Maior evento de turismo da Américas começa no Rio « Empreendedores – O Blog da Caixa

Maior evento de turismo da Américas começa no Rio « Empreendedores – O Blog da Caixa: "Maior evento de turismo da Américas começa no Rio
postado por Equipe Caixa - 20/10/10 às 19:50

A Caixa Econômica Federal participa da Feira das Américas, evento promovido pela Associação Brasileira de Agência de Viagem (Abav), que começou hoje (quarta, 20/10) e vai até sexta-feira (22/10), no Rio de Janeiro. A Feira reunirá 800 empresas, de 40 países, ligadas à cadeira produtiva do turismo, como agências de viagens, companhias aéreas e órgãos do governo. A expectativa dos realizadores é de receber 24 mil visitantes para conhecer as principais tendências do mercado de turismo, nos três dias de evento, nos pavilhões 2, 3 e 4 do Riocentro.

Para o superintendente nacional de Micro e Pequenas Empresas da Caixa, Zaqueu Soares Ribeiro, o apoio ao turismo é fundamental para o fortalecimento da economia do país. “Dessa forma, a Caixa, como parceiro estratégico do governo federal, tem atuado em parceria com o Ministério do Turismo, desenvolvendo produtos e serviços para atender as necessidades do setor”, explicou o superintendente.

Nicho estratégico

Até o mês de julho deste ano, a Caixa já emprestou R$ 2,2 bilhões em crédito para empresas da cadeia produtiva do turismo. A instituição se destacou entre os bancos oficiais que apoiam o turismo, respondendo por quase 63% dos recursos aplicados no ano e permanecendo no primeiro lugar do ranking do Ministério do Turismo. A média mensal, de R$ 317 milhões em empréstimos, supera em 34% a estabelecida no ano passado (cerca de R$ 237 milhões), quando o banco investiu R$ 2,98 bilhões em crédito para o Turismo, valor 105% maior que o aplicado em 2008, que chegou a R$ 1,45 bilhão.

O bom resultado da Caixa é fruto de um trabalho iniciado em 2003, quando o banco definiu a Cadeia Produtiva do Turismo como um de seus nichos estratégicos. Com isso, identificou as peculiaridades e necessidades do setor, o que possibilitou desenvolver produtos específicos para o trading. A Caixa tem procurado atender às necessidades dos vários elos dessa cadeia, contribuindo para a movimentação de riqueza nesse setor e, consequentemente, alavancando seus resultados.

Cartão Turismo CAIXA

Um dos principais produtos da Caixa voltados ao turismo é o Cartão Turismo CAIXA. O produto já movimentou este ano até agosto passado R$ 900 milhões, representando um crescimento de 21% em relação ao mesmo período de 2009. A expectativa é de que até o final do ano o cartão atinja R$ 1,2 bilhão em movimentações. Até o momento, o Cartão Turismo CAIXA alcançou, aproximadamente, 1 milhão de clientes.

O cartão, que utiliza a marca da Caixa associada às bandeiras MasterCard e Visa, possibilita parcelamento com prazo de até 24 meses e taxa de juros diferenciadas, para utilização em estabelecimentos de turismo, como hotéis e pousadas, companhias aéreas, locadoras de veículos, companhias terrestres, agências de viagem, restaurantes e parques temáticos.

Além disso, o cartão pode ser utilizado para pagamento de bens e serviços em todos os estabelecimentos associados. Ao adquirir o produto, o cliente também pode converter seus pontos Caixa em vantagens nos programas de milhagem de companhias aéreas como TAM, Gol/Varig e TAP.

Tome nota:

O que: Feira das Américas

Quando: Dias 20, 21 e 22/10/2010, das 13h às 19h

Onde: Riocentro (Centro de Feiras, Exposições e Congressos do RJ), pavilhões 2, 3 e 4. Av. Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Tags: CAIXA, crédito, feira, turismo

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Hotéis Rio de Janeiro

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Pavilhão brasileiro na Expo Xangai recebe 2 milhões de visitantes | Notícias Arquitetonline

Pavilhão brasileiro na Expo Xangai recebe 2 milhões de visitantes | Notícias Arquitetonline: "Pavilhão brasileiro na Expo Xangai recebe 2 milhões de visitantes

O pavilhão brasileiro na Expo Xangai, projetado pelo arquiteto
Fernando Brandão, atingiu um importante marco: 2 milhões de
visitantes. Maior evento brasileiro fora do Brasil até hoje, o
pavilhão está entre os 10 mais populares da feira entre a imprensa
e o público.

