G1 > Mundo - NOTÍCIAS - Polêmica tira do ar vídeo turístico com mãe solteira na Dinamarca


G1 > Mundo - NOTÍCIAS - Polêmica tira do ar vídeo turístico com mãe solteira na Dinamarca: "Polêmica tira do ar vídeo turístico com mãe solteira na Dinamarca

Propaganda postada no YouTube mostrava loira procurando turista com quem teve um filho.

governo da Dinamarca tirou do YouTube um vídeo que promovia o turismo no país, depois de queixas de que a propaganda, na verdade, incentivava a promiscuidade.

O clipe de pouco menos de três minutos, protagonizado por uma atriz, mostrava uma jovem loira tentando encontrar o pai de seu filho, August, com quem ela tinha mantido relações apenas uma vez.



Assista ao vídeo




Foto: Reprodução/BBC
Cena do vídeo dinamarquês. (Foto: Reprodução/BBC)

A diretora da agência VisitDenmark, Dorte Kiilerich, diz que a intenção do filme era contar 'a história bacana e doce de uma adulta que vive em uma sociedade livre e aceita as consequências de seus atos' e acrescentou que lamenta qualquer ofensa que o vídeo possa ter causado.

Mas o ministro da Economia dinamarquês, Lene Espersen, afirmou que 'não se trata de uma imagem bem pensada do país'.

No vídeo, a mulher diz - em inglês - que está 'tentando encontrar o pai de August'.

'Nós nos conhecemos em uma noite, um ano e meio atrás, quando você estava de férias aqui na Dinamarca', diz ela.

'Nós nos conhecemos... e decidimos tomar um drinque e, sim, é realmente constrangedor, mas é mais ou menos o que me lembro', conta.

'Não me lembro de onde você é, ou qual o seu nome.'


Mau gosto

Para os críticos, o vídeo dá a entender que, além do turismo tradicional, a Dinamarca é um lugar para se ter relações sexuais sem preservativo com estranhos. Um jornal, o 'Ekstra Bladet', chamou a propaganda de 'grotesca' e 'um desperdício do dinheiro do contribuinte'.

O vídeo também atraiu uma série de comentários enraivecidos, com um usuário dizendo que era 'uma forma de mau gosto e sem tato de atrair a atenção'.

O vídeo recebeu mais de 800 mil visitas no YouTube e, apesar de a versão oficial ter sido retirada do ar, várias cópias continuam circulando pela internet.

A propaganda também inspirou uma série de paródias, com homens em vários países afirmando que eles não são homens-objeto e tentando encontrar a mãe de seus filhos.



Leia mais notícias de Mundo"