 |
|
| Ivo Jacome, assistente de Direção e Cleo Ickowicz, diretora de Marketing do Ministério do Turismo de Israel no Brasil |
| Há dois anos o Ministério do Turismo de Israel decidiu abrir um escritório próprio no Brasil, o único em território sul-americano. Aposta foi acertada, segundo afirma ao MERCADO&EVENTOS a diretora de Marketing da entidade, Cleo Ickowicz. "Estávamos cientes do potencial do mercado brasileiro para Israel e os números até agora registrados confirmam essa teoria. Nossa previsão é fechar 2008 com um ingresso de 30 mil brasileiros em Israel. Somente no período de janeiro a outubro tivemos um aumento de 58% na emissão de turistas do Brasil", revela a diretora. Para 2009, a expectativa é obter um incremento entre 30% e 40%.
Atualmente, o ministério trabalha diretamente com 40 operadoras brasileiras para a promoção e venda do país israelense por meio de realização de workshops e encontros de capacitação. Esse trabalho também é feito com líderes de comunidades cristãs, sejam católicas, evangélicas ou judaicas. Somente nesse ano, o escritório sediado em São Paulo já promoveu 25 seminários de divulgação das atrações de Israel. Uma das últimas ações do ano acontece essa semana. Começa hoje (25/11) e vai até o próximo sábado (29/11), a segunda edição do Festival Gastronômico de Israel. O evento será realizado no Intercontinental São Paulo e apresentará obras culinárias de dois chefs israelenses, Lior Hovav e Anat Lev Ari.
 |
|
| Os chefs do 2º Festival Gastronômico de Israel - Lior Hovav e Anat lev Ari |
| "A idéia é promover por meio do paladar o encontro da cozinha tradicional com a gastronomia internacional", afirma Ivo Jacome, Assistente de Direção do Crowne Plaza Tel-Aviv. Haverá ainda a degustação das chamadas comidas de rua de Israel e uma exposição fotográfica sobre o país. Para o ano que vem o ministério também planeja realizar uma nova mostra de imagens na cidade de São José do Rio Preto, interior paulista. Para o trade de turismo, especificamente, Cleo Ickwicz adianta que a novidade para 2009 será a participação de Israel no workshop da CVC, marcado para fevereiro. "Também estamos preparando uma grande programação para comemorar os cem anos da cidade de Tel-Aviv", antecipa.
Atrativos - A diversidade de produtos turísticos é, de acordo com Cleo Ickwicz, um dos principais diferenciais do país. "É possível encontrarmos história e cultura em Jerusalém, praias em Tel-Aviv e atividades relaxantes e médicas na região do Mar Morto, inclusive com hotéis-spa cinco estrelas", frisa a diretora, mencionando ainda a boa receptividade dos profisssionais locais e dos guias de excursões. Um roteiro de viagem para o país com passagens aéreas, meia-pensão nos hotéis e passeios custa em média US$ 2.700.
Em termos de infra-estrutura hoteleira, a rede IHG é um dos destaques. São ao todo nove empreendimentos espalhados por Israel, sendo seis Crowne Plaza - o último foi inaugurado em março desse ano e fica no centro de Tel-Aviv - e três da bandeira Holiday Inn. "Temos uma oferta total de 2.200 apartamentos em Israel, com um média de ocupação de 80%", completa Ivo Jacome.
|