
O DIA ONLINE - VIAGENS - Uma bela capital às margens do Guaíba: "Uma bela capital às margens do Guaíba
Moderna, cosmopolita, mas ainda valorizando as tradições, Porto Alegre traduz o estilo de vida — e de se aproveitar a vida — no Sul do país
O nome, Porto Alegre, dá a sensação de um local tranquilo e feliz. De certa forma, é verdade, pois apesar de mais de 1 milhão de habitantes e um sistema de trânsito que é modelo para todo o país, a capital do Rio Grande do Sul ainda conserva sua alma de província.
O povo alegre, de traços bem europeus e a fala quase cantada, expressando-se na segunda pessoa (tu dormes, tu compras), é uma atração à parte neste pedacinho do nosso Brasil tão diversificado.
As estações do ano em Porto Alegre são bem definidas, diferentes da maioria das regiões do País. O mais interessante é o movimento do sol: no inverno, ele começa a cair em torno das 17h30. Já no verão, seus raios se arrastam até as 20h, proporcionando belos e longos dias.
Navegar pelo Rio Guaíba, um dos mais belos cartões-postais de Porto Alegre, é programa imperdível. Os barcos saem do ancoradouro que fica ao lado da Usina do Gasômetro
Para os cariocas, os nomes de alguns bairros e regiões de Porto Alegre são muito familiares. Você poderá passar por Santa Teresa, Humaitá, Leblon ou Ipanema. E o melhor é que a semelhança entre os nomes não terá sido mera coincidência.
Rodar pela cidade não é tarefa difícil, já que os transportes urbanos são eficientes, dividindo-se entre ônibus, metrôs de superfície, táxis e lotações. A capital gaúcha oferece ainda os ônibus da Linha de Turismo, percorrendo 11 bairros da cidade, em cerca de 80 minutos. Uma excelente opção para quem não tem muito tempo.
E por falar nisso, atração turística é o que não falta por aqui. Museus, praças, estátuas, parques, mercados e feiras não pretendem dar descanso enquanto se estiver na charmosa região. São atividades e passeios para turistas de todos os gostos.
Mas, após caminhar e se divertir, é preciso recuperar as energias. Para isso, nada melhor do que saborear um delicioso churrasco gaúcho em um dos diversos restaurantes de Porto Alegre. A cidade sem dúvida, encanta o paladar com tantas opções.
Porto Alegre é agitada à noite e um dos locais mais nobres é o bairro Moinhos de Vento. Quando o sol começa a cair, os bares, restaurantes e casas noturnas começam a lotar de gente bonita e animada.
O QUE FAZER E VER
MERCADO PÚBLICO. Praça 15 de novembro s/nº. Seg a sab., 8h30- 19h. Inaugurado em 1869, o mercado é uma verdadeira instituição. Os aromas da carne defumada se misturam aos dos peixes, das frutas e do chá mate. Aqui se encontram todos os tipos possíveis de chimarrão. Mas se vai também ao mercado para beber uma cerveja com os amigos. A alma gaúcha original ainda vibra aqui. Experimente o sorvete na tradicional banca 40.
BRIQUE DA REDENÇÃO. Bairro da Farroupilha. Horários: Mini-Zoo - Ter a dom 8h30 às 11h45 e 13h30 às 16h45. Mini-Parque de Diversões - Seg a sex 14h às 19h; sáb, dom e feriados 9h às 20h. Brique da Redenção – Dom 9h às 16h. É assim que os moradores de Porto Alegre chamam o Parque da Farroupilha. Possui uma grande área verde com árvores centenárias e espécies nativas do Rio Grande do Sul, além de diversos outros atrativos, como um parque de diversões, Mercado Bom Fim, quadras para esportes, Mini Zoológico e um café delicioso. Aos domingos, o lugar abriga uma feira de antiguidades.
PARQUE MOINHOS DE VENTO. Bairro Moinhos de Vento. Também conhecido como Parcão, é ponto de encontro de gente bonita nos fins de semana. Possui parquinho para crianças e biblioteca ecológica infantil. Oferece também quadras esportivas, pistas para corrida, entre outros. Sua sede administrativa é a réplica de um moinho, cercado por um lago artificial com peixes, marrecos, gansos.
Foto: Divulgação
CAMINHOS RURAIS DE PORTO ALEGRE.Aqui você pode vivenciar o dia a dia dos agricultores, apreciar uma paisagem de montanha, e ainda degustar as delícias coloniais. Além disso, oferece trilhas ecológicas, açudes para pesca e recreação para crianças.
CITY TOUR. Os embarques são feitos no bairro Cidade Baixa. Horários: 9h, 10h30min, 15h e 16h30min. Durante o horário de verão: 10h30min, 13h30min, 15h, 16h30min e 18h. Tels.: (51) 3212-1628 e 3212 -3464. Fazer uma visita guiada em uma linha de turismo pode ser uma ótima opção para quem não vai ficar muito tempo na cidade e quer conhecer os principais pontos turísticos. São mais de 20 atrações, percorridas ao longo de 11 bairros da capital, num passeio de aproximadamente 80 minutos.
CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA. Rua dos Andradas, 736, Centro. Tel.: (51) 3221-7147. São mais de 14 espaços dedicados às artes. Estes espaços estão voltados para o cinema, música, artes visuais, dança, teatro, literatura e realização de oficinas e eventos culturais.
IGREJA DAS DORES. R. Riachuelo, 630, Centro. Todos os dias, 8h30-19h30. Tel.: (51) 3228-7376. Uma das mais antigas da cidade. Apresenta arquitetura em estilo colonial português e fachada eclética: frontispício e altas torres, ornamentados com esculturas em gesso. Foi tombada em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por seu valor artístico e arquitetônico.
PRAÇA DA MATRIZ. É o ponto turístico mais importante de Porto Alegre, com diversos monumentos e museus ao seu redor. Não perca o Theatro de São Pedro e a Catedral Metropolitana.
THEATRO SÃO PEDRO. Pça Marechal Deodoro, s/nº. Tel.: (51) 3227-5300. Em estilo neoclássico, foi construído ao final da Revolução Farroupilha e inaugurado em 1858, depois de oito longos anos de construção. Em 1973, o teatro foi fechado, após quase desabar por uma infestação de cupins.
CATEDRAL METROPOLITANA R. Duque de Caxias, 1047, Centro. Tel.: (51) 3225-4980. Horários: Seg a sex, 7h-18h; sáb, 9h às 18h, e dom, 8h às 18h. Foi erguida logo após a fundação da cidade, a partir da necessidade de um local para atendimento espiritual.
USINA DO GASÔMETRO. Av. Pres. João Goulart, 551, Centro. Tel.: (51) 3227-1383 e 3212-5979. Ter a dom, 10h-22h. É a antiga Usina Termoelétrica da cidade, inaugurada em 1928 e um dos símbolos de Porto Alegre. Oferece uma das vistas mais lindas do pôr do sol da capital e é um dos centros culturais mais conhecidos, com vários espaços culturais, cafés e salas de cinema. Aqui foi realizado o Fórum Social Mundial.
PREFEITURA MUNICIPAL.Pça. Montevideo, 10. Lindo e importante ponto da cidade de Porto Alegre, com sua arquitetura positivista, apresentando estátuas da justiça e da liberdade. Seus vitrais vieram da França em 1869. Bem em frente, observamos a Fonte Talavera de La Reina e os leões, representando a força e o poder no marco zero da capital gaúcha.
PRAÇA DA ALFÂNDEGA.Por aqui encontramos estátuas de grandes poetas gaúchos e museus ao seu redor. Dentre eles o Memorial do Rio Grande do Sul, exibindo as raízes e tradições do povo gaúcho através de objetos, mapas, gravuras, fotos, livros, imagens iconográficas e depoimentos importantes sobre os principais fatos ocorridos no Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020. Tel.: (51) 3224-7210).
PASSEIO DE BARCO PELO GUAÍBA.Passeios deliciosos por um belo arquipélago no meio da natureza. As embarcações partem de três pontos: no cais da Usina, os barcos Noiva do Caí (Tel.: (51) 32117662), Seival e Turistinha (Tel.: (51) 9818-2274 e 9961-2926) e o Caribe I (Tel: (51) 3481-3783 e 9848-4566). No portão central do Cais do Porto, tem o Cisne Branco (Tel.: (51) 3224-5222). E da Praia de Ipanema, o barco Travessia (Tel.:(51) 3248-2539).
JARDIM BOTÂNICO. Rua Dr. Salvador França, 1427, Jardim Botânico. Tel.: (51) 3320-2000. Ter a dom, 8h-17h. Juntamente com o Museu de Ciências Naturais, o Jardim Botânico forma uma extensa área de preservação, pesquisas e lazer. O acervo natural conta com mais de 100 espécies, fazendo do Jardim Botânico de Porto Alegre um dos mais completos. Diversas atividades são oferecidas para conscientização da preservação da biodiversidade. Além disso, oferece exposições permanentes com visitas guiadas.
O CAMINHO DOS ANTIQUÁRIOS.Fica localizado no Centro Histórico de Porto Alegre. Informações: (51) 3224-2889. Seg a sex, horário comercial. Feira: sáb, 10h-16h. Aqui encontramos antiguidades, além de cafés, lojas, bares e restaurantes. Aos sábados, um passeio nostálgico por entre pratarias, móveis, louças, cristais, esculturas, artes plásticas, raridades e muitos outros produtos que dificilmente acharemos por aí — os lojistas expõem pela rua o que bem entendem. No último sábado de cada mês, acontece o ‘Viva o Centro a pé’, um passeio de quase duas horas percorrendo o centro da cidade com um guia que mostra e explica os pontos turísticos mais importantes. O melhor de tudo: é grátis!
MUSEU DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PUC-RS. Av. Ipiranga, 6681, Partenon. Tel.: (51) 3320-3521. Um moderno prédio abrigando diversos experimentos interativos. Para quem quer aprender , se divertir e tem curiosidade pelas ciências.
PASSEIO EM ITAPUÃ. Informações: (51) 3494-1111. Sem dúvida um lugar mágico, de rara beleza natural. Fica localizado entre o Lago Guaíba e a Laguna dos Patos. Por ter sido palco de combates na Revolução Farroupilha, os farrapos construíram fortes nos morros de Itapuã. Faça uma visita até o Farol de Itapuã, é imperdível.
ORLA DO GUAÍBA.Um dos principais cartões postais de Porto Alegre. Aqui a visão do generoso pôr do sol é linda ao longo de seus 15km de extensão. Além disso, caminhar pelo calçadão da Praia de Ipanema é uma delícia. Em seu entorno, bares e restaurantes agitam a região."