que ele se manterá no poder. "Amanhã, não, não e não. É agora", destaca Chávez.
"Chávez tem todas as razões do mundo para achar que irá ganhar", continua Ellner. Por outro lado, Patrick Esteruelas, analista do Grupo Eurasia, ressalta que após a fracassada tentativa de mudar a Constituição no ano passado, o presidente venezuelano "não conseguirá explicar outra derrota nas urnas" se sua nova empreitada falhar.
Não há portugueses entre os milhares retidos em aeroporto na Tailândia
foto Apichart Weerawong/AP |
![]() |
A embaixada de Portugal em Banguecoque recebeu cinco chamadas de portugueses que estão no país a pedirem informações sobre a situação na capital, mas o embaixador Faria e Maya desconhece que haja portugueses retidos nos terminais. Os manifestantes, em protestos contra o primeiro-ministro Somchai Wongsawat, chegaram a "fechar" o aeroporto, começando entretanto a desmobilizar.
"Recebemos cinco pedidos de informação de portugueses que estão no país e que têm viagens marcadas para os próximos dias, mas até agora desconhecemos que esteja no terminal de passageiros qualquer cidadão português", explicou o embaixador contactado telefonicamente pela Agência Lusa, a partir de Macau.
Faria e Maya recordou que "está agora a começar a época alta na Tailândia", sendo por isso "natural" que muitos portugueses se desloquem para o país.
A instabilidade na Tailândia e a ocupação do aeroporto internacional da capital visam derrubar o Governo num protesto de vários meses que está a ser liderado pela Aliança do Povo para a Democracia (PAD) que pretendia impedir o primeiro-ministro Somchai Wongsawat de aterrar na capital.
O avião onde o líder do Governo se desloca atrasou a chegada à capital cerca de 24 horas. Segundo o embaixador português, Somchai Wongsawat vai aterrar numa base militar.
Faria e Maya aponta ainda como cenários para os próximos dias a "desmobilização" da manifestação no aeroporto e o regresso à normalidade das operações ou a "continuidade" da ocupação e aí "o tempo é imprevisível".
"Estes manifestantes estão a ocupar instalações governamentais há vários meses e por isso ou esta manifestação acaba ou então ninguém pode prever por quanto tempo as operações serão afectadas", disse.
Com a suspensão dos movimentos do aeroporto internacional, as operações têm sido transferidas para o antigo aeroporto da capital de Don Mueang, onde o Governo funciona provisoriamente em instalações militares.
Faria e Maya disse ainda que na última madrugada em Banguecoque (final da tarde e noite em Portugal) deflagraram três engenhos explosivos no terminal de partidas ocupado pelos manifestantes adeptos do PAD que provocaram vários feridos. Já no aeroporto de Don Mueang explodiu um quarto engenho explosivo.
Esta manhã, milhares de turistas começaram a ser retirados para hotéis dos arredores, segundo fontes oficiais.Não se sabe ao certo quantos turistas já saíram do aeroporto.
No início dos protestos, pelo menos três mil passageiros ficaram bloqueados no aeroporto internacional de Banguecoque, que foi encerrado após ter sido tomado de assalto por manifestantes antigovernamentais, segundo informações de um responsável da infra-estrutura, na terça-feira à noite.
Quadro clínico de vice-presidente evolui de forma satisfatória, dizem médicos
Alencar está internado na capital desde o último sábado (29), após sentir dores abdominais quando participava de uma cerimônia de formatura de cadetes no Rio de Janeiro.
No novo boletim, os médicos afirmam que Alencar continua internado e em tratamento, mas não dão nenhuma previsão de alta médica ao paciente. O vice-presidente está se recuperando de uma enterite, uma inflamação no intestino delgado.
Prostituição desafia esforços de combate à Aids no Camboja Lá, profissionais do sexo ganham mais na semana que médicos no mês. Fechamento de prostíbu
Enfermeira Ana Lucia Bueno realiza atividade de informação sobre HIV/Aids para profissionais de bordel ilegal (Foto: Andre François/Imagem Mágica)
Em um país bastante conhecido por problemas com o tráfico de seres humanos e a exploração sexual como o Camboja, nao é de se estranhar que uma das populações mais afetadas pelo HIV/Aids (que tem seu Dia Mundial de Combate celebrado nesta segunda-feira) seja a dos profissionais do sexo. Segundo a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), 2,7% deles são soropositivos. Em Siem Riep, cidade onde está o famoso templo Angkor Wat, principal ponto turistico do país, dados colhidos pela ONG apontam que 30 mil mulheres, dos 300 mil habitantes da cidade, trabalham com prostituicão -- ou seja, 10% da população.
Em geral, a maioria dos indivíduos que entram para a prostituição são mulheres com idades entre 20 e 27 anos, vindas do interior do país e que vêem na profissão uma chance de ganhar um bom dinheiro. Mas há rapazes também.
"No Camboja, um médico do Ministério da Saúde ganha US$ 100 por mês e um enfermeiro, US$ 50. O valor mínimo cobrado por um profissional do sexo é US$ 10, o que não é nada para um turista que paga uma viagem cara até a Ásia, e eles costumam atender até cinco clientes por noite. Ou seja, facilmente ganham mais do que profissionais que estudaram", explica a enfermeira gaúcha Ana Lucia Bueno, que desde abril trabalha no país e é responsavel pelas atividades de prevenção desenvolvidas pela Médicos Sem Fronteiras para profissionais do sexo.
O trabalho na prostituição, no entanto, tem prazo de validade curto. "Como os homens geralmente gostam de meninas jovens, com olhar baixo e submissas, dificilmente você encontra profissionais com mais de 30 anos. Enquanto trabalham, elas economizam para montar lojinhas ou negócios próprios quando tiverem que parar de trabalhar", conta a brasileira.

