Jornal Diário - Selva amazônica convida a incursões a partir de Manaus: "23/06/2009 10:48:45
Selva amazônica convida a incursões a partir de Manaus
Melhor época para visitar a Amazônia depende do viajante
Ant1 de 3ZoomProx
Filhote de jacaré toma sol sobre vitória-régia na região amazônica, que convida os turistas a passeios pela mata e pelos rios - Foto: Divulgação
Com a cheia ameaçando bater recordes --a deste ano só perde para a que aconteceu em 1953 na região--, o espetáculo do encontro das águas barrentas do rio Solimões com a imensidão escura do rio Negro anuncia que o avião se prepara para o pouso.
A cerca de 10 km dali, Manaus parece a ponto de ser engolida pela massa de água cor de Coca-Cola do Negro. No coração da Amazônia brasileira, a cidade é a principal porta de entrada do Amazonas e ponto de partida para as principais atrações turísticas do Estado.
Antes ou depois de conhecer a floresta ou outras cidades amazonenses, vale dar uma passada na capital, mesmo que rápida, para conhecer o imponente teatro Amazonas.
Mas a hora mais esperada mesmo é a de se embrenhar na floresta. Antes, vale se informar bem sobre o tipo de pacote que mais tem a ver com você e sobre o tipo de passeio que você gostaria de fazer.
Apesar de oferecerem programações parecidas, as hospedagens em barcos de cruzeiros pelos rios ou em hotéis de selva oferecem perspectivas bastante diferentes aos turistas.
Se a dúvida persistir, é possível optar por pacotes que contemplam os dois tipos de hospedagem.
Obrigatórios
Seja qual for a opção --cruzeiro ou hotel de selva--, não deixe de ir até o encontro das águas, para conferir o início da união do escuro rio Negro com o barrento rio Solimões.
Não falte também aos passeios noturnos. Ver ou não jacaré e outros bichos é o de menos. O que faz deste passeio um programa imperdível é o som da floresta e dos remos entre os igapós e igarapés.
Cruzeiro ou hotel de selva?
Não adianta tentar escolher o tipo de passeio que você mais gostaria de fazer pela Amazônia se baseando na programação oferecida por uma e por outra opção. É que os passeios que constam nos pacotes dos cruzeiros e dos hotéis de selva costumam ser muito parecidos.
Tem visita à comunidade local, caminhada na floresta, ida ao encontro da águas, pesca de piranha e saídas em canoas para fazer focagem de jacaré, ver o boto cor-de-rosa ou pássaros.
Então, na hora de escolher, leve em conta o tipo de sensação que você gostaria de ter durante a viagem. A seguir, saiba mais sobre cada uma das opções.
Ida ao teatro Amazonas é aula
sobre a história de Manaus
Principal símbolo visual de Manaus, o teatro Amazonas não é só uma das atrações turísticas mais importantes da cidade mas também uma espécie de aula prática sobre a história da capital amazonense e de suas peculiaridades.
O imponente prédio, de 1896, é o local que melhor preserva a memória da prosperidade financeira do ciclo da borracha, no final do século 19 e início do 20.
Nenhum luxo foi dispensado na construção desse teatro neoclássico. Os candelabros do saguão são de vidro de Murano. O ferro das cadeiras, das colunas centrais e dos balcões curvos são ingleses; já as telhas vitrificadas que recobrem a cúpula vieram da Alsácia."