hotelscombined

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Translