Olhar Direto


Olhar Direto: "Guias fotográficos inspiram viajantes por cinco cidades do Brasil
Folha Online
Foto: ReproduçãoGuias fotográficos inspiram viajantes por cinco cidades do Brasil

Imagens de tradicionais pontos turísticos, de belezas naturais incontestáveis, como praias e cachoeiras, de flagras da vida cotidiana ou de monumentos históricos. Cenas tradicionais, mas de encher os olhos, ou imagens de surpreender o mais conhecedor das cidades brasileiras. Um pouco disso tudo está em 'As Cidades do Brasil', coleção de guias fotográficos da Publifolha que apresenta registros representativos de cinco destinos do país: Salvador, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Florianópolis.

Dedicada tanto àqueles que estão de passagem pelo Brasil como ao público em geral, os livros da coleção têm cerca de 60 fotos, um texto que introduz o leitor à cidade e legendas autorais em cada fotografia. Em edição trilingüe, com textos em português, inglês e espanhol, os livros são viagens fotográficas que inspiram quem já foi, quem quer ir para as cidades retratadas ou quem quer simplesmente viajar por suas páginas.

Para criar cada um dos livros, dois profundos conhecedores (um escreveu, outro clicou) de cada cidade foram convidados. O volume sobre 'São Paulo' tem textos de Marcelo Coelho, colunista da Folha e autor do blog Cultura e Crítica na Folha Online, e imagens de Tuca Vieira, repórter-fotográfico da Folha.

Coelho descreve num roteiro preciso e com as mazelas e delícias da maior metrópole do país. Já Vieira, além dos pontos famosos (como Catedral da Sé, Teatro Municipal, Museu do Ipiranga e Bienal), constrói a cidade por seus recortes, mostrando lugares comuns ou detalhes pouco percebidos pelos seus moradores.

Já Salvador, a cidade do Carnaval e da comida apimentada, ganha um 'retrato' especial feito pelas mãos do músico Tom Zé cujos textos bem-humorados se destacam e do jornalista Eder Chiodetto, fotógrafo que possui obras no acervo da Coleção Pirelli-Masp e do MAM-SP.

O guia de Florianópolis, cidade conhecida por abrigar algumas das mais belas paisagens do Brasil, tem texto de José Geraldo Couto e fotografias de Caio Vilela, que revela tanto as praias paradisíacas (como as da Ilha do Campeche) como marcos da arquitetura (a exemplo da ponte Hercílio Luz) e costumes locais, entre eles o dominó da praça 15 e a festa do Boi de Mamão.

José Geraldo Couto mora em Florianópolis há sete anos, depois de viver mais de 40 anos em São Paulo. Jornalista e tradutor, é colunista da Folha. Caio Vilela fotografa profissionalmente há 12 anos e já viajou por mais de 40 países para realizar seu trabalho focado em turismo, gastronomia e cotidiano das crianças.

A colunista da Folha Eliane Cantanhêde foi a escolhida para apresentar Brasília, que revela em seu texto uma cidade muito além do que simplesmente a capital dos políticos. As fotos são de Graça Seligman, diretora do MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo, que ao longo dos últimos 20 anos realizou exposições sobre o Brasil em Roma, Praga, Madrid, Washington, Havana, Lyon e Guatemala.

Claro que o Congresso Nacional e Planalto estão lá, tanto em fotos aéreas como em focos que ressaltam as curvas criadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Mas também há o horizonte da Lagoa Paranoá, os vitrais da Catedral de Brasília, a vida dos bares na Asa Norte, os contornos do cerrado e o cotidiano das cidades satélites.

Por fim, 'Cidades do Brasil' contempla o Rio de Janeiro, um dos cartões postais mais famosos do país. O livro o mais extenso da coleção conta com mais de 80 fotos da cidade maravilhosa feitas pela renomada fotógrafa Claudia Jaguaribe e com textos do premiado escritor carioca Luiz Alfredo Garcia-Roza.

Uma cidade 'feminina e sedutora, bela e paradoxal', como define Garcia-Roza, é retratada nas imagens. A pobreza dos morros contrasta com a riqueza dos prédios da Barra, as cores do céu e do mar fazem par com o brilho do carnaval e das comidas. Fonte inesgotável para uma máquina fotográfica, o Rio aparece em retratos do MAM, do Parque do Flamengo, nos bondinhos e arcos da Lapa, nos botequins, no Corcovado, na Urca e nas praias."