Uma produtora de vídeo está produzindo um vídeo institucional para mostrar o potencial turístico dos municípios que integram o Conselho de Turismo do Pólo Seridó. A cidade de Acari faz parte deste grupo, por isso recebeu na última terça-feira, dia 21, uma equipe de filmagem com a pauta de gravação.
No vídeo serão mostradas algumas imagens do roteiro turístico de Acari, como o Museu do Sertanejo, o Mirante de Lagoa Seca e o açude Gargalheiras. Considerada um monumento histórico-cultural, a Igreja do Rosário também será apresentada aos telespectadores, assim como o cruzeiro em homenagem a Otávio Lamartine.
Manifestações
Além disso, a vídeo vai mostrar as manifestações culturais, como o Arraial do Arizão e o artesanato. Para a gravação, o roteiro turístico foi previamente agendado com a equipe de coordenação da Secretaria Municipal de Turismo. A equipe da produtora de filmagem é da RN Vídeo Produções, que na ocasião foi acompanhada pelo Guia de Turismo local, Sérgio Enilton.
No último mês de junho, o município de Acari participou do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, realizado em São Paulo.
Evento
Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o evento apresentou aos visitantes que passaram por lá, o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Na ocasião os visitantes puderam conhecer os roteiros turísticos das 27 Unidades da Federação e adquirir pacotes a preços e condições especiais para visitá-los nas suas próximas viagens.
Também tiveram acesso a comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País.
Divulgação
O vídeo vai ajudar na divulgação do potencial turístico da cidade atendendo os segmentos do turismo cultural, turismo rural, turismo ecológico, turismo pedagógico, ou a critério do turista. A Secretaria Municipal de Turismo trabalha com a diversidade cultural e natural da cidade, como o atrativo maior para atrair turistas de outras partes do Brasil e do mundo.
Além da conhecida hospitalidade do povo, famoso por saber acolher os visitantes de maneira mais agradável possível. O desenvolvimento turístico do Rio Grande do Norte será mais um ponto importante para a economia local e também serve para dizer que o estado não é apenas de praias, interiorizando este turismo. Tem muita coisa para ver, conhecer, e acima de tudo, saber que o nordeste tem potencial. Este tem sido o objetivo deste trabalho numa associação de prefeitos que buscam desenvolver cada vez mais o turismo na região.
Turismo
Os municípios ainda lutam para uma divulgação maior do turismo, infelizmente as maiores divulgações internacionais ainda estão para os grandes centros. Mas recebendo turistas brasileiros estes municípios darão grande salto e isto tem sido o objetivo. Um turismo de qualidade, que possa trazer não uma, mas diversas vezes, pessoas interessadas no desenvolvimento local.
Para o turismo desenvolver em seu grande pontecial é necessário em qualquer lugar que brigas políticas partidárias fiquem em segundo plano e que todos ganhem com uma economia forte, caso contrário, a política partidária poderá fazer com que certos municípios não saiam jamais da mesmice que vive. Está na hora de se trabalhar, todos juntos, pelo engrandecimento dos municípios e o turismo no seridó tem sido a grande ferramenta para geração de novas rendas e empregos na região. Agora depende de cada seridoense e de cada morador da região. |