EMTU cria linha no ABC para o GP Brasil

Da Redação

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) criou uma linha de ônibus especial para atender aos torcedores da Fórmula1 que moram no ABC. A linha, com tarifa de R$ 2,40 e partidas programadas a cada 30 minutos, funcionará no sábado (1º) e no domingo (2), das 8h às 20h.

Partindo da plataforma F do Terminal São Bernardo, do Corredor ABD (São Mateus - Jabaquara), passará pelos Terminais Piraporinha e Diadema. A linha atenderá todos os pontos de parada do corredor.

O mesmo ocorrerá a partir de Diadema, quando o ônibus entrar na cidade de São Paulo. As principais avenidas do trajeto serão: Avenidas Cupecê, Professor Vicente Rao, Av. Dr. Chucri Zaidan, Engenheiro Luiz Carlos Berrini, chegando na Estação Berrini da CPTM. Veja o trajeto completo no site da EMTU/SP: www.emtu.sp.gov.br.

Na estação, os passageiros poderão embarcar na linha 9 - Esmeralda da CPTM e descer na Estação Autódromo, que fica a 600 metros do circuito de Interlagos (cerca de 9 minutos de caminhada).
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Ponte Orça
O serviço Ponte Orca que faz a ligação entre as estações Vila Madalena do Metrô e Cidade Universitária da CPTM, gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP, funcionará, excepcionalmente, neste final de semana, para atender aos torcedores.

No sábado circularão oito microônibus, das 6h às 14h e das 16h às 19h. No domingo o funcionamento será das 6h às 15h e das 17h às 20h com 13 veículos. Em todos os dias as partidas terão intervalo de 10 minutos.

Ao chegar na Estação Cidade Universitária, o usuário deverá fazer baldeação para o sistema ferroviário, Linha 9 - Esmeralda da CPTM, e desembarcar na Estação Autódromo. Na Estação Vila Madalena do Metrô, o passageiro deve solicitar a senha ao agente fiscal, apresentá-la ao condutor da Ponte Orca e, posteriormente, utilizá-la na linha de bloqueio de leitura óptica, da Estação Cidade Universitária, para não pagar outra tarifa. O mesmo deve ser feito na volta do Autódromo.

A senha é fornecida apenas às pessoas que chegarem nas estações já utilizando o sistema, isto é, de metrô ou trem. Caso contrário, se chegarem a pé, os usuários deverão pagar a tarifa para embarcar na Ponte Orca.

CPTM também terá esquema especial
Para atender aos torcedores que usarem o trem metropolitano com destino ao Autódromo de Interlagos, local do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também terá operação especial durante o próximo fim de semana, na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú).

No sábado, quando acontecerá o treino oficial, os intervalos entre os trens serão de 10 minutos entre Osasco e Grajaú, e de 5 minutos entre Pinheiros e Autódromo. Já no domingo, a linha opera com intervalos de 8 minutos, de Osasco a Grajaú, e de 4 minutos entre Pinheiros e Autódromo, trecho em que é esperado o maior movimento de usuários. Essa operação ocorrerá das 6h às 19h no sábado e das 5h às 19h no domingo.

A Estação Autódromo, que fica a 600 metros do circuito de Interlagos (cerca de 9 minutos de caminhada), atenderá, além dos moradores da capital, aos milhares de turistas que irão ao autódromo assistir à corrida, neste fim de semana. Além da diminuição dos intervalos, haverá orientadores bilíngües ou trilíngües, uniformizados, para prestarem informações aos turistas estrangeiros em italiano, inglês, espanhol e mandarim.

As estações contarão também com placas e avisos sonoros de orientação em inglês, distribuição de panfletos com o mapa do trajeto entre a estação Autódromo e os portões de acesso ao circuito de Interlagos e reforço no efetivo de agentes de segurança nesta linha.

O Serviço de Atendimento ao Usuário atenderá, das 7h às 19h, pelo telefone 0800 055 0121, na sexta e no sábado, e das 6h às 19h, no domingo. Já o posto de atendimento na Estação Autódromo funcionará das 7h às 19h na sexta e no sábado, e das 5h às 19h, no domingo.

Forte presen�a portuguesa na ABAV 2008

Excep��o foi mesmo o stand de Portugal Presstur 28-10-2008�(19h25) As empresas turísticas portuguesas com interesses no Brasil esmeraram-se este ano na sua presença na ABAV – Feira das Américas, maior feira de turismo da América do Sul, embora o maior “sururu” tenha sido em torno do descontentamento com o stand do Turismo de Portugal, alvo de fortes críticas pela sua localização e “pobreza” da imagem.
TAP, Pestana, Vila Galé, Tivoli, Arquiraz Riviera, Abreu, Lusanova, Nortravel estiveram presentes com stands que, regra geral, não só nada ficavam a dever à concorrência em imagem, como mostravam “trabalho de casa” a preparar iniciativas capazes de atrair as atenções dos 25 mil agentes de viagens esperados no evento.
O mais destacado, como já vem sendo tradicional, foi o stand da TAP, que este ano apresentou uma nova imagem e ganhou mais espaço, permitindo simultaneamente atrair a atenção do “passante” e levar a cabo iniciativas de natureza profissional, como reunir os seus delegados em mercados europeus com secretários de Turismo de vários estados brasileiros e fazer formação de agentes de viagens.
Entre as redes hoteleiras, Tivoli e Vila Galé foram as que mais investiram em espaço.
A rede hoteleira do Grupo Espírito Santo apresentou um dos stands mais elegantes da Feira das Américas, bem no estilo da sua nova linha de decoração, tanto nas cores quanto nas formas.
A Vila Galé Hotéis também apostou na apresentação da sua nova imagem, com o prateado a substituir o verde.
O lançamento do seu novo empreendimento no Ceará, o Vila Galé Cumbuco, foi o “mote” da presença, tendo também em destaque os vinhos Santa Vitória e os Spa Satsanga, neste caso inclusivamente com massagens para os visitantes.
A aposta do grupo Pestana foi designadamente numa presença numerosa de colaboradores, envergando pólos em tons de azul, formando um aglomerado que inevitavelmente atraía as atenções dos visitantes para o seu stand, onde também estavam representadas a Intervisa, euroAtlantic e Sonhando.
O Arquiraz Riviera, empreendimento em desenvolvimento no Ceará, que apenas no próximo ano terá em funcionamento o seu campo de golfe e, mais tarde, o primeiro hotel da rede Dom Pedro, estava num stand de menores dimensões, mas num dos corredores principais da feira, no qual sobressaía uma fotografia em grandes dimensões do projecto.
Abreu e Lusanova, com implantação na organização de viagens de brasileiros para a Europa e presença tradicional na ABAV, apresentaram-se também com stands de dimensões significativas, enquanto a Nortravel, estreante, esteve num stand em frente ao do Turismo de Portugal, menor mas devidamente decorado.
A excepção acabou assim por ser o stand do Turismo de Portugal, onde estavam os hotéis Dom Pedro, VIP Hotels, Altis, Mundial e Sana, as agências de viagens TQ Viagens e Star Travel, a BTL e as agências regionais de promoção Porto e Norte de Portugal e Madeira.
A presença portuguesa, porém, não se esgotava nas empresas que investiram em ter stands próprios ou participar no do Turismo de Portugal, pois também marcaram presença no evento responsáveis de outros grupos hoteleiros, como o Porto Bay, o Vila Rica e o Olissipo, e agentes de viagens, como a Osiris, Mundovip e Top Atlântico DMC.
Acresce ainda que paralelamente à ABAV, o Turismo do Estoril, em parceria com a TAP, foi o anfitrião de uma festa que culminou a sua campanha para atrair turismo brasileiro, designadamente do segmento de reuniões, incentivos e congressos.

Continua em:
Turismo de Portugal “chama” empresas que participaram no stand na ABAV
Longe da TAP...”longe da multidão”
Menos empresas portuguesas interessadas - Feira de relacionamentos vs feira de negócios
Porto Bay “garante” presença na ABAV 2009

Município participou de exposição de Turismo


Foto: Divulgação

Rio Claro participa com freqüência de feiras e eventos de turismo

Durante os dias 22, 23 e 24 deste mês, a equipe da Secretaria de Turismo de Rio Claro participou da Exposição Abav 2008 – Feira das Américas, que foi montada no Riocentro, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagem e reuniu profissionais da área.

O chefe do Departamento de Turismo, Alexandre Nogueira de Oliveira; e a turismóloga Fabrini da Silva Souza, ambos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, contaram que o evento foi importante para dar maior visibilidade ao município de Rio Claro. “Nossa participação juntamente com os municípios da região da Costa Verde foi muito positiva. Levamos folders do município e foi feito um material com os pontos turísticos da Costa Verde para ser distribuído na feira”, informou a turismóloga.

Fabrini disse ainda que a cidade vem participando de feiras como esta pensando no desenvolvimento do turismo da cidade, criando vínculos com outros municípios. “A participação em eventos tende a crescer cada vez mais por causa do Fórum de Turismo da Costa Verde, que investe na regionalização dos roteiros turísticos e abre as portas para os municípios divulgarem seus atrativos”, comentou.

Além da participação na feira, os turismólogos da prefeitura participaram de uma reunião do Fórum Regional de Turismo da Costa Verde, juntamente com representantes dos municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty, para o planejamento da participação em feiras para o próximo ano. “Pretendemos participar de pelo menos três feiras do setor no ano que vem. Temos que aproveitar para participar já que o estande nas feiras é cedido aos municípios pela TurisRio”, explicou Alexandre Nogueira.

A Exposição de Turismo Abav é reconhecida pela indústria turística como a maior feira de turismo da América Latina e é o foro principal de comercialização e comunicação do setor, atingindo, de forma positiva, toda a cadeia produtiva que dá suporte à atividade.


Capital paulista vive Semana do Automobilismo e tem mais atrações


O 25o. Salão do Automóvel que está sendo realizado no Anhembi e o GP Brasil do próximo domingo, na decisão do Mundial de Fórmula Um desta temporada, são duas atrações que movimentam a hotelaria por inteiro, e os serviços de São Paulo, com estimativa superior a R$ 350 milhões na geração de receitas.

A festa vivida no último sábado no Pacaembu com o retorno do Corinthians Paulista à divisão principal do futebol brasileiro, os jogos das rodadas decisivas da série A, e os outros eventos que terão sequência neste mês, mostram uma configuração evolutiva do esporte também como produto turístico em São Paulo.

A Virada Esportiva (15 e 16 de novembro) e Corrida de São Silvestre (no último dia do ano), entre outros, são eventos que também vão contribuir para que a cidade possa encerrar 2008 com o número recorde de 12 milhões de turistas (20% a mais que em 2007)

A mais nova atração no turismo esportivo da cidade é o Museu do Futebol, inaugurado no dia 1º de outubro no Estádio do Pacaembu e que está completando seu primeiro mês com número de visitantes acima de qualquer expectativa.

O Museu do Futebol promete ser o mais visitado do País e pode atingir cerca de 600 mil pessoas por ano. Desse total, estima-se que 40% serão de fora da cidade (240 mil turistas anuais), sendo 5% estrangeiros e 95% brasileiros de todas as cidades e estados do País, segundo levantamento da São Paulo Turismo. Se esses turistas permanecerem pelo menos um dia na capital paulista, podem gerar para a cidade mais de R$ 75 milhões ao ano.

Duas agências especializadas estão trabalhando com o produto turismo esportivo em sua linha de frente: a Futebol Tour (11 3813-3231 – www.futeboltour.com.br) e a Experience (11 3167-7905 – www.soccerexperience.com.br), especializadas em futebol, tem roteiros que incluem jogos, visitas aos estádios, ao Museu do Futebol e outros pontos turísticos da cidade.

Outro evento que promete atrair um grande público esportivo, principalmente entre os jovens mais radicais, acontece entre os 21 e 23 de novembro, no Sambódromo do Anhembi. Os melhores skatistas do mundo virão a São Paulo para participar do Oi Mega Rampa, a primeira rampa do estilo do hemisfério sul. A pista terá 27 metros de altura e 100 metros de extensão, o equivalente a um prédio de oito andares, e o atleta pode chegar a 80 km/h. A estimativa é de dez mil pessoas por dia.

Comissão está otimista com projeto para Copa de 2014


Júnior SantosCOPA 2014 - O conselho conta com o Machadão, mas ainda estuda a possibilidade de um novo estádio
29/10/2008 - Tribuna do Norte


Se depender do otimismo dos secretários municipais e estaduais, Natal já está garantida como uma das cidades sede da Copa de 2014 que vai acontecer no Brasil. O potencial turístico da cidade, bem como a estrutura hoteleira, aliada a proposta do novo Machadão, que pretende transformá-lo moderno estádio, seriam os diferencias de Natal. O assunto foi debatido, na manhã de ontem, durante reunião com a governadora Wilma de Faria e seu secretariado.

“O turismo é uma das principais atividades do RN, Natal é um bom produto. Para se ter uma idéia temos oito pontos a frente do mercado do Ceará. Sem contar que temos mais de 26 mil leitos de hotel, bem mais que Recife, com 13 mil e Maceió com apenas oito mil leitos. Natal tem uma das melhores infra-estruturas”, disse o secretário estadual de turismo, Fernando Fernandes.

Para o secretário municipal de esporte e lazer, o fato da cidade já possuir um estádio conta pontos a seu favor. “Temos a oferecer um estádio com toda a estrutura, estacionamento para seis mil carros e dois mil ônibus e capacidade para 45 mil pessoas, além de outras exigências solicitadas pela Fifa. Nossa vantagem é que estamos com 80% do estádio pronto, já que serão feitas readequações no Machadão”, disse Ney Dias.

O orçamento para reforma do Machadão ficará em torno de R$ 200 milhões – metade do que chegaria a custar o novo estádio – e esses recursos serão conseguidos através das parcerias público-privadas e de concessões. “Já está acordado que a reforma não será feita com dinheiro público, os recursos vão ser captados através das PPP’s. Aliás, essa é uma determinação da Fifa”, disse Ney Dias.

Natal tem até o dia 15 de janeiro de 2009 para apresentar à Fifa todo o projeto base, que contempla nosso plano arquitetônico do novo Machadão e de toda cidade, bem como a comprovação da viabilidade econômica das obras. “A Fifa não está preocupada apenas com a Copa, mas também com o pós Copa, pois para ser aceita como sede, as cidades têm que provar que, após o evento, os estádios não ficarão em condições de abandono, e sim com atrativos para a sociedade, como cinemas, restaurantes, boates, entre outras coisas”, disse Fernando Fernandes.

A secretária estadual de esportes, Magnólia Figueiredo, disse que Natal tem as mesmas chances que as outras cidades. “Temos as mesmas chances, disputamos em iguais condições com outras cidades. Acredito até que, levamos vantagens por causa da hospitalidade e da segurança de Natal. Temos que fazer algumas melhorias, mas as outras cidades também”, disse a secretária.

A candidatura de Natal a sede da Copa de 2014 foi o primeiro tema debatidos pela governadora Wilma de Faria na reunião com o secretariado. Em seguida, foram discutidos o incremento à atividade turística, programa de implantação e restauração das rodovias do Estado, programas Estaduais de Habitação e Assistência Social e de Saneamento e Recursos Hídricos, entre outros.

“Estamos revendo todas as nossas obras para que essa crise não atrapalhe nenhuma delas. Queremos dar agilidade às obras e ações do Governo. Não vamos permitir que a burocracia atrapalhe o andamento das nossas obras”, disse a governadora. As reuniões seguem hoje, na Secretaria de Planejamento, no Centro Administrativo.

Até o dia 15 de janeiro de 2009, deverá ser entregue à Fifa o Relatório de Encargos, com informações completas sobre infra-estrutura logística e hoteleira, segurança, saúde, entre outros itens exigidos pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), que deverá ser elaborado pela consultoria contratada por Estado e Município. Amanhã à tarde, está marcada mais uma reunião onde serão analisadas duas propostas de consultorias que terão como objetivos auxiliar no projeto orçamentário para construção da arena esportiva onde os jogos seriam disputados e assessorar o projeto total na disputa.

Em fevereiro será divulgada a lista das cidades escolhidas para sediar jogos da Copa de 2014. Natal disputa uma das doze vagas que estão sendo oferecidas para cidades-sede.

Governo do RN analisa exigências da Fifa

Visando analisar as condições estruturais de cada cidade candidata, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), contratou a consultoria de uma empresa integrante da Associação Brasileira de Desenvolvimento de Industria de Base (ABEDIB) que está realizando um completo estudo sobre a situação das 18 candidaturas. “Esse levantamento realizado em Natal está sendo feito em todas as 18 candidatas. Os dados colhidos serão sigilosos e não servirão de parâmetro comparativo entre as cidades. Mas vamos repassar os dados para especialistas na área de segurança, saúde, hotelaria, telecomunicações, saneamento, transportes urbanos e energia, que enviarão um relatório para Fifa”, informou o representante da ABEDIB, Guilherme Dalla.

Na semana passada, a empresa realizou uma entrevista individual com as secretarias estaduais e municipais para diagnosticar a real situação estrutural de Natal como candidata. Confira abaixo, as nossas de ser escolhida uma das sedes de acordo com os principais itens exigido:


Segurança

O Major Alarico, da Polícia Militar, afirmou que os índices de criminalidade apontam Natal como a capital brasileira mais segura do Brasil. Como exemplo, Alarico destacou que Natal está acostumada a organizar eventos como o Carnatal, que recebe cerca de 250 mil pessoas ao dia no entorno do Machadão e nunca registrou números altos de ocorrências de maior gravidade.


Hotelaria

O potencial turismo da capital potiguar e de seu entorno é um dos carros chefes da nossa campanha. A sistema de hotelaria dispõe de cerca de 26 mil leitos e a Fifa exige pelo menos 15 mil cadastrados junto a organização do mundial e a disposição do evento.


Transporte

De acordo com o engenheiro de trânsito da STTU, Walter Pedro, o estádio Machadão tem uma localização privilegiada com acessos fáceis de todas as quatro zonas da cidade. Ele revela que está sendo desenvolvido um estudo para adequamento que contemple o projeto de criação dos anéis viários, ligando as Zonas Norte e Sul da cidade até o aeroporto, bem como ligações internas até Lagoa Nova, bairro onde está situado o Machadão, com novas avenidas e sistemas de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT).


Saúde

De acordo com o secretário estadual de turismo, Fernando Fernandes, a precariedade do número de leitos hospitalares da rede pública de saúde não é um problema que afinge só Natal, e sim todas as cidades concorrentes, e que todos estão trabalhando para atender as exigências da Fifa nesse sentido.

Consultoria definirá opção para estádio

Apesar da preferência da comissão potiguar afrente da candidatura de Natal ser pela reforma do estádio Machadão, a definição de qual será o local dos jogos ainda será definido, após a escolha da empresa que prestará a consultoria para tal, amanhã à tarde, em reunião na governadoria. Caso a reforma do Machadão não seja apontada como melhor opção, a construção de um novo estádio em Parnamirim seria a alternativa.

O projeto arquitetônico para a reforma do João Machado foi desenvolvido pelo engenheiro e arquiteto Moacyr Gomes, dono também do projeto inicial de construção do estádio, em 1972. Caso aprovado, as reformas não serão poucas. A começar pela altura do campo que será reduzida de três à quatro metros. Isso possibilitará o avanço das arquibancadas para perto do campo, retirando a pista de atletismo. A proposta é que o estádio possa receber 46.300 pessoas sentadas, atendendo as recomendações da Fifa que requer um mínimo de 45.000.

Em seguida, pretende-se ampliar a cobertura das arquibancadas, visando cobrir todo o público. Moacyr explica que não há como ofertar essa cobertura com a marquise atual, mas serão construídos quatro arcos que darão suporte a cobertura, além de suportar os novos sistemas de refletores, que serão posicionados de cima para baixo.

Nos arredores do estádio, rampas de acesso, em formato circular, serão construídas para facilitar a entrada de idosos, evitando desta forma as escadas, além de funcionar como uma opção a mais de escoamento no término das partidas.

As exigências da Fifa não dão conta apenas das condições do estádio em si, mas também de todo o seu entorno. Para isso, seria necessário um trabalho forte de urbanização naquela área, segundo o Moacyr Gomes. O arquiteto destaca que será necessário a disponibilização de um estacionamento para, no mínimo, 6 mil carros e 2.300 ônibus. “Vamos precisar de toda a área que vai dos arredores do Machadão, passando pelo Cartódromo de Natal, até uma área que será cedida pelo Governo do Estado, próximo a entrada do Centro Administrativo. Lá planejamos abrigar os ônibus”, disse Moacyr.

O projeto inicial apresentado pela comissão responsável pela nossa candidatura contemplava a construção de um novo estádio.

Fazendas da ilha de Marajó se abrem ao turismo

28/10/2008 às 08:59

Reprodução

Até meados da década de 1980, a maior ilha fluviomarinha do mundo tinha sua economia voltada principalmente para a pecuária. A ilha de Marajó, banhada pelos rios Amazonas e Tocantins e pelo oceano Atlântico, era praticamente ignorada como destino turístico.

A cidade de Soure, a principal desse pedaço de terra, era o local escolhido pelos paraenses que buscavam nas suas praias de rio uma alternativa a outras mais conhecidas na região, como Mosqueiro e Salinas.

Com a abertura de estradas ligando o sul do Pará à capital do Estado, o polo pecuário migrou radicalmente de local, especialmente pela facilidade e pelo barateamento do transporte do gado.

Até então, as fazendas marajoaras eram privilégio dos seus proprietários e convidados, que podiam desfrutar a natureza exuberante e a exótica culinária regional, baseada na carne e nos laticínios bufalinos.

Como alternativa à decadência da atividade pecuária, muitas fazendas se transformaram em pousadas e hotéis, oferecendo aos turistas uma excelente maneira de explorar a ilha. A pioneira na nova atividade foi a Fazenda do Carmo, da família Dias.

A sede foi transformada em hospedaria, assim como o antigo estábulo, transformado em quatro apartamentos com banheiro privativo.

A Fazenda do Carmo, apesar de ter se transformado em pousada, continua funcionando normalmente, dando aos hospedes a oportunidade de viver o dia-a-dia de uma tradicional fazenda marajoara.

Passeios de búfalo, focagem de jacarés, caminhadas na mata --onde o caboclo Claudio ensina as propriedade medicinais das árvores encontradas pelo caminho--, o lago represado do rio Camará, que faz as vezes de piscina, e a comida de excelente qualidade dão o toque de passeio turístico. Mas o principal diferencial é a simpatia do casal proprietário, Cadico e Circe.

Eles recebem os hospedes como amigos e dividem com eles as muitas histórias que têm para contar quando o motor desliga, a luz se apaga e o silêncio anuncia a hora do descanso no hotel com mais cara de fazenda que pode ser encontrado na ilha de Marajó.

50 km2
É a área da ilha de Marajó, a maior ilha fluviomarinha do mundo, banhada pelos rios Amazonas e Tocantins e pelo oceano Atlântico

87 km
É a distância da ilha a Belém; o principal município marajoara é Soure. De fevereiro a maio, dois terços de Marajó ficam alagados

270 mil
Cabeças de búfalo, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, formam o maior rebanho de búfalos do Brasil, em Marajó

50%
Do gado bufalino brasileiro está no Pará. As raças criadas em Marajó são múrrah, jaffarabadi e mediterrâneo

Jovens catarinenses dão a volta ao mundo de veleiro


28 de Outubro de 2008

Primeira etapa concluída – Trinidad e Tobago

O olho atento às velas e ao rumo. A cada três horas ocorre a mudança de turno e Diogo e Flávio se revezam continuamente. Apesar dos pequenos percalços e dificuldades inerentes à navegação, a tripulação do Itusca não pode reclamar. Afinal, conseguiram uma média acima do normal de ventos favoráveis.

O barco sacode e balança e, como estão longe de terra, a dupla só pode imaginar as curvas e encantos da Bahia ficando para trás.

Por mais de 1500 milhas navegadas desde Florianópolis, Diogo e Flávio não cruzaram com nenhum outro veleiro no caminho e, por isso, ficaram contentes ao se aproximarem de Recife, onde sabiam que um considerável grupo de velejadores aguardava o início da Refeno (regata Recife – Noronha). Em Salvador haviam encontrado o velejador Crespo que foi uma referência e inspirou a dupla a viajar pelo mundo de veleiro. São todos parte de uma enorme comunidade informal e, pensar assim, trás conforto para Diogo e Flavio.

Rafael, que havia acompanhado a dupla de Floripa até ali, resolve que chegou o momento de retornar para casa. Despedidas são sempre tristes, embora desta vez a dupla restante foi mais do que recompensada logo em seguida. De surpresa chegaram Mailyn, esposa de Diogo e Daniela, namorada de Flávio. Uma boa troca, uma cueca por duas calcinhas!

Velejar o nordeste com suas mulheres iria realmente fazer com que a viagem fosse ainda mais inesquecível. Nada melhor do que o mar para aproximar ainda mais um casal apaixonado.

De Recife, sob a proteção da lua cheia o quarteto seguiu rumo à João Pessoa. Flávio e Dani se aconchegam no cockpit e, em silêncio, contemplam a noite tranqüila. Horas mais tarde Mailyn e Diogo observam o nascer do sol. Um brilho de segurança para marinheiros de primeira viagem, mas no caso de marinheiros experientes, apenas um símbolo na contagem de dias no mar. “Às vezes me considero experiente e lembro de todas as experiências que passei no mar. Mas outras vezes me sinto tão pequeno e impotente”, revela Diogo.

No Jacaré, em João Pessoa, a tripulação é presenteada com um pôr do sol magnífico. “É, talvez, o pôr do sol mais bonito do Brasil”, comenta Flávio.

Mas como a vida de marinheiro é uma vida nômade, o Itusca segue em frente, rumo à Natal. É quando, finalmente, aporta sem perder tempo, todos saem para passeios de bugue e caminhadas. Visitam Pipa e também as dunas do norte da cidade. Dizem que numa volta ao mundo de veleiro, caminha-se duas voltas. Para cada milha de barco, o velejador caminha duas...

Mar novamente. Agora numa travessia um pouco mais longa de dois dias. As meninas, um pouco menos acostumadas se adaptam bem, mesmo com o mar mexido e o vento fresco. Fortaleza desponta no horizonte. Aportam no Marina Park Hotel, e são recebidos de forma mais do que especial pelo amigo e também velejador Gil Bezerra, proprietário do hotel. Excelente anfitrião, Gil os leva para diversos pontos turísticos e por alguns dias Diogo e Flávio puderam esquecer um pouco a longa travessia que teriam pela frente a partir de Fortaleza até o Caribe.

Mas o dia chegou e com o coração apertado se despedem de suas mulheres, guardando os dias memoráveis num local especial na mente. Agora teriam 1700 milhas náuticas pela frente. Possivelmente mais de 10 dias no mar.

O vento sopra favorável e com ótima intensidade. Desta forma o Itusca singra nos primeiros dias com ótima velocidade. Passam um, dois, cinco dias e de repente uma vasta calmaria consome tudo ao redor.

