hotelscombined

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Translate

Portugal Digital - Ministros europeus das Finanças acompanham situação em Portugal e Espanha

Portugal Digital - Ministros europeus das Finanças acompanham situação em Portugal e Espanha: "Ministros europeus das Finanças acompanham situação em Portugal e Espanha

Juncker disse que 'tudo será feito com vista à estabilização financeira da Zona Euro', admitindo, no entanto, que 'é muito difícil acalmar os mercados financeiros'.

Da Redação, com agências

Bruxelas - Os ministros das Finanças da Zona Euro reiteraram o apoio às políticas orçamentais seguidas por Portugal e Espanha, na reunião realizada segunda-feira à noite em Bruxelas, na sede da Comissão Europeia, não tendo adoptado qualquer nova medida para fazer face à crise económica e financeira.

Durante a reunião, os ministros das Finanças da Zona Euro discutiram a possibilidade de aumentar o valor do fundo europeu de estabilização financeira (FEEF), bem como a proposta de Itália e do Luxemburgo de a Zona Euro criar uma agência para emitir dívida conjunta para os países do euro, mas sem qualquer decisão.

O presidente do Eurogrupo Jean-Claude Juncker disse aos jornalistas que a questão de emissão de dívida europeia não foi abordada.

Juncker reafirmou comentários positivos sobre os países periféricos que têm estado sob maior pressão nos mercados. Sobre Portugal disse que tem feito “progressos consideráveis” no combate ao défice e quanto a Espanha afirmou que os responsáveis europeus estão impressionados com os planos orçamentais de Espanha.

Apesar das manifestações de confiança, o presidente do Eurogrupo disse que foi pedido ao ministro português das Finanças, Teixeira dos Santos, 'que precise as reformas estruturais que Portugal conta apresentar nos próximos meses'.

Juncker disse também que 'tudo será feito com vista à estabilização financeira da Zona Euro', admitindo, no entanto, que 'é muito difícil acalmar os mercados financeiros'.

Já o comissário Europeu, Olli Rehn, qualificou o Orçamento do Estado de Portugal para 2011 como “ambicioso” e disse que Espanha apresentou medidas “significativas e abrangentes”.

Olli Rehn enfatizou ainda que os países da Zona Euro têm que travar a crise da dívida soberana. “A recuperação está a ganhar força e a progredir, mas ao mesmo tempo é essencial que consigamos conter os pequenos fogos financeiros, para que não se torne num incêndio florestal que se estenda a toda a Europa”, disse o comissário europeu.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"