hotelscombined

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Translate

Veja escândalos que marcaram o Congresso no 1º semestre - Abril.com

Veja escândalos que marcaram o Congresso no 1º semestre - Abril.com: "21/06/2009 - 07:59 (atualizada em 21/06/2009 08:45)
Veja escândalos que marcaram o Congresso no 1º semestre
Denúncias contra parlamentares incluem gastos irregulares de verba indenizatória e atos secretos para nomeação de parentes
Da Redação
Tamanho do textoA+A-
Sarney, presidente do Senado, teve de dar explicações
Sarney, presidente do Senado, teve de dar explicações

Nem bem chegamos à metade do ano e a série de escândalos envolvendo congressistas já rende uma retrospectiva.

No Senado, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AC), foi à tribuna no início desta semana para prestar contas por ter o nome envolvido com a nomeação de parentes por meio de atos secretos e, na sexta (19), anunciou a criação de uma comissão de sindicância para punir os responsáveis por evitar a publicação dos atos.

Ex-presidente da República e autoridade máxima da Casa pela terceira vez, ele já havia pedido desculpas por não saber que recebia auxílio-moradia, mesmo não tendo direito ao benefício.

Na Câmara, houve dois casos emblemáticos. Um deles, o do deputado Edmar Moreira (sem partido-MG), quando ainda era integrante do DEM. Ele foi apontado como proprietário de um castelo avaliado entre R$ 20 milhões e R$ 25 milhões e corre o risco de ser cassado por falta de decoro parlamentar, por conta de acusações de desvio de verba indenizatória.

Na esteira deste escândalo, ganhou visibilidade o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS). Relator do processo contra Moreira, ele disse que não iria antecipar seu parecer por falta de provas contra o colega. Pressionado a justificar a decisão, foi enfático: “estou me lixando para a opinião pública”. Após a declaração, acabou afastado da relatoria.

Confira esses e outros escândalos que marcaram o semestre

Leia mais notícias de Brasil
Leia mais notícias sobre escândalos no Congresso"