hotelscombined

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Translate

Turista que vai para o exterior deve comprar dólar agora

BRASÍLIA - A crise do crédito que tem atingido o mundo, causando perdas a instituições e baixas nos mercados financeiros, pode prejudicar também os turistas que têm viagens agendadas para o exterior para os próximos meses. A instabilidade do dólar em relação ao real nas últimas semanas confunde turistas, que esperam o melhor momento para comprar a divisa americana. Segundo o consultor financeiro Gustavo Cerbasi, a troca da moeda brasileira pela americana deve ser feita agora.

Para Cerbasi, como o dólar está instável, não se estabelecendo em um patamar, os consumidores não devem especular.

- O impacto já existe. O melhor a fazer é não ficar torcendo para o dólar baixar. A recomendação é por travar o risco, diz o consultor.

- Viagem marcada não dá flexibilidade para a pessoa esperar mais um pouco para trocar a moeda, completa.

Para ele, os turistas também podem optar por comprar um travel check, que usa uma cotação do dólar pré-fixada ou investir em um fundo cambial.

O diretor para assuntos internacionais da Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav), Leonel Rossi, reafirma a recomendação: - em vez de usar cartão de crédito, turistas devem usar cartão de débito em moeda estrangeira, afirma.

- Com esse cartão, a pessoa vai fazer compras, fechar hotel. Esse é o modo de já fixar o câmbio.

Cerbasi também diz que as pessoas devem racionalizar a viagem.

- Tem que moderar no consumo, repensar e fazer as contas.

O diretor para assuntos internacionais da Abav afirma que a instabilidade do dólar já levou a uma redução de 30% na venda de pacotes para o exterior. Segundo ele, a boa notícia para as empresas do setor é que 50% das viagens para as férias de fim de ano já foram vendidas.

Ainda de acordo Leonel Rossi, 10% dos turistas trocaram viagens internacionais por passeios no Brasil. Ele defende que é um bom momento para o País receber estrangeiros, mas que a situação econômica no exterior pode fazer com que isso não ocorra.

Para Cerbasi, quem ainda não pagou por uma viagem no exterior deve considerar o turismo nacional.

- Com o dólar no patamar que está, é o caso de repensar, esperar estabilização da moeda. Na dúvida, vale fazer a lição de casa de que o País está bem na crise e pensar em viagem no Brasil.