O evento não tem foco em exposição ou comercialização produtos
A Feira do Empreendedor de Teresina será realizada de 19 a 23 de novembro, no Parque Potycabana, tendo um conceito diferenciado. O evento não tem foco em exposição ou comercialização produtos, mas apresenta inúmeras oportunidades de investimentos para quem pretende inserir-se no mundo dos negócios.
É com essa tônica que a Feira do Empreendedor é considerada o maior evento promovido pelo Sebrae em todo o país, sendo uma feira itinerante, que percorre várias capitais brasileiras, divulgando novos negócios e disseminando a cultura empreendedora.
Pela quarta vez, Teresina sedia uma Feira do Empreendedor e, nesta edição, integra a programação da Semana Global do Empreendedorismo, ação que será realizada em mais de sessenta países no período de 17 a 23 de novembro e que prioriza um movimento em favor da atitude, da criatividade, da inovação e do empreendedorismo.
A Semana Global mobiliza também empresas, entidades e Organizações Não-Governamentais, ONG’s. No Brasil, a meta do evento é envolver quinhentos mil participantes, sendo promovido pelo Instituto Empreender Endeavor Brasil; com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae.
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Vinte palestras magnas e cento e setenta treinamentos entre cursos, mini-cursos e oficinas serão promovidos durante o evento, com assuntos que abordam os temas da feira que são Sustentabilidade, Criatividade e Inovação, num total de dez mil e quinhentas vagas para capacitação de empresários, empreendedores e estudantes.
Personalidades e especialistas renomados no mercado estarão em Teresina a exemplo do publicitário Stalimir Vieira; do diretor de Comunicação e Serviços de Marketing da Nestlé Brasil, Mário Castelar; do estilista Lino Villaventura; da designer Suzana Barreto; do jornalista e empresário, ex-secretário Nacional de Cultura, Sérgio Xavier; do especialista em empreendedorismo Sérgio Dal Sasso; do jornalista da Revista Época e escritor, Ricardo Neves; do professor-doutor em Educação da Escola de Comunicação e Artes de São Paulo, Luiz Trigo; do consultor e professor de Comportamento Organizacional , Sávio Normando; da designer de embalagens, Gisela Schulzinger; do professor de Empreendedorismo e escritor, José Caetano; do consultor organizacional, Carlos Guedes; do Assessor de Qualidade do Inmetro, Zulmar Vieira; do especialista em franchising e sócio do Grupo Cherto, Adir Ribeiro; da designer Marta Martins; do escritor e palestrante motivacional Luciano Pires; e do professor-doutor e diretor técnico do Sebrae em Santa Catarina, Anacleto Ortigara.
Todos os treinamentos e palestras serão gratuitos. As inscrições para o evento devem ser efetuadas, previamente, via internet. O acesso ao Parque Potycabana será mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível.
ARQUITETURA CÊNICA
Pela primeira vez uma Feira do Empreendedor contará com recursos de arquitetura cênica, quando determinados espaços terão cenários, a exemplo do setor de cachaça, que terá um botequim rural. O mesmo ocorre com o setor de turismo, que terá a ambientação de uma pousada.
Dentro dessa proposta cenográfica a feira terá também uma mini-horta, uma mini-fábrica de cajuína, uma mini-fábrica de beneficiamento de castanha de caju, mini-usina de leite e de queijo; oficinas vivas de moda, metalurgia e de calçados e bolsas; ambientação de restaurantes com temática turística; oficinas vivas de artesanato, tanque de piscicultura, um aviário e um mini-jardim de floricultura tropical. O projeto da feira é assinado pelo arquiteto e professor Paulo Vasconcelos.
MÚSICA - EVENTO INÉDITO NO ESTADO
Dentro da programação da feira será realiza ainda a 1ª Feira da Música Piauí e Maranhão.
A Feira da Música terá uma vasta programação, que inclui um Seminário de Negócios, além de um espaço próprio e destacado. Será o Music Hall, no qual acontecerão oficinas, Festival de Baixo, exposição de produtos e serviços da cadeia da música, shows com artistas do Piauí, Maranhão e de outros Estados do Nordeste e apresentações de dança, teatro, circo e hip hop.
O seminário contará com palestras de profissionais renomados do mercado da música, os quais debaterão temas como direitos autorais, mídia digital, distribuição, mercado e festivais independentes.