Próximo da linha do Equador o mar parece um azeite e o calor sufoca Diogo e Flavio. “A sensação numa longa calmaria é muito ruim. O calor nos causava dor de cabeça e não saber quanto tempo você vai ficar ali boiando é muito angustiante” – diz Diogo.

Para passar o tempo Flávio solta uma linha com currico. A linha mal estica e lá está um belo atum se debatendo. A linha volta para a água e em seguida um dourado, e depois um atum, e outro atum e finalmente uma barracuda. Chega! Em vinte minutos 5 peixes é demais. Por 4 dias Diogo e Flávio comem o peixe pescado e bebem a água do seu dessanilizador. “Aquilo é que era independência. O mundo podia acabar e nós ainda estaríamos vivos por um bom tempo” – comenta Flávio.

A calmaria perdurou por cinco dias e Diogo e Flávio mantiveram a vela balão em cima constantemente para captar qualquer sopro insignificante. O vento de porão (motor) também ajudou, mas o combustível era tão limitado quanto o próprio vento na região dos Doldrums (calmarias intertropicais).

Doze sóis enormes e quentes foram contados nascendo e se pondo até que a dupla finalmente chegou a Trinidad and Tobago. Uma longa jornada que conclui essa primeira etapa da viagem de volta ao mundo. Floripa até Trinidad. Em breve seguem para o restante do Caribe e para o Panamá.

Chagada ao Caribe
Chega ao fim a primeira parte da viagem. "Depois de 2 meses de viagem chegamos a ilha caribenha de Trinidad e Tobago.

O trecho da costa Brasileira foi excelente, com ventos a favor quase que o tempo todo", diz Flávio.

Aconteceram alguns problemas técnicos no barco, como consumo de bateria excessivo, quebra do piloto automático (duas vezes), curto no inversor e em duas bombas de porão, entre outros pequenos problemas que a dupla agradece por terem acontecido na costa do Brasil, pois foi um aprendizado na área de eletrônica muito importante pra eles. "Tivemos dicas de vários velejadores que agradecemos muito.

Tivemos a oportunidade de parar em Ilhabela/SP, Rio de Janeiro, Cabo Frio/RJ, Vitória/ES, Abrolhos/BA, Camamu/BA, Morro de São Paulo/BA, Salvador, Recife/PE, João Pessoa/PB, Natal/RN e nosso ultimo porto Fortaleza/CE", diz Diogo.

"Salvador foi o primeiro porto que tivemos um verdadeiro contato com os velejadores, muitos barcos estavam subindo para Refeno e esperavam la boas condições para seguir viagem. Contatamos Crespo um velejador que nos inspirou nessa aventura, ele foi totalmente atencioso e nos deu varias dicas excelentes" comenta Flávio.

"Em Recife, Rafael que estava conosco voltou para Garopaba, porém recebemos as meninas de nossas vidas, Daniela Aguiar, minha namorada e Mailyn Guerreiro, esposa de Diogo, nos fizeram companhia até chegarmos a Fortaleza e transformaram a viagem ainda melhor. Conhecemos Maracaípe com o Big Rider Rato Fernandes, Porto de Galinhas, e Olinda com toda a sua história, uma das cidades mais antigas do País. Tivemos uma atenção especial de nosso grande amigo Marcelo Lacerda e sua família. O velejador Vicente Galo proprietário do trimarã Ave Rara referencia na regata internacional Recife – Noronha, também nos deu um grande suporte na cidade", diz Fávio.
Depois de uma noite de travessia e uma impressionante adaptação das meninas ao mar a dupla chega a Cabedelo o porto de João Pessoa/PB, mais exatamente no Jacaré, um dos lugares do Brasil com pôr de sol mais bonito, ao som do Bolero de Ravel tocado com sax em canoa na frente dos bares da região.

Mais 80 milhas e 12 horas de viagem o veleiro estava passando por baixo da recém inaugurado ponte de Natal/RN onde sem perder tempo os triplunates sairam para um passeio de buggy pela região. No outro dia, Pipa foi a praia escolhida.
A travessia para Fortaleza foi um pouco mais longa, demorando 2 noites e 1 dia de viagem. "Dani e Mailyn sentiram um pouco melhor o que passamos. Estavam desesperadas para pisarem em terra firme", revela Diogo.

"Fortaleza foi a cidade onde mais encontramos amigos e tivemos também um grande apoio, Gil Bezerra nos impressionava todo o dia nos acompanhando nos programas mais turísticos da região, como o Beach Park , parque das piscinas na cidade vizinha de Beberibe. Jantamos também com grandes amigos como Dudu Mazocatto, Plínio e Adriano Lavezzo, e o campeão mundial de Windsurf Freestile Marcilio Brow que nos acompanhou junto com o Gil num velejo mais ou menos, mas que matou a fissura, na praia do Pacheco. Compramos nossos suprimentos, muita comida e bebida, diesel nos tanques e água doce, nos despedimos das meninas e de nossos amigos e rumamos a nossa mais longa travessia, 1670 milhas, para Trinidad e Tobago. Agora só o Flavio e o Diogo a bordo do ITUSCA", conta Flávio.

"Os primeiros dias de travessia foram ótimos, fizemos cerca de 180 milhas por dia, o mar liso, estava tudo perfeito. Quando chegamos na altura do Oiapoque pegamos em menos de 20 minutos 5 peixes, 3 atuns, 1 dourado e 1 barracuda, devolvemos dois ao mar e nos deliciamos por 3 refeições com os outros. Nos outros dias o vento começou a ser cada vez mais raro, sendo que motoramos quase 5 dias seguidos para podermos chegar ao nosso destino. Usamos muito nossa vela balão sempre que dava ela estava em cima tentando capturar o maximo de vento possível na calmaria interminável", fala Diogo.

"Estávamos passando pela zona dos doudrames perto da linha do Equador e as calmarias são seguidas de tempestades com ventos de mais de 30 nós, estávamos tão desesperados por ventos que seguíamos as chuvas para poder desligar os motores por algumas horas.
Dia 6 de outubro chegamos a ilha de Trinidad depois de 12 dias de travessia. Aportamos em Chaguarama onde conseguimos um estaleiro para tirarmos o barco da água, minimizando ao máximo as chances de o barco sofrer algum dano por furacões que nessa época assombram o caribe. Dentro de 2 meses soltaremos as amarras do ITUSCA rumo ao Caribe, Grenada. Aguardem!", sufere Flávio.

Relato enviado do barco ITUSCA pelos velejadores Flávio Jardim e Diogo Guerreiro.


acontecendoaqui

Potencial turístico em evidência


Uma produtora de vídeo está produzindo um vídeo institucional para mostrar o potencial turístico dos municípios que integram o Conselho de Turismo do Pólo Seridó. A cidade de Acari faz parte deste grupo, por isso recebeu na última terça-feira, dia 21, uma equipe de filmagem com a pauta de gravação.

No vídeo serão mostradas algumas imagens do roteiro turístico de Acari, como o Museu do Sertanejo, o Mirante de Lagoa Seca e o açude Gargalheiras. Considerada um monumento histórico-cultural, a Igreja do Rosário também será apresentada aos telespectadores, assim como o cruzeiro em homenagem a Otávio Lamartine.

Manifestações

Além disso, a vídeo vai mostrar as manifestações culturais, como o Arraial do Arizão e o artesanato. Para a gravação, o roteiro turístico foi previamente agendado com a equipe de coordenação da Secretaria Municipal de Turismo. A equipe da produtora de filmagem é da RN Vídeo Produções, que na ocasião foi acompanhada pelo Guia de Turismo local, Sérgio Enilton.

No último mês de junho, o município de Acari participou do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, realizado em São Paulo.

Evento

Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o evento apresentou aos visitantes que passaram por lá, o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Na ocasião os visitantes puderam conhecer os roteiros turísticos das 27 Unidades da Federação e adquirir pacotes a preços e condições especiais para visitá-los nas suas próximas viagens.

Também tiveram acesso a comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País.

Divulgação

O vídeo vai ajudar na divulgação do potencial turístico da cidade atendendo os segmentos do turismo cultural, turismo rural, turismo ecológico, turismo pedagógico, ou a critério do turista. A Secretaria Municipal de Turismo trabalha com a diversidade cultural e natural da cidade, como o atrativo maior para atrair turistas de outras partes do Brasil e do mundo.

Além da conhecida hospitalidade do povo, famoso por saber acolher os visitantes de maneira mais agradável possível. O desenvolvimento turístico do Rio Grande do Norte será mais um ponto importante para a economia local e também serve para dizer que o estado não é apenas de praias, interiorizando este turismo. Tem muita coisa para ver, conhecer, e acima de tudo, saber que o nordeste tem potencial. Este tem sido o objetivo deste trabalho numa associação de prefeitos que buscam desenvolver cada vez mais o turismo na região.

Turismo

Os municípios ainda lutam para uma divulgação maior do turismo, infelizmente as maiores divulgações internacionais ainda estão para os grandes centros. Mas recebendo turistas brasileiros estes municípios darão grande salto e isto tem sido o objetivo. Um turismo de qualidade, que possa trazer não uma, mas diversas vezes, pessoas interessadas no desenvolvimento local.