Profissionais do sexo em bordel ilegal de Siem Riep, no Camboja (Foto: Andre François/Imagem Magica)
Em uma tentativa de coibir a exploração sexual, o governo do Camboja decretou em janeiro deste ano uma nova lei que tornou a prostituição um crime. No entanto, a medida não teve o efeito desejado. Com o fechamento dos bordéis, as prostitutas passaram a trabalhar nas ruas, karaokês, casas de massagem e até mesmo em restaurantes. "São locais de prostituição indireta, onde as meninas trabalham e, se algum cliente fizer alguma proposta, elas podem aceitar."
A máquina da prostituição é grande e não pára. "A maioria dos karaokês funciona 24 horas por dia, de domingo a domingo. As meninas se apresentam no palco e cada uma atende por um número, facilitando a escolha do cliente. Já nos restaurantes, os donos fazem um acordo com as meninas. Eles precisam de pessoas para servir as mesas, mas não querem pagar salário. Então elas trabalham de graça, mas se tiverem clientes, ficam com o todo dinheiro do programa para elas", explica a brasileira.
A nova lei teve também um efeito colateral para o controle do HIV/Aids. Como a prostituição agora é crime, tornou-se mais difícil identificar e localizar os profissionais. "É aquela velha história, ninguém diz que vai ao karaokê, mas todo mundo freqüenta", afirma Ana Lucia.
Em colaboração com as ONGs locais, a MSF desenvolveu um programa de tratamento e prevenção de HIV/Aids para essa população, que inclui desde de atividades informativas até distribuição gratuita de preservativos, algo que não é feito pelo governo. "Nós vamos aos karokês para falar com as meninas sobre doenças sexualmente transmissíveis e a desinformação é enorme. O nível de educação é muito baixo e muitas delas não sabem nem sequer ler", ressalta a brasileira.
A situação não é muito diferente entre os donos dos chamados "estabelecimentos de entretenimento adulto". "Lembro que uma vez fui fazer uma apresentação e o dono do karaokê, um homem muito bem vestido e aparentemente abastado, não sabia nem o que era sífilis", lembra Ana Lucia.
Apesar das ONGs facilitarem o acesso ao tratamento, muitas das profissionais não procuram ajuda e, quando o fazem, não conseguem seguir o tratamento de maneira regular. "As profissionais do sexo são pacientes mais difíceis de se trabalhar. Como têm um salário irregular, freqüentemente falta dinheiro para vir à clínica. Elas também costumam se mudar muito. A grande maioria quer esconder sua soropositividade e procura tratamento em outras cidades, para não ficarem estigmatizadas", conta a cambojana Heang Chungleng, que há quatro anos trabalha como conselheira no programa da MSF em Siem Riep.
Um novo fenômeno também tem tornado o controle da Aids mais difícil: os sweethearts (ou namorados, em português). "Muitas meninas usam preservativo com os clientes, mas não fazem isso com seus namorados e acabam contaminadas, porque eles não são totalmente fiéis", diz Heang.
Se os desafios são grandes, ao menos o governo tem dados sinais, ainda que tímidos, de que está mais aberto a discutir a questão. "Ainda não há uma política específica para as profissionais do sexo, nem para a prevenção de HIV/Aids no Camboja. Mas muitas ONGs locais têm feito pressão porque o problema tomou proporções difíceis de serem ignoradas. A gente espera que, em breve, seja desenvolvida uma diretriz mais clara para abordar a situação", afirma Ana Lucia.
Atriz Solange Couto sofre isquemia cerebral e tem dificuldades para falar
Intérprete de Janaína na novela “Três Irmãs” estava em Porangatu, em Goiás, na noite do último domingo (30) para apresentação de sua peça teatra

A atriz Solange Couto, intérprete da dona da pousada Janaína, em “Três Irmãs” sofreu uma isquemia cerebral na noite de domingo (30) quando estava em Porangatu, em Goiás. Solange estava na pequena cidade com sua peça “Cinco Mulheres Por um Fio”.
De acordo com a apresentadora Ana Maria Braga, a atriz está consciente, mas apresenta dificuldades para falar, contou durante o programa “Mais Você” desta segunda-feira.
A atriz recebeu os primeiros socorros no Hospital Samaritano, mas depois foi levada em um avião fretado para Goiânia.
Três Irmãs”
Esta é a segunda falta na novela das 19h. Há cerca de duas semanas, o ator Marcello Novaes também precisou se afastar da trama por ter sido agredido em uma casa noturna do Rio de Janeiro. O intérprete do surfista Sandro precisou levar 20 pontos na testa, além de fazer uma cirurgia plástica.
Marcello já foi a delegacia e reconheceu seu agressor por meio de imagens.
Internacional Milhares de manifestantes cercam a sede do Parlamento da Tailândia

Dezenas de milhares de tailandeses levaram esta segunda-feira os protestos contra o Governo de Somchai Wongsawat para o edifício do Parlamento. A Aliança do Povo pela Democracia, movimento que lidera a contestação, descreve o cerco ao órgão legislativo como uma etapa do “confronto final” para o derrube de um Executivo “corrupto”.