hotelscombined

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Translate

Competitividade do turismo em Manaus é inferior a outras capitais | Economia | Notícias | D24am.com

Competitividade do turismo em Manaus é inferior a outras capitais | Economia | Notícias | D24am.com: "Competitividade do turismo em Manaus é inferior a outras capitais

Índice de Competitividade da cidade, segundo o Ministério do Turismo, é semelhante ao das demais capitais.

Manaus - Relatório do Ministério do Turismo (Mtur) revela que Manaus tem o Índice de Competitividade do Turismo ligeiramente inferior ao verificado nas demais capitais, segundo apontou o diagnóstico realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), a pedido do governo federal.

O índice atribuiu 63,7 pontos à capital do Amazonas, número acima da média nacional (56 pontos), mas seis décimos abaixo da média das capitais brasileiras, que foi de 64,1.

Na mesma pesquisa, Manaus, Barcelos e Parintins são os municípios apontados pelo ministério como os destinos indutores do desenvolvimento turístico do Amazonas.

Há três anos, pesquisadores da FGV vêm coletando dados em destinos turístico e monitorando a evolução dos itens definidos no Índice de Competitividade.

Serviços e equipamentos turísticos; acesso; atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e aspectos culturais são os itens observados pelos pesquisadores.

Os índices de competitividade estão divididos em cinco níveis, em uma escala que varia de 0 a 100. Manaus encontra-se no nível 4, que vai de 61 a 80 pontos. O ministério ainda não divulgou os pontos obtidos pelos municípios de Barcelos e Parintins.

Pontos fracos

De acordo com o diretor executivo da Manaustur, Orlando Câmara, os dois pontos mais fracos do turismo na capital são marketing e promoção do destino e monitoramento, que avalia as ações e deficiências do destino junto às operadoras de turismo nacionais e internacionais.

“Apesar de estarmos à frente de muitos destinos brasileiros, Manaus ainda precisa trabalhar os pontos fracos para atingir uma alta competitividade e para que possa fortalecer o turismo no Estado”, afirmou Câmara.

O índice resultou numa base de dados com informações estratégicas para promover o turismo nos locais destacados no Plano Nacional de Turismo (PNT) do Mtur. Uma das metas do PNT é estruturar 65 destinos turísticos com padrão de qualidade internacional.
De acordo com o documento, o índice não mede a competição entre os destinos. “Não se trata de um município ser melhor do que o outro, mas sim de cada um se superar ano após ano, proporcionando ao turista uma experiência cada vez mais positiva”, informa o relatório.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"