hotelscombined

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Translate

Turismo de Lisboa investe 570 mil euros para «conquistar» turistas brasileiros

Aumentar a notoriedade da marca Lisboa e dar da capital portuguesa uma imagem de modernidade e cosmopolitismo são ideias em que se baseia o programa de promoção do Turismo de Lisboa para o mercado brasileiro. Um investimento de 570 mil euros com o qual se pretende alcançar a meta das 400 mil dormidas de brasileiros já em 2009.
O Brasil é já o sexto mercado emissor para a região de Lisboa e o primeiro não europeu, tendo sido este ano o que apresentou maior crescimento, com mais 40,3% de dormidas no primeiro semestre face ao período homólogo do ano passado, alcançando as 167.475 dormidas. Um crescimento inesperado, segundo o presidente adjunto do Turismo de Lisboa, Mário Machado: “ninguém previa que o mercado brasileiro crescesse tanto”. Não obstante, o Brasil não aparece como mercado prioritário nem está abrangido pela contratualização com o Turismo de Portugal, facto que levou o Turismo de Lisboa a apresentar um programa especial de promoção neste mercado, em colaboração com a TAP e com o apoio do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa.
"Esta acção inaugura uma promoção de forma continuada no país", explicou o presidente adjunto do Turismo de Lisboa, sublinhando as afinidades existentes entre Portugal e o Brasil e a oportunidade que representa o facto de a economia brasileira estar “em crescimento, sendo dos países menos afectados pela crise e ter uma classe média em expansão”. A pesar na decisão da campanha está também o facto de os turistas brasileiros serem gastadores: “os turistas brasileiros gastam em média 190 euros por dia”, disse Mário Machado, sendo já considerados os melhores clientes de Lisboa.
As quebras registadas em alguns dos principais mercados geradores de fluxos turísticos para Lisboa, acabou por levar à antecipação deste programa promocional que estava previsto para o próximo ano. Assim, as acções no Brasil vão ter início já no próximo dia 20, englobando uma campanha de publicidade na Internet, em cinco vagas de 30 dias, a primeira das quais entre Novembro e Dezembro deste ano e uma campanha de Search Marketing incidindo nos motores de busca mais usados pelos brasileiros.
A partir de Janeiro serão realizados vários roadshows que terão como alvo as principais cidades brasileiras. O primeiro, que deverá realizar-se ainda no decorrer de Janeiro, está previsto para São Paulo. Rio de Janeiro, Salvador e Recife serão outras cidades a visitar pelos roadshows, estando em estudo outras possibilidades como Fortaleza, Natal ou ainda Ribeirão Preto, Curitiba, Porto Alegre ou Campinas, destinos para onde a TAP voa em code-share com a TAM.
Rio e São Paulo são palcos prioritários para o desenrolar das acções “Lisboa Convida” – sessões de apresentação do destino, com jantar e animação. O objectivo, sublinhou Mário Machado, é dar de Lisboa a imagem de uma verdadeira capital europeia, cosmopolita e moderna. Tendo como alvos o consumidor final, o trade e opinion makers, este programa especial de promoção de Lisboa no Brasil que culminará com a presença na ABAV 2009, tem a TAP como parceiro fundamental: “fazer um programa promocional de Lisboa no Brasil sem contar com a experiência da TAP seria pouco inteligente”, afirmou a propósito Mário Machado, consciente do muito que a transportadora de bandeira portuguesa tem feito pela promoção de Portugal no Brasil.
Presente na apresentação, Luiz da Gama Mór, administrador da TAP, aproveitou para recordar que “quando a TAP começou a formar o hub dos seus voos do Brasil em Lisboa, Portugal era o 5º destino de eleição dos brasileiros”, enquanto actualmente “é destino número 1 dos brasileiros que vêm para a Europa”, o que está espelhado no facto de hoje em dia, 48% dos passageiros transportados nas rotas do Brasil serem brasileiros.
F.R.