hotelscombined

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Translate

Itaipu amplia roteiros para turistas em Foz do Iguaçu

Não precisa ser engenheiro para arregalar os olhos e segurar o queixo diante de Itaipu Binacional, a usina hidrelétrica localizada em Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com o Paraguai. É certo que cientistas e técnicos compreendem mais rapidamente a magnitude do projeto, incluído entre as sete maravilhas do mundo moderno pela Associação Norte-Americana de Engenharia Civil. Mas Itaipu está ampliando seus roteiros turísticos para continuar recebendo a visita de todos: adultos e crianças, leigos e especialistas, brasileiros e estrangeiros (há guias bilíngües), terráqueos em geral.

Neste mês, maio de 2009, a usina administrada em conjunto por brasileiros e paraguaios comemora os 25 anos da primeira geração de energia. Na semana passada, em visita ao Brasil, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, reivindicou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a revisão dos valores pagos pela energia de Itaipu e também a renegociação da dívida do Paraguai com a Eletrobrás.

O país vizinho quer aumentar o preço da energia excedente que revende para o Brasil e ainda poder vender a energia para outros países, o que demanda mudanças no Tratado de Itaipu. Um acordo 'mais justo' para os paraguaios foi uma das bandeiras de Lugo na sua campanha para a Presidência. Os dois presidentes não chegaram a um acordo, e a decisão sobre Itaipu foi adiada para junho.
  • Fabiano Cerchiari/UOL

    No circuito especial, visitantes passam ao lado dos enormes condutos brancos de Itaipu, em Foz do Iguaçu