Para o turismo desenvolver em seu grande pontecial é necessário em qualquer lugar que brigas políticas partidárias fiquem em segundo plano e que todos ganhem com uma economia forte, caso contrário, a política partidária poderá fazer com que certos municípios não saiam jamais da mesmice que vive. Está na hora de se trabalhar, todos juntos, pelo engrandecimento dos municípios e o turismo no seridó tem sido a grande ferramenta para geração de novas rendas e empregos na região. Agora depende de cada seridoense e de cada morador da região.

Portal H2FOZ - Vote Cataratas é destaque no estande do Paraná na Abav

Portal H2FOZ - Vote Cataratas é destaque no estande do Paraná na Abav


Cataratas do Iguaçu


Uma das sete maravilhas da Natureza

Não há como permanecer indiferente a este cenário. Um turbilhão de águas se lança de elevadas escarpas de basalto criando um espetáculo inigualável: os 275 saltos que formam as Cataratas do Iguaçu. Esculpida há 120 milhões de anos, essa maravilha da Natureza está no coração de um frágil ecossistema que abriga diversas espécies animais ameaçadas de extinção.

Localizadas na fronteira entre Brasil e Argentina, as Cataratas atraem milhares de turistas todos os anos. Quem as visita tem a possibilidade de caminhar por passarelas que levam a poucos metros da maior de todas as quedas d’água, a “Garganta do Diabo”, além de apreciar a mata exuberante do Parque Nacional do Iguaçu, a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo.

Por isso, comparar as Cataratas à norte-americana Niagara Falls é uma covardia. Que o diga a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Eleonor Roosevelt. Em visita a Foz do Iguaçu, ela comentou: “pobre Niagara”. Aqui, a biodiversidade faz a diferença. De onde quer que se contemple os saltos, é possível, por exemplo, apreciar nuvens de borboletas, as chamadas panapanás. São mais de mil espécies colorindo a bruma branca que envolve o Iguaçu.

No entanto, é a enorme quantidade de saltos, em forma de ferradura, com 2.700 metros de extensão — 800 metros no Brasil e 1.900 metros na Argentina — que atrai visitantes dos cinco continentes. As águas podem ser apreciadas das passarelas erguidas tanto no Brasil como na Argentina. Porém, é em Foz do Iguaçu que está a melhor vista das quedas.

Um pouco de história

O primeiro homem branco a ver as hoje famosas quedas d’água foi o navegador espanhol Álvar Nuñez Cabeza de Vaca, em 1542. Também responsável pela exploração da Flórida, nos Estados Unidos, Cabeza de Vaca descobriu as Cataratas por acaso, quando procurava um caminho que o levasse a Assunção.

O descobridor narrou a descoberta em seu diário: "O rio dá uns saltos por uns penhascos enormes e a água golpeia a terra com tanta força que de muito longe se ouve o ruído", reportou. Infelizmente, teve pouco tempo para contemplar o espetáculo. Sua navegação foi interrompida e ele precisou transpor as quedas rapidamente, pelo mato, com medo de ser atacado por índios hostis.

No início do século 20, as Cataratas tinham um proprietário, o fazendeiro uruguaio Jesus Val, que se gabava de ter as Cataratas no quintal de sua casa. Esse capricho lhe custou caro. O aviador Santos Dumont fazia uma visita à então Vila Iguaçu, em 1916, e teria se revoltado com o fato de essa beleza natural ter dono. Saiu de lá prometendo providências e três meses depois o governo expropriou a área.

Como reconhecimento, Dumont ganhou uma estátua de bronze em lugar de honra no Parque Nacional do Iguaçu, que seria criado somente em 1939.
Uma das sete maravilhas da Natureza

Não há como permanecer indiferente a este cenário. Um turbilhão de águas se lança de elevadas escarpas de basalto criando um espetáculo inigualável: os 275 saltos que formam as Cataratas do Iguaçu. Esculpida há 120 milhões de anos, essa maravilha da Natureza está no coração de um frágil ecossistema que abriga diversas espécies animais ameaçadas de extinção.

Localizadas na fronteira entre Brasil e Argentina, as Cataratas atraem milhares de turistas todos os anos. Quem as visita tem a possibilidade de caminhar por passarelas que levam a poucos metros da maior de todas as quedas d’água, a “Garganta do Diabo”, além de apreciar a mata exuberante do Parque Nacional do Iguaçu, a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo.

Por isso, comparar as Cataratas à norte-americana Niagara Falls é uma covardia. Que o diga a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Eleonor Roosevelt. Em visita a Foz do Iguaçu, ela comentou: “pobre Niagara”. Aqui, a biodiversidade faz a diferença. De onde quer que se contemple os saltos, é possível, por exemplo, apreciar nuvens de borboletas, as chamadas panapanás. São mais de mil espécies colorindo a bruma branca que envolve o Iguaçu.

No entanto, é a enorme quantidade de saltos, em forma de ferradura, com 2.700 metros de extensão — 800 metros no Brasil e 1.900 metros na Argentina — que atrai visitantes dos cinco continentes. As águas podem ser apreciadas das passarelas erguidas tanto no Brasil como na Argentina. Porém, é em Foz do Iguaçu que está a melhor vista das quedas.

Um pouco de história

O primeiro homem branco a ver as hoje famosas quedas d’água foi o navegador espanhol Álvar Nuñez Cabeza de Vaca, em 1542. Também responsável pela exploração da Flórida, nos Estados Unidos, Cabeza de Vaca descobriu as Cataratas por acaso, quando procurava um caminho que o levasse a Assunção.

O descobridor narrou a descoberta em seu diário: "O rio dá uns saltos por uns penhascos enormes e a água golpeia a terra com tanta força que de muito longe se ouve o ruído", reportou. Infelizmente, teve pouco tempo para contemplar o espetáculo. Sua navegação foi interrompida e ele precisou transpor as quedas rapidamente, pelo mato, com medo de ser atacado por índios hostis.

No início do século 20, as Cataratas tinham um proprietário, o fazendeiro uruguaio Jesus Val, que se gabava de ter as Cataratas no quintal de sua casa. Esse capricho lhe custou caro. O aviador Santos Dumont fazia uma visita à então Vila Iguaçu, em 1916, e teria se revoltado com o fato de essa beleza natural ter dono. Saiu de lá prometendo providências e três meses depois o governo expropriou a área.

Como reconhecimento, Dumont ganhou uma estátua de bronze em lugar de honra no Parque Nacional do Iguaçu, que seria criado somente em 1939.

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Serviço

Cataratas do Iguaçu
Horário de Funcionamento: de segunda a domingo, das 9 às 17 horas. No verão, das 9 às 18 horas.
Informações e reservas: (0xx45) 3521-4400
Site: www.cataratasdoiguacu.com.br
E-mail: cataratas@cataratasdoiguacu.com.br

Viaje com trem de luxo pelo sul do Brasil

O trem de luxo é um empreendimento moderno e quer proporcionar aos seus viajantes o que seu nome já diz: conforto.


Divulgação
Viaje com trem de luxo pelo sul do Brasil
A decoração dos vagões remete aos trens da época do Brasil colonial

Terra

Conhecer o interior do Paraná e suas belezas naturais já é uma ótima opção para quem curte um passeio tranqüilo e em contato com a natureza preservada. No entanto, agora é possível incrementar a experiência viajando em um trem de luxo que reproduz os trens da época do Brasil colonial, em um trajeto de 500 km - que vai de Ponta Grossa até Cascavel, a 492 quilômetros da capital.

O Great Brazil Express, como foi batizado o empreendimento, foi concretizado com a reforma de dois vagões turísticos da companhia paranaense Serra Verde Express. Um investimento de R$ 2 milhões das empresas Serra Verde Express/Grupo Higi Serv (Brasil) e Transnico International Group (Bélgica), garantiu uma redecoração interna dos vagões.

Foram utilizadas madeiras nobres, sofás de antiquários e reproduções de obras de artistas da época, como Debret e Rugendas. A natureza também está bastante presente na decoração, em pinturas no teto com imagens da flora e fauna e gravuras de pássaros como divisória de cada ambiente.

Além disso, o trem de luxo é um empreendimento moderno e quer proporcionar aos seus viajantes o que seu nome já diz: conforto. Ele conta com poltronas ao estilo Ralph Lauren com revestimento em couro, cortinas de seda e telas de plasma que mostram as imagens do passeio.

O público-alvo é o turista europeu, por isso os comissários são poliglotas e as campanhas promocionais serão voltadas especialmente para os países da Europa. Enquanto desfrutam das paisagens, os viajantes podem petiscar quitutes e experimentar um bom vinho, um whisky ou um champanhe.

Roteiro
O passeio de 8 ou 10 dias (depende do pacote) começa no Rio de Janeiro, onde os turistas passam um dia e têm a oportunidade de conhecer o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. No segundo dia, pegam um avião até Curitiba, no Paraná. Lá, eles têm a oportunidade de visitar a cidade em um trem turístico convencional e conhecer um trecho da Mata Atlântica nos municípios de Antonina e Morretes.

De ônibus, saem para Ponta Grossa. Mas no caminho passam por Tibagi, onde há pedras preciosas, o Canyon Guartelá com vegetação nativa, e pinturas rupestres. O município de Castro também está no roteiro, onde existe forte influência da cultura holandesa.

