hotelscombined

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Translate

Olimpíada de Língua Portuguesa premia 21 semifinalistas da região Norte em Belém 07 de novembro de 2008.



BELÉM - A “Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro” realiza a quinta de sete oficinas seguidas de premiação regional na cidade de Belém de 10 a 12 de novembro. Participam do evento 21 alunos e 21 professores de 4ª e 5ª séries (5º e 6º anos) do ensino fundamental do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, inscritos e classificados na categoria poesia.

Alunos e professores escolhidos nessa fase farão visitas culturais a pontos turísticos e passarão por oficinas de leitura e escrita e premiação nas cidades-pólo do programa: Curitiba (Região Sul); Belo Horizonte (MG, ES e RJ), São Paulo (SP), Goiânia (Centro-Oeste) e Belém (Região Norte). Os estudantes e professores do Nordeste participarão de atividades em Fortaleza (Maranhão, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte) e Recife (Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Sergipe).

Já os alunos e professores de 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos) do ensino fundamental e 2º e 3º anos do ensino médio de todos os estados brasileiros, inscritos e classificados nas categorias memória e opinião, respectivamente, juntamente com os selecionados na categoria poesia no estado de São Paulo participarão da premiação regional a ser realizada na capital paulista, em 19 de novembro.

Todos os semifinalistas (alunos e professores) receberão medalhas de bronze e poderão escolher livros em uma livraria montada especialmente para eles.

Próxima fase

Após a conclusão dessa fase, serão indicados 150 textos para a seleção final, em Brasília, em 1º de dezembro, da qual sairão 15 vencedores. Os 150 finalistas, alunos e professores, receberão medalhas de prata e aparelhos microsystem.

Aos 15 alunos e professores vencedores na etapa nacional serão entregues medalhas de ouro, computadores e impressoras. As escolas nas quais estudam os 15 selecionados serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de livros para a biblioteca.

Formação de professores

O programa é desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, sob coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo da Olimpíada é formar professores que estimulem a leitura e o desenvolvimento de competências para a escrita em alunos de escolas públicas brasileiras.

De acordo com a secretária de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda, a Olimpíada contribui para melhorar o ensino de Língua Portuguesa nas escolas públicas: “Trata-se de um projeto inovador por não se resumir a uma competição. É um processo de formação dos professores para que trabalhem de maneira cada vez mais profunda na produção de textos nas escolas públicas brasileiras”, diz.

A iniciativa recebe investimento de R$ 15 milhões para custear a produção de diferentes materiais didáticos, em oficinas de leitura e ações de mobilização de diretores e professores. Os recursos são destinados também para transporte e hospedagem de estudantes, professores e equipes de formação nas fases de oficinas regionais e na etapa conclusiva do projeto.

Em 2005, o programa recebeu o Prêmio Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM), na categoria Organização, que destaca experiências, personalidades e organizações que ajudam o Brasil a avançar nas metas da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para assistir a vídeos com notícias e informações sobre a Amazônia, acesse www.portalamazonia.com/videosdaamazonia. Faça o seu cadastro.

Fonte: Itaú Social - RC