A 1ª Feira da Música Piauí e Maranhão é uma realização do Sebrae no Piauí tendo a parceria com a Fundação Cultural do Piauí, Fundac; Sebrae no Maranhão e Secretaria Estadual de Cultura do Maranhão.
ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL
Quinze consultores estarão a postos para atender os empreendedores que visitarem a feira em busca de orientação empresarial.
Será montada a da Central Fácil e um Espaço de Oportunidades e Negócios para que o empreendedor receba toda assessoria e orientação ao procurar algum tipo de informação sobre os procedimentos legais para a abertura de uma empresa como órgãos de registro, incentivos fiscais, orientação ao crédito, entre outros assuntos.
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO
Um espaço onde o conhecimento e a informação são prioridades. Assim vai funcionar o Centro de Documentação e Informação na Feira do Empreendedor, no qual haverá lançamento, exposição e comercialização de livros, numa parceria com as Livrarias Literato e Universitária, que terão títulos sobre motivação inovação, marketing, vendas, legislação, legalização, agronegócio, dentre outras informações sobre gestão de negócios.
Durante o evento, também vai funcionar o CDI On Line, um atendimento via internet para os clientes que desejam obter informações empresariais do Sebrae.
E para as crianças que visitarem a Feira do Empreendedor terá um local mais que especial, uma brinquedoteca, um espaço circense montado em parceria com o Grupo Cafundó, para “contação” de histórias, teatro de fantoches (leituras) e brincadeiras diversas sempre com um olhar voltado no despertar para o empreendedorismo;
TURISMO
Turismo e gastronomia vão caminhar lado a lado na Feira do Empreendedor, quando duas cozinhas montadas na feira vão apresentar diversos cursos e oficinas como bombons de chocolate recheados, salgados especiais, biscoitos caseiros; saladas cruas, cozidas e especiais; culinária à base de caju; fabricação de requeijão cremoso e drinks & coquetéis à base de cachaça. Sete restaurantes temáticos vão funcionar como uma praça de alimentação da feira.
Para representar os meios de hospedagem dois conceitos de pousadas serão apresentados no evento: uma pousada litoral e outra para a zona urbana. O Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac, serão parceiros nessa iniciativa, que demonstrará ainda serviços hoteleiros.
COMÉRCIO VAREJISTA
Uma movimentada Rua do Comércio vai chamar a atenção de quem visitar o espaço do Projeto Pólos Comerciais executado pelo Sebrae no Piauí.
A rua terá maquetes virtuais de lojas de autopeças, serviços de oficinas, minimercados, de confecções, como também um Espaço Feira em parceria com a Ceapi, que será um canal de aproximação comercial com hotéis, bares e restaurantes.
O setor de beleza também estará na Rua do Comércio disponibilizando gratuitamente penteados, cortes, maquiagem e unhas decorativas para o público que visitar a Feira do Empreendedor. Essa ação é uma parceria com o Senac.
A Rua do Comércio também vai abrigar uma mostra de arte em sucatas, tendo o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, Senat.
Várias oficinas e palestras para o setor de oficinas mecânicas, um dos segmentos atendidos pelo Projeto Pólos Comerciais do Sebrae no Piauí, fazem parte da programação do evento.
ARTESANATO
Oficinas vivas em cerâmica, jóias artesanais em opala e em couro e bordados. O espaço tem o apoio da Associação dos Joalheiros e Lapidários de Pedro II, Ajolpi; e da Cooperativa dos Artesãos Ceramistas do Poti Velho, Acepoti. Cada espaço será, na verdade, uma vitrine para exposição de peças.
Haverá ainda o Armazém do Artesanato, único espaço da feira destinado à comercialização de produtos das mais diversas tipologias que compõem esse segmento no Piauí.
FLORICULTURA
Um jardim vai recepcionar o público que visitar o espaço temático do setor de Floricultura Tropical, no qual consultores darão orientações sobre plano de negócios desse segmento.
Oficinas de arranjos florais e a palestra Plantas Medicinais e Aromáticas, um Mercado em Potencial também fazem parte da programação da feira voltada para a Floricultura Tropical.
AVICULTURA E PISCICULTURA
No espaço destinado à avicultura será instalada uma maquete de um aviário, quando consultores do projeto explicarão todas as etapas para se implantar um aviário básico. Uma oficina prática de cortes padronizados e a palestra Como Implantar uma Unidade de Criação de Galinhas Caipiras também fazem parte da programação do setor na feira.
