Turismo Urbano: Solução para sua cidade!




Emprego, educação, cultura e lazer são requisitos básicos para o desenvolvimento econômico de toda cidade. O que poucos sabem é da capacidade que uma cidade ou região tem em relação à exploração turística.

Belezas naturais, ao contrário do que se pensa, não são essenciais ao turismo. Cidades brasileiras como Curitiba em Santa Catarina e Canela no Rio Grande do Sul são exemplos bem sucedidos de pontos turísticos urbanos. Claro que o clima e a história da região ajudam, no entanto, as obras urbanas se destacam e dão um charme a mais a região.

Em Curitiba, para se ter uma idéia, além do transporte coletivo, referencia no país; obras arquitetônicas e de paisagismo deixam o turista extasiado, como é o caso do Jardim botânico que encanta pela arquitetura de sua estufa e jardins impecáveis.

Na capital catarinense encontra-se também a Orquestra de Arame outro cartão postal feito pelo homem e apreciado por quem visita a região. A valorização da história da colonização e preservação de hábitos dos colonizadores são outro aspecto que se destaca no sul do país.

Nas cidades de Canela e Gramado no Rio Grande do Sul outros exemplos de investimento em turismo urbano que vem dando certo são os parques temáticos como Alpen Park, Mini Mundo e Casa do Papai Noel, só para citar alguns. Além disso, trilhas foram criadas para dar mais opção de turismo ao turista.

O ponto em questão é: Sua cidade pode tornar-se um ponto turístico? Para ter uma resposta positiva a essa afirmação basta saber se a região tem áreas naturais potencialmente exploráveis pelo turismo, assim como um bom projeto de urbanismo e paisagismo. Obras de engenharia, limpeza, jardins, etc. São belezas urbanas que chamam a atenção do turista e podem potencializar a capacidade de uma cidade especialmente se houver uma valorização de hábitos típicos gastronômicos e de artesanato.

As administrações públicas e privadas podem transformar muitas cidades pequenas em pólos turísticos bastando para isso, investimento sério em infra-estrutura, principalmente no que diz respeito a lazer, cultura e segurança.