Já em Ponta Grossa, lugar de formações rochosas milenares, lobos-guará, jaguatiricas, quatis e gatos-do-mato, começa a aguardada viagem a bordo do Great Brazil Express. São dois dias de viagem até o município de Cascavel, com hospedagem em Guarapuava e depois passando por Irati, onde há um mirante e uma feira de artesanato. Chegando em Cascavel, um ônibus leva os turistas até as Cataratas do Iguaçu, onde a jornada termina.

Viagens
Cada vagão comporta até 22 pessoas, e o preço médio da experiência de viajar no primeiro trem de luxo brasileiro é de 3.490 euros por pessoa, com tudo incluso.

A estimativa de visitantes é de 2.112 turistas por ano. Inicialmente será realizada uma viagem por mês, com previsão de expandir para duas ao mês a partir de julho esse ano.

Reservas
BWT Operadora
www.bwtoperadora.com.br
(41) 3323-4007

Setor hoteleiro teme queda nas reservas - Economia - Gazeta do Povo

Setor hoteleiro teme queda nas reservas - Economia - Gazeta do Povo: "Economia

Sábado, 25/10/2008

Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Jonathan Campos/Gazeta do Povo / Movimento de executivos no Aeroporto Afonso Pena tende a diminuir e empresas devem reduzir número de viagens de funcionários. Movimento de executivos no Aeroporto Afonso Pena tende a diminuir e empresas devem reduzir número de viagens de funcionários.
Turismo
Setor hoteleiro teme queda nas reservas

Cerca de 40% do movimento dos hotéis curitibanos está ligado a viagens de negócios, que podem ser afetadas em caso de desaceleração econômica
Publicado em 25/10/2008 | Fernando Jasper

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Multinacionais com sede no Paraná devem reduzir o número de reuniões que exijam a participação de executivos de outras regiões, ou convocar menos gente para cada encontro. O número de feiras e congressos dificilmente cairá, mas esses eventos tendem a atrair menos visitantes e a ter uma participação mais tímida de expositores. E, com a esperada desaceleração econô"

Turismo - 24/10/2008 - 14:49 MS é um estado para todos os destinos turisticos


O Pantanal, maior planície alagável do planeta, é o principal destino para observação da vida selvagem na América do Sul
Foto: Guto Bertagnolli / Fundtur MS

O interior do Brasil traz a essência do povo brasileiro. Um dos exemplos é Mato Grosso do Sul, um Estado novo que fica no coração do país, de gente hospitaleira, belezas naturais indescritíveis, além do imenso potencial a ser explorado. De norte a sul, leste a oeste é um lugar que fascina.

O Pantanal, maior planície alagável do planeta, é o principal destino para observação da vida selvagem na América do Sul. O lugar típico para hospedagem são os hotéis-fazenda, onde o turista pode observar a natureza e ainda tem a chance de conhecer o modo de vida rural do homem pantaneiro e desfrutar de sua tradicional hospitalidade. Cavalgadas, passeios de barco, focagem noturna e observação de pássaros são algumas das atrações deste espetáculo, que vai contar a partir do ano que vem com a volta do Trem do Pantanal.

Premiado sete vezes consecutivas como o melhor destino de ecoturismo do Brasil - escolha do leitor da Revista Viagem e Turismo – Bonito, localizado na região turística “Bonito-Serra da Bodoquena”, é um lugar que o próprio nome descreve o que o turista vai encontrar. Grutas de belezas fascinantes, nascentes e rios de águas cristalinas para mergulho em meio a peixes e vegetação aquática, aquários naturais, cachoeiras e corredeiras para esportes de aventura, trilhas ecológicas, fauna e flora que fazem qualquer um ficar apaixonado pela natureza. Na verdade não é bonito. É lindo.

Outro destaque da região é o município de Jardim, que conta com o Recanto Ecológico Rio da Prata. O passeio foi considerado, pelo segundo ano consecutivo, a melhor atração turística do Brasil - escolha do leitor do Guia Quatro Rodas 2009.

A região Rota Norte é o mais novo roteiro validado do Estado. A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) e do Grupo de Operadoras de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Gopan) apontou que a região já está apta a ser comercializada. Durante a Feira Internacional e 1º Salão de Turismo, realizados ano passado em Campo Grande, foram apresentadas as rotas turísticas que incluem sítios arqueológicos, turismo de aventura, parques municipais, estaduais e o Parque Nacional das Emas, Rota das Monções, esportes náuticos, turismo agrotecnológico, histórico-cultural, observação de pássaros, pesca, negócio e eventos, ecoturismo, turismo rural e outros atrativos.

O Estado conta com uma rede hoteleira, composta por hotéis, pousadas, motéis, albergues e áreas para camping. Possui bares e restaurantes prontos para atender do mais simples ao mais sofisticado paladar. Dotado de moderno complexo de equipamentos e infra-estrutura de alta qualidade, com inúmeras opções para fazer compras, lazer e entretenimento. Dispõe de aeroportos e rodoviárias que facilitam a chegada de pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

Mato Grosso do Sul é bom para férias, descanso, cultura, esportes e aventura. Excelente para negócios e eventos. Propício para estudos científicos, para contemplação e investimentos e para o turismo. Mato Grosso do Sul é o Estado de todos os destinos.
Mais informações sobre o turismo de Mato Grosso do Sul você encontra no site da Fundação de Turismo MS (www.turismo.ms.gov.br ), ou pelo 0800 6476050. (FundTur MS)

Tribuna Catarinense

Tribuna Catarinense
Chegou o Guia Brasil 2009
O mais completo guia do País chega às bancas em formato maior e cheio de novidades

Já chegou às bancas o novo Guia Quatro Rodas Brasil. O Guia Brasil 2009 está cheio de novidades. Como o formato, maior, que torna a consulta mais fácil. Como o número recorde de hotéis (5.589) e de restaurantes (2.413). No começo da edição, que tem 924 páginas e custa R$ 39,99, você encontra os restaurantes estrelados e hotéis premiados, principais referências do turismo nacional, e 15 sugestões de roteiros para as suas próximas férias. Depois vêm as 888 cidades - entre elas, as 35 mais turísticas ganharam tratamento especial, com mais textos e informações. Encartado no guia, o Mapão do Brasil também foi renovado e traz informações sobre relevo. O Guia Quatro Rodas é a única publicação nacional que cobre mais de 200 mil quilômetros de estradas, paga todas as despesas de seus jornalistas e avalia hotéis e restaurantes com testes anônimos. O resultado? Um sistema único de classificação de hotéis, restaurantes e atrações, para que você faça sempre as melhores escolhas.
O lançamento do Guia Brasil 2009 foi no Citibank Hall, em São Paulo, reunindo cerca de 400 pessoas. O evento foi marcado pela entrega do prêmio O Melhor do Brasil, que elegeu os profissionais e estabelecimentos turísticos que se destacaram em 2008. O grande vencedor da noite foi o restaurante paulistano Fasano, que foi premiado como o melhor restaurante da cidade de São Paulo, da região Sudeste e do Brasil. Os melhores chefs também foram premiados: Tsuyoshi Murakami, do restaurante paulistano Kinoshita, ganhou na categoria Chef do Ano, e Renata Vanzetto, de apenas 19 anos, do Marakuthai, em Ilhabela, levou o prêmio de Chef Revelação.
As melhores hospedagens foram: Txai (Hotel Sustentável do Ano), Iberostar Praia do Forte (Resort do ano), Hilton São Paulo Morumbi (Hotel de Luxo do Ano) e Casa Turquesa (Pousada do Ano).
A Atração do Ano foi escolhida pelo público no viajeaqui, por meio de uma votação que reuniu as atrações 5 estrelas listadas pela equipe do Guia: pelo segundo ano consecutivo a atração vencedora foi a flutuação no Rio da Prata, em Jardim (MS).
Os textos estão mais completos e alguns destinos foram tratados de forma especial: como Bonito, onde o novo aeroporto promete facilitar o acesso dos turistas e Santa Teresa, bairro do Rio de Janeiro que recebeu dois novos hotéis em 2008. A edição é acompanhada ainda do "Mapão" do Brasil, com 5 217 destinos.

Workshop mostra o descubra a Europa

Foi no Hotel Renaissance, da capital paulista, que mais de 500 agentes de viagens e operadores de turismo tiveram informações sobre a Europa

Foi no Hotel Renaissance, da capital paulista, que mais de 500 agentes de viagens e operadores de turismo tiveram informações sobre a Europa, no evento organizado pela Comissão Européia de Turismo — CET — com apoio da Assist Card, Europcar, Leading Hotels of the World, Rail Europe, Six Rent a Car e Tam. Palestras dos patrocinadores e apoiadores, farto material de promoção e muita novidade em serviços garantiram o sucesso do Workshop Descubra a Europa, na opinião de Danny Guimarães, presidente da CET, sempre uma excelente oportunidade de atualização, para quem vende Turismo.

Nesta 2ª edição, o workshop reuniu representantes de oito países da Comissão — Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Suíça — contando com estandes de 51 parceiros, entre os quais Special Tours, Galeries Lafayette, St Paul’s Cathedral e Alian Tour. María Corinaldesi, da Rail Europe, ficou encarregada de abrir e fechar as palestras, falando sobre Trens Europeus, a melhor maneira de conhecer a Europa em detalhes.

Um executivo da Assist Card forneceu detalhes a respeito de Seguro Viagem na Europa. Aluguel de Carros na Europa foi tema abordado por um representante da Europcar e por Paulo Gaba Jr., da Sixt Rent a Car. José Roberto Pereira, da TAM, mostrou como a TAM opera na Europa, e Daniela Pescio, da Leading Hotels of the World, destacou as novidades dos Hotéis Leading na Europa.
O Workshop “Descubra a Europa” contou com a presença de 51 parceiros, todos europeus, representando os oito destinos participantes: da Alemanha foram inscritos no evento a Secretaria de Turismo de Munique e a Lufthansa; da Espanha, a S.A. de Xestión do Plan Xacobeo, o Turismo de Santiago, o Viajes Surland S. A., a Región de Murcia Turística, o Special Tours, o Transcantabrico — FEVE, Castilla y León, a Cataluña, Madri e Turgalicia.

Representando a França, The Regent Grand-Hotel, o Adagio City Aparthotel, o Regetel Hotels, a Galeries Lafayette, a Bridge Street International e o CFTAR & VAP Incoming; do Reino Unido, Asia Europa Tourism and Culture Information Bureau, Back Roads Touring Co., Big Bus Company, Go West Ltd., Select Travel, St Paul’s Cathedral, Visit London, AngloVision / EuroWelcome, bmi Airline, All European Travel e Visit Britain.

Os parceiros representando o destino Itália foram King Holidays Tour, Rusconi Viaggi, By Abruzzo, Incoming Partners, Limousine Service International, Erapolis Travel, Alian Tour, Bramante Travel, Hotel De Petris e Hotel Ancora e Consorzio di Promozione Turística del Verde Canavese e Astetour – Piemonte. Portugal foi representado por Turismo do Estoril, D. Pedro Hotels, Altis Hotels, Vip Hotels, Sana Hotels, Tap Air Portugal, Star Dmc, TQ DMC, Porto e Norte de Portugal e Pousadas de Portugal. Jungfrau Railways & Interlaken Tourism e Engelberg - Titlis Rotair foram os parceiros representando a Suíça.

Portal H2FOZ - Embratur promove Brasil no Canadá

Portal H2FOZ - Embratur promove Brasil no Canadá

22 de Outubro de 2008 | Atualizado às 18:56h

Embratur promove Brasil no Canadá


A ação de promoção acontece durante o 1º Festival de Cinema Brasileiro de Vancouver, no Canadá; com estande montado dentro do cinema, o Instituto fará distribuição de brindes e materiais promocionais durante as sessões

Apostando na força do cinema nacional para atrair cada vez mais turistas estrangeiros para conhecer o Brasil, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, realiza ação de divulgação durante o 1st Brazilian Film Festival em Vancouver, na Canadá, entre os dias 22 e 26 de outubro. O festival será realizado nos cinemas do Vancity Theatre, onde acontece anualmente o Vancouver International Film Festival.

Durante as sessões, serão distribuídos materiais promocionais e brindes, como camisetas e sacolas personalizadas com a Marca Brasil, produzidas com material reciclado. Dentro delas, guias de roteiros turísticos brasileiros em francês, chaveiros, pins e imãs de geladeira com imagens dos destinos brasileiros reforçam a divulgação turística do País.

“O cinema nacional, assim como a música e outras manifestações culturais, são excelentes ferramentas para apresentar o Brasil, com sua diversidade, suas belezas e o estilo de vida do nosso povo no exterior”, afirma Jeanine Pires, presidente da Embratur.

Em sua primeira edição no Canadá, o festival, que conta com o patrocínio da Embratur, vai mostrar o que há de melhor nas produções nacionais mais recentes. No total, serão exibidos sete curtas de animação e oito longas, sendo três documentários e cinco obras de ficção.

O Festival
Entre os longas-metragens selecionados para o 1st BRAFF Vancouver estão: Os Desafinados, de Walter Lima Jr; A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele; Iluminados, de Cristina Leal; Incuráveis, de Gustavo Acioli; Meu Nome não é Johnny, de Mauro Lima; Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho e A Casa do Tom, de Ana Jobim.

Para a mostra de curtas-metragens de animação foram selecionados os filmes: Coda, de Marcos Camargo; Dossiê Re Bordosa, de Cesar Cabral; Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas), de Victor Hugo Borges; Ícarus, de Victor – Hugo Borges; Vida Maria, de Márcio Ramos; Animadores, de Allan Sieber e O Jumento Santo e a Cidade Que Se Acabou Antes de Começar, de William Paiva e Leo D.

O Brazilian Film Festival faz parte do Circuito Inffinito de Festivais 2008, que já foi realizado em Canudos, Buenos Aires, Madri, Miami, Nova York e Milão – sempre com ações promocionais da Embratur para o público presente. Outras edições estão previstas para acontecer até dezembro, em diversas cidades do mundo.

Mercado canadense
O Canadá, considerado pelo Plano Aquarela de Marketing Internacional um dos mercados prioritários para a promoção no país exterior, é também um dos 20 principais emissores de turistas para o Brasil (em 2007, foram 63.963 canadenses).

(Embratur)

Ministros do Turismo do Mercosul debatem integração aérea, promoção e crise econômica


Thais Hernandes




Antonio Carambula, do Uruguai, Daniel Pablo Aguilera, da Argentina, Liz Rosanna Campos, do Paraguai, Luiz Barretto, do Brasil, e Oscar Santelices, do Chile

A V Reunião de Ministros de Estado de Turismo do Mercosul, que acontece de 20 a 23 de outubro, no hotel Marriot, em Copacabana, abordou hoje os seguintes temas: a integração dos países do bloco por meio de maior conectividade aérea sul-americana, a promoção internacional, especialmente através do projeto de promoção turística do Mercosul no Japão, e o cenário econômico mundial e seus impactos para o turismo da América do Sul.

Estavam presentes o ministro do Turismo Luiz Barretto, o subsecretário Nacional de Turismo da Argentina, Daniel Pablo Aguilera, a ministra do Turismo do Paraguai, Liz Rosanna Campos, o diretor geral do Ministério do Turismo do Uruguai, Antonio Carambula, o diretor Nacional do Serviço Nacional de Turismo do Chile, Oscar Santelices, a secretária executiva da Comissão Presidencial do Mercosul, Luís Laya, entre outros representantes destes países.

A aviação regional foi um dos destaques. "Tam e Gol sufocam a possibilidade de viabilidade econômica das empresas regionais", ressaltou Luiz Barretto, ministro do Turismo do Brasil. "Sem o fortalecimento da aviação regional, estamos fadados a somente trabalhar os destinos conhecidos", acrescentou, dizendo ainda que o país está estagnado em 140 pontos (destinos).

"Não temos vôos ligando duas capitais brasileiras como Teresina e Fortaleza, por exemplo. Precisamos ir a Brasília ou São Paulo para chegar a uma das cidades aumentando o tempo de vôo em cerca de três horas", criticou. O ministro disse ainda que Tam e Gol poderiam operar as linhas deficitárias como um papel social.

Segundo Barretto, o MTur está discutindo políticas alternativas: "Com o BNDES estamos vendo a possibilidade de um financiamento de aviões usados para as empresas regionais. A diferenciação no preço do combustível é uma outra forma de viabilizar economicamente essas companhias aéreas", afirmou.

O ministro apresentou também aos representantes do Mercosul o paradoxo em que vive o Brasl: "As companhias aéreas brasileiras não conseguem comprar aviões da Embraer, que é uma empresa brasileira, por causa dos impostos", disse. Ele citou ainda que no Brasil o máximo de capital estrangeiro que uma empresa aérea pode ter é 20%: "O proprietário da Azul tem nacionalidade americana e brasileira, por isso conseguiu abrir a empresa aérea no Brasil", lembrou.

José Luiz Cunha, diretor de Turismo e Lazer e Incentivo da Embratur, também presente na reunião, ressaltou que a política de céus abertos, como acontece no Chile, não poderia ser feita no Brasil: "As companhias brasileiras não têm grau de competição tanto pela alta taxa de impostos como pela legislação trabalhista". Ele defendeu ainda a ajuda pública para viabiliazar por meio de subsídio as empresas aéreas privadas de pequeno porte. "Assim, como, com a crise, os governos estão ajudando os bancos", finalizou.

A reunião prossegue na tarde de hoje com o tema Promoção.

Sérgio Cabral participa de feira do turismo no Riocentro

23/10/2008 - 06:13

O governador Sérgio Cabral participou da abertura da Feira das Américas – 36º Congresso Brasileiro de Agências de Viagem 2008, no dia 22 de outubro (quarta-feira), no Riocentro, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, organizado anualmente pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav). Cabral enalteceu o fato de a Abav realizar a feira permanentemente no Rio de Janeiro e destacou que o evento cresce a cada ano, com a edição atual ocupando praticamente todos os pavilhões do Riocentro.

O governador deu as boas-vindas aos operadores turísticos e agentes de viagem que lotaram o Auditório Principal do Riocentro, no Pavilhão 1, e que vão participar da feira nos próximos três dias.

– Sejam bem-vindos, bom trabalho, bons negócios e curtam o Rio de Janeiro que é a cidade mais bonita do Brasil e do mundo – completou, antes de seguir para Madureira, na Zona Norte do Rio, para inaugurar mais um restaurante popular.

Mais de 25 mil profissionais de turismo do país e do exterior, representando os principais agentes econômicos que compõem a cadeia produtiva do turismo, participam da Feira das Américas. Além de Cabral, participaram da mesa de abertura o ministro do Turismo, Luiz Barretto, e os governadores de Santa Catarina, Luiz Henriques, patrono da atual feira, de Minas Gerais, Aécio Neves, patrono do evento do próximo ano, e do Ceará, Cid Gomes, além do vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, entre outros.

A crise internacional e a alta do dólar estão motivando campanhas de fortalecimento do mercado turístico interno, uma promovida pelo empresariado do setor e outras duas pelo governo federal. Durante a abertura da Feira das Américas, o presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav), Carlos Alberto Amorim Ferreira, lançou o programa Brasil Vendo Melhor, de incentivo ao turismo doméstico, com a instituição de premiação para operadores e agentes de viagem em todos os destinos.

Depois de lembrar que a alta do dólar está mudando do exterior para o mercado interno o destino dos brasileiros que estão pensando em viajar a passeio, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, informou que o governo federal também lançará em novembro, em todo o país, uma campanha publicitária de promoção do turismo interno. Ele disse que a economia do país dos últimos anos fortaleceu o consumo nacional com a entrada no mercado de mais 20 milhões de pessoas.

– Nosso desafio é fazer com que esses brsileiros possam consumir mais produtos e, entre eles, incluam as viagens pelo Brasil. Prevejo um grande verão este ano para o turismo nacional – apostou.

Por outro lado, igualmente em face da alta do dólar, o ministério pretende realizar eventos e divulgar atrações turísticas nacionais no exterior para atrair mais turistas no próximo verão.

– Significa transformar o Brasil em um destino mais barato para o turista internacional. No próximo verão, teremos, com certeza, bem mais turistas estrangeiros – previu Barretto.

A respeito desta linha de ação, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, advogou uma maior interligação dos pacotes turísticos nacionais entre litoral, tradicionalmente o destino de mais de 80% dos turistas internacionais, e o interior do país, onde, segundo ele, se pode praticar os turismos ecológico, histórico-cultural, religioso e gastronômico.

– Falta uma certa articulação para que possamos vender pacotes maiores e mais completos, de forma que o turista estrangeiro venha ao Rio e a outros pontos do litoral do Sul e do Nordeste, mas também vá conhecer o Pantanal e as cidades históricas de Minas Gerais, por exemplo – destacou Aécio.

Este ano, participam 37 expositores do exterior com muitas novidades para a próxima temporada, entre elas os preparativos para a Olimpíada de 2012, em Londres. No total, serão mais de 700 expositores do país, incluindo órgãos oficiais de turismo, e do exterior.

O Pavilhão 3 será ocupado pelos destinos nacionais, com 46 expositores no total, em sua maioria de órgãos oficiais de turismo. O Estado do Rio comparece à Feira com um estande de 210 metros quadrados, no qual estão representadas as principais regiões turísticas. | Foto: (esq./dir.) Carlos Alberto Amorim Ferreira, presidente da ABAV Nacional; Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro e Luiz Barreto, Ministro do Turismo | Por: Guedes de Freitas/Secom.

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Apresentação do novo programa da capital mineira será feito na ABAV
Um novo programa para incrementar o turismo em Belo Horizonte será lançado na ABAV-2008. Depois de realizar campanhas de sucesso como “Eu amo BH radicalmente” e “BH 360º”, o Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau (BHC&VB) e a Belotur divulgam o “BH espera por você”, contando com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo de Minas Gerais.

O lançamento visa fluxo para os meses de janeiro e fevereiro de 2009, promovendo intensa programação cultural, gastronômica, de lazer, compras e negócios, além de oferecer descontos promocionais nos diversos serviços do setor turístico da capital mineira, hotelaria, comércios, restaurantes, entre outros.

Com o “BH espera por você”, o BHC&VB e a Belotur esperam gerar um aumento de 12% na ocupação da rede hoteleira. Segundo Júlio Pires, presidente da Belotur, iniciativas como essa são essenciais para desenvolver o turismo na cidade - “O mercado vestiu a camisa do projeto, o que é fundamental para o seu sucesso. O nosso objetivo é atrair principalmente turistas do interior do estado (MG), Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Distrito Federal e Salvador”, diz o presidente do organismo de turismo de BH.

Companhias aéreas vão oferecer de seis de janeiro à primeiro de março, tarifas especiais para quem escolher Belo Horizonte como destino. Já a rede hoteleira concederá descontos significativos e as agências de turismo receptivo vão trabalhar pacotes integrados para passeios em regiões próximas à capital mineira como: Ouro Preto, Caraça, Inhotim, Caeté, Serra do Cipó e Lavras Novas, além de grutas e de city tour por BH.

A tão famosa culinária dos mineiros está dentro da programação. Grandes nomes do setor gastronômico, que oferecem desde a tradicional comida mineira à culinária clássica e contemporânea, aderiram ao projeto e prometem cardápios especiais para o período do evento. O “Comida di Buteco”, consagrado evento gastronômico de BH irá reunir, durante todo o período da campanha, os participantes das nove edições do festival para servirem seus tira-gostos com descontos promocionais.
Em janeiro, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel MG) promoverá um festival gastronômico com a participação dos mais renomados chefs, com palestras e degustações.

Outro festival de reconhecido sucesso de público, a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança espera mais de 400 mil expectadores em 2009. E o turista que quiser aproveitar melhor o passeio não precisará enfrentar filas para a compra dos ingressos, já que as entradas do maior evento teatral popular do Brasil poderão ser negociadas diretamente com as agências de receptivo turístico.

O período também será um bom momento para compras a preços especiais. Os centros comerciais da capital já estão se mobilizando para fazer uma “mega liquidação”, que envolverá desde lojas de bairro a shoppings. O maior ponto turístico de BH, o Mercado Central, irá promover desfiles de moda em parceria com a Associação de Comércio do Barro Preto (ASCOBAP).

Os organizadores do programa garantem que as atrações serão inúmeras, para os visitantes e moradores da capital mineira e cidades da Grande BH . - “Além de atrair mais turistas e gerar um incremento no setor nos dois primeiros meses de 2009, também queremos que o belo-horizontino aproveite a sua cidade. E esse é o momento ideal, já que atrações não vão faltar” – finaliza Roberto Noronha Filho, presidente do BHCVB.

Jornal Documento - www.odocumento.com.br

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Cuiabá ganhará city tour oficial e sinalização turística
Várzea Grande, 21/10/2008 - 12:45.

.:: O TEMPO ::.

.:: O TEMPO ::.: "EDUARDO TRÓPIA/DIVULGAÇÃO
Valorização. A locomotiva, que faz a conexão entre as cidades de Ouro Preto e Mariana, agrega valor às atividades turísticas da região

Maria-fumaça. Os trens turísticos oferecem em Minas Gerais o maior conjunto cultural-paisagístico nessa modalidade de passeio
Viagem à história mineira


TÂNIA RAMOS

Reza a lenda que 'o trem corre na veia de todo mineiro'. Disseminado para o escoamento das riquezas minerais no passado, o transporte ferroviário está arraigado à história econômica, política e social de Minas Gerais. Um Estado que, mesmo no auge da decadência desse meio de locomoção no país, manteve ativo o trecho Vitória-Minas, de transporte de cargas e passageiros; assim como a maria-fumaça de Tiradentes a São João del Rei, para permitir o trânsito de passageiros entre as duas cidades, e que se consistiu num embrião dos atuais trens turísticos, com a demanda natural dos visitantes à região.

Com o resgate do trem como atração turística no país, Minas é o Estado que mais tem a mostrar aos visitantes, aos transportá-los entre cidades centenárias e com importantes patrimônios culturais. Seus trajetos reativad"

Pontos Turísticos da Cidade de São Paulo - Cidades do Brasil

Pontos Turísticos da Cidade de São Paulo - Cidades do Brasil

Pontos Turísticos de São Paulo

Estação da Luz



Todo o material utilizado na construção desta estação veio da Inglaterra. Após um grande incêndio, ela foi restaurada, em 1946. Ela tem participação na história do Brasil e do mundo.

Catedral Metropolitana de São Paulo



Sua construção teve início em 1913, até o seu término foram quatro décadas. Em seu acabamento foram utilizadas aproximadamente 800 toneladas de mármore raro, com estilo gótico modificado.

Museu de Arte de São Paulo



É o museu de arte ocidental mais importante na América Latina. Sua inauguração ocorreu em 1947. Possui um acervo lindíssimo, contendo obras de Van Gogh, Picasso, Monet, Renoir, Goya, Portinari, ente outros.

Teatro Municipal



Nos lembra o Teatro de Ópera de Paris, devido ao seu estilo eclético. Foi inaugurado em 1911, desde então vem sendo o palco de importantes manifestações culturais.

Cidade de São Paulo - São Paulo - Cidades Brasileiras