No setor de piscicultura, será instalado um aquário com alevinos de tilápias, tambaquis e carpas, e um tanque rede representando um viveiro de peixes. O espaço contará também com a presença de produtores selecionados pelo Projeto de Piscicultura executado pelo Sebrae no Piauí, além de oficinas práticas de cortes padronizados e duas palestras: Viabilidade Econômica na Implantação de um Projeto de Piscicultura e A Piscicultura Como uma Grande Oportunidade de Negócio.
CONFECÇÕES
Uma célula viva com todo o processo produtivo de vários segmentos de confecção. Assim vai funcionar o espaço da moda que apresentará modas íntima, casual, fitness, jeans e praia. Outra novidade será o funcionamento de uma oficina de serigrafia, com apresentação de máquinas, de técnicas inovadoras em estamparia, pintura a seco e adesivos.
Em parceria com o Projeto Comércio Brasil acontecerão, durante a feira, rodadas de negócios com empresários de confecções do Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas e Acre. Outro momento importante do setor na Feira do Empreendedor será o lançamento do livro do estilista Lino Villaventura.
ARTEFATOS DE COURO
O setor de couro e similares vai apresentar uma célula viva de produção de bolsas, tendo a presença de consultores que vão orientar sobre plano de negócios para instalação de indústrias de bolsas e calçados. Também haverá oficinas de fabricação de sandálias e bolsas de couro e similares.
METALURGIA
Um plano de negócios para a montagem de uma serralheria e uma vitrine criativa com resíduos de ferro serão as atrações do setor de metalurgia na Feira do Empreendedor.
O setor também apresentará palestras de empresários que se destacaram no segmento no Estado como, por exemplo, Edmilson Mendonça, da Azurra Móveis; e Paulo Viana, da Viana Design.
AGRONEGÓCIOS
Oficinas de fabricação de queijo, iogurte e requeijão, palestras de empresários do setor de leite e derivados, oficinas de cosméticos à base de mel, exposição e degustação de cortes padronizados de ovinos e caprinos, exposição de produtos à base de caju, oficinas de culinária a partir do caju e exposição de frutas do Distrito Tabuleiros Litorâneos, Ditalpi, serão algumas das inúmeras atividades apresentadas pela Unidade de Agronegócios do Sebrae no Piauí durante a feira.
A unidade executa projetos em fruticultura, apicultura, cajucultura, leite e derivados e ovinocaprinocultura e durante o evento também promoverá palestras sobre as possibilidades de investimentos nesses setores, como também disponibilizará consultores nos estandes para explicar como fazer um plano de negócios para atuar nessas áreas.
MANDIOCULTURA
O Projeto Mandiocultura do Araripe, da região de Picos, no sul do Estado fará demonstrações de todo o processo de beneficiamento da mandioca para produção de farinha e goma, da produção de ração em forma de feno e de silo; produção de tijolo ecológico com utilização de manipueira (resíduo líquido do processo de beneficiamento da mandioca); como também exposição de derivados da mandioca a exemplo da farinha de mandioca, goma, vinagre e sabão de manipueira.
ESPAÇO MUNICÍPIOS
Uma área destinada aos municípios do Piauí que realizam grandes ações em favor dos micro e pequenos negócios. Será o Espaço Municípios, que vai envolver a participação dos municípios finalistas no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, premiação que contempla os gestores municipais que apresentam iniciativas criativas e inovadoras para o surgimento e desenvolvimento dos micro e pequenos negócios, através da geração de trabalho e renda.
Sete prefeituras finalistas do prêmio foram convidadas a participar do espaço, com exposição de produtos artesanais, apresentação da culinária típica da região e das iniciativas que colaboram para o desenvolvimento sócio-econômico dessas cidades.
O Espaço Municípios estará à disposição dos prefeitos, através de um serviço de orientação sobre parcerias que podem ser viabilizadas entre o Sebrae e as prefeituras municipais do Piauí.
Haverá ainda orientação sobre o planejamento estratégico do município, regulamentação e implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e elaboração de projetos.
O Espaço Municípios também terá a participação da Associação Piauiense de Municípios, APPM, que dará apoio institucional a essa ação do Sebrae junto às prefeituras.