O importante número foi registrado no final de setembro. Os
visitantes da marca 2 milhões foram celebrados e presenteados
com uma camisa da seleção brasileira de futebol e uma mochila de
lona, estampada com pontos turísticos do Rio de Janeiro.

O sucesso do pavilhão brasileiro vem do retrato das brasilidades,
dos vídeos e imagens que revelam a identidade das cidades
brasileiras, com suas singularidades e dinamismo, além da grande
interatividade proporcionada ao público.

“Procuramos trazer nossas brasilidades para o pavilhão, de tal
forma que sejam facilmente reconhecidas e identificadas. A
começar pela fachada, formada por centenas de ‘lascas’ de
madeira coladas de forma irregular, pintadas de verde, lembrando
tanto a cor da bandeira nacional, como as nossas florestas. Faz
referência também à realidade e à natureza do povo brasileiro, sua
criatividade e irreverência”, explica Fernando Brandão.

Até o final da expo, dia 31 de Outubro, espera-se que 2,5 milhões
de pessoas passem pelo pavilhão do Brasil.

A Expo

Desenvolvimento sustentável, soluções urbanas, qualidade de
vida, são algumas das principais questões levantadas pela Expo
Xangai 2010. Com 192 países participantes e o tema “Cidade
melhor. Vida melhor.”, a feira traz para o mundo o futuro das
cidades, só possível a partir de soluções sustentáveis.

A participação brasileira traz como tema “Cidades Pulsantes: sinta
a vida das cidades brasileiras”. Para Brandão, essa temática
destaca o dinamismo e vivacidade das cidades brasileiras, além da
energia do nosso povo. “O logo, na forma de parênteses
invertidos, representa exatamente essa pulsação. Assim como nos
desenhos animados, em que essa forma sempre simboliza algo
pulsando, vibrando”. Os parênteses lembram também uma das
principais imagens brasileiras: o Cristo Redentor. “É o Brasil de
braços abertos, reforçando a idéia de nação tolerante, receptiva e
multicultural”, completa.

Na parte interna, o pavilhão mostra as transformações das cidades,
a diversidade humana e cultural dos municípios brasileiros, o
desenvolvimento industrial, científico e tecnológico e os principais
avanços do Brasil na área de sustentabilidade e inclusão social.

Logo na entrada, os visitantes têm contato com a Sala das Cenas
cotidianas Urbanas, um túnel espelhado em que centenas de telas
mostram cenas do dia-a-dia das principais cidades brasileiras e
dos destinos turísticos ligados à Copa do Mundo de 2014. Já a sala
principal possui 4 grandes telas panorâmicas, permitindo que o
visitante conheça mais sobre as cidades, seus ritmos, imagens e
texturas.

Há ainda outros ambientes como o Corredor da Diversidade
Humana, a Sala da Alegria Brasileira – com imagens de torcidas e
festas regionais, o Corredor da Sustentabilidade e Inclusão Social e
o túnel “A energia que move o país”.

“Acredito que os temas definidos pelo Brasil para a criação do
pavilhão foram escolhidos de modo muito adequado. Isso nos
ajudou na hora da criação da marca e também das estruturas que
compuseram o espaço”, conclui Fernando Brandão.

Fernando Brandão

O arquiteto paulistano Fernando Brandão, nascido no auge da
arquitetura moderna no ano zero de Brasília, criou a Fernando
Brandão Arquitetura + Design em 1996. Nos últimos anos foi
vencedor de diversos prêmios como Premio IABsp, Premios AsBEA
2002/2009, os internacionais POPAI 2006/2007/2008, RED DOT
Award 2009, IDEA Brasil 2008/2010 e Colunistas 2010. Foi vencedor
do Concurso Nacional para o Pavilhão Brasileiro na Expo Shanghai
2010. Lecionou e palestrou nos cursos Master do IED/São Paulo e
IED/Milão. Foi diretor e Vice-Presidente da AsBEA – Associação
Brasileira dos Escritorios de Arquitetura. Além de se divertir e
acreditar no que faz!

