JB Online
BRASÍLIA - Sustentabilidade, novas tecnologias e design moderno para mostrar ao mundo a diversidade brasileira. Essa é proposta do novo espaço de promoção do Brasil em feiras internacionais, que o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, inaugura na World Travel Market, uma das maiores feiras de turismo do mundo. O lançamento ocorre na próxima segunda-feira, às 17h.
A preocupação com o meio-ambiente é um dos pontos fortes do estande. O bar e o lounge são feitos com madeira de origem certificada, o material usado no piso gera menos resíduos e o lixo produzido nos eventos será enviado para reciclagem.
O estande apresentado na feira tem 713 metros quadrados, onde estão presentes 64 co-expositores, entre secretarias estaduais e municipais de turismo, hotéis, operadoras, convention bureaux e companhias aéreas.
No lounge do bar, os visitantes poderão gravar pequenos vídeos sobre o Brasil e conhecer mais sobre o país por meio de imagens e sons. Nos quatro dias de evento, haverá uma programação musical ao vivo com o melhor da Bossa Nova.
A World Travel Market está na 29ª edição e deve receber este ano cerca de 50 mil pessoas de 200 países. O evento é um importante espaço para a divulgação internacional de destinos turísticos e para rodadas de negócios entre agentes do mercado.
O Reino Unido é considerado um mercado de altíssima prioridade para a promoção internacional do país e está entre os 20 maiores emissores de turistas para o Brasil: em 2007 o país recebeu aproximadamente 177 mil turistas da região.
Em outubro, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, lançou em Londres a campanha publicitária Brasil Sensacional. As peças serão veiculadas até 2010 em jornais, revistas, emissoras de televisão, internet, outdoors, busdoors e no metrô.
Além disso, a Embratur desenvolve ações sistemáticas de promoção do turismo brasileiro para a região, como treinamentos a distância, seminários, workshops e caravanas de operadores para conhecer destinos brasileiros.