Fernando Brandão Arquitetura+Design desenvolve projetos nas
áreas corporativa, comercial e promocional, buscando o equilíbrio
entre tecnologia e o repertório estético. Soma-se a isso a
preocupação com o espaço e a adequação aos orçamentos
estabelecidos, sem limite à criatividade. www.arqfebra.com.br

“Uma arquitetura é boa ou eficiente, quando cumpre seu objetivo
de abrigar, de permitir o convívio harmonioso e principalmente de
emocionar”

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Cidades sedes da Copa do Mundo 2014, acessibilidade além dos estádios « Turismo Adaptado

Cidades sedes da Copa do Mundo 2014, acessibilidade além dos estádios « Turismo Adaptado: "Esta matéria foi publicada no jornal “Na Luta”, N°14, Ano IV de Setembro/Outubro/Novembro de 2010, páginas 8 e 9.

Para ganhar o jogo, temos que fortalecer nossa defesa e ter um ataque ofensivo. Parece uma estratégia de jogo, mas também é como devemos pensar para que na Copa do Mundo 2014 que irá acontecer no Brasil, não tenhamos nenhum tipo de impedimento quanto aos planos de acessibilidade, que na verdade é uma exigência da FIFA, e que consigamos ganhar com folga, sem levar esse jogo para a prorrogação. Afinal, acessibilidade é show de bola!

Copa para todos. Este é o objetivo da Campanha de Acessibilidade na Copa de 2014 promovida pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), órgão que integra a estrutura básica da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. O alvo da campanha é adaptar as 12 cidades-sedes da Copa no Brasil ao conceito de acessibilidade universal.

Segundo o presidente do Comitê Executivo das Copas pela Prefeitura de Belo Horizonte, Tiago Lacerda, em maio foi apresentado o Planejamento Estratégico para a Copa. “Os programas ainda não foram detalhados, mas, em todos, vamos levar em conta a questão da acessibilidade”, garante. Lacerda adianta que serão montadas câmaras temáticas para discutir os projetos com a sociedade organizada a partir do próximo semestre. Entidades representativas que deverão compor, no próximo semestre, comissões para que a Prefeitura possa debater os projetos da Copa. Belo Horizonte tem locais exemplares, como é o caso do Museu de Artes e Ofícios, com acessibilidade para qualquer tipo de deficiente, inclusive com intérpretes para libras.

Porto Alegre é a primeira cidade-sede a assinar o compromisso – a capital do Rio Grande do Sul foi indicada pelo Conade para servir de modelo para as outras 11 sedes. “Porto Alegre foi a primeira cidade brasileira a concluir o desenvolvimento de um Plano Diretor de Acessibilidade. Queremos fazer da cidade uma referência no tema em termos de preparação para megaeventos como a Copa do Mundo”, afirmou José Fortunati, prefeito de Porto Alegre e secretário extraordinário municipal da Copa.

Na Bahia foi realizada uma Reunião Ordinária do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência que contou com a participação da Secretaria Extraordinária para assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa). Dentre os assuntos previstos na Pauta, estava a apresentação da Secopa e as ações relacionadas à acessibilidade previstas para o Mundial de 2014. A reunião teve caráter de apresentação entre a Secopa e Conselho e espera-se que futuramente novos encontros sejam realizados no intuito de planejar uma Copa em 2014 que seja acessível e inclusiva para os cidadãos com deficiência. Em Salvador foi lançado em junho o Guia de Acessibilidade e Cidadania de Salvador, que reúne informações sobre o nível de acessibilidade de 130 locais da capital baiana, a exemplo de praças, restaurantes, teatros, cinemas, shopping centers e órgãos públicos.

Em Fortaleza, a prefeita Luizianne Lins lançou em 2007 a Comissão de Políticas Públicas Municipais para Atenção às Pessoas com Deficiência (Compedef). Impulsionados pelos jogos mundiais de 2014, todos os novos projetos e obras da prefeitura de Fortaleza, principalmente ligados a mobilidade urbana, contemplam as questões referentes à acessibilidade previstas em lei, incluindo piso podotátil – diferentes relevos no solo para orientação de pessoas cegas. Locais como o Mercado Central, um dos principais polos de compras da cidade, já passaram por reforma: rampas foram instaladas e os banheiros, adaptados. Outros pontos turísticos da capital do Ceará estão sendo adaptados, como o Jardim Japonês, o Centro Histórico, o Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca), o Paço Municipal e a Praia de Iracema.

Em Natal, mais 50 ônibus zero quilômetro e integralmente adaptados às necessidades das pessoas com mobilidade reduzida foram incorporados em março, à frota de transporte público. O investimento das empresas de ônibus até agora na melhoria da frota foi de R$ 40 milhões. Com os 50 novos veículos, Natal agora passa a ter 160 ônibus novos adaptados circulando pelas rotas de transporte público. Número que representa cerca de 25% da frota circulante da cidade, formada por 641 veículos.

São Paulo é conhecida pelos milhares de eventos que realiza e onde a acessibilidade tem sido comentada com muita ênfase. Recentemente o 2° Encontro Paulista de Museus, falou muito sobre a acessibilidade de diferentes tipos de deficiência, e por decisão de todos os presentes, prometeu levar esse assunto para o Fórum Nacional de Museus. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), tem realizado Feiras Culturais Inclusivas, que já aconteceram no bairro de Pinheiros, recentemente no bairro do Tatuapé, e promete realizar em mais diversos outros diferentes pontos da cidade.

A Riotur – Empresa de Turismo do Rio de Janeiro – lançou o Guia de Roteiros Turísticos Acessíveis. Nele são encontrados 30 lugares com elevadores ou rampas, que permitem acesso em nível, além de funcionários treinados para atender os visitantes. O metrô carioca possui estações com elevadores, incluindo as localizadas em Copacabana e Ipanema. Outras opções são a cooperativa de taxi com veículos que possuem plataformas de embarque e ônibus que contam com elevadores hidráulicos e locais reservados para cadeiras de rodas. A cidade possui um compromisso ainda mais sério com a acessibilidade, pois dois anos após a Copa do Mundo da FIFA, irá sediar em 2016 os Jogos Paraolímpicos, onde a cidade será “invadida” por centenas de atletas com deficiência, além dos espectadores diversos deles também com deficiência, lembrando que os atletas após o período da competição, se tornam grandes turistas pois geralmente gostam de visitar os locais onde competem.

O projeto de acessibilidade do Verdão, como é conhecida o estádio de Cuiabá que será reformado para receber as disputas de 2014 seguirá basicamente duas normas para a adequação à demanda de pessoas com deficiência. “Seguimos uma norma internacional – Guide to Safety at Sports Grounds –, recomendada pela FIFA, e a NBR 9050. As intervenções para acessibilidade são ajustes em dimensionamento de corredores, rampas e escadas; sinalização tátil; sinalização e comunicação visual; e nível e qualidade de iluminação”, disse Alessandra Araújo, coordenadora-geral do projeto do novo Verdão.

Segundo a coordenadora, para a elaboração do projeto foram visitados inúmeros estádios europeus. “Para termos bons exemplos, sempre projetamos buscando atender às diversas normas, incluindo acessibilidade.” Dois bons cases em acessibilidade de estádios na Europa são o Milton Keynes Dons, com mais assentos para amigos e familiares de cadeirantes, e o Wembley, que possui um ótima comunicação visual e tátil – ambos ingleses –, aponta Alessandra. Ela ressalta que a acessibilidade deve ser garantida em todas as áreas, para todo tipo de público, sejam espectadores ou profissionais, para o que foi preciso desenvolver rampas e escadas especiais. Além da acessibilidade, o projeto também deve garantir evacuação da arena com segurança. Para a coordenadora-geral do projeto, “adequar todas estas necessidades foi desafiante, mas conseguimos viabilizá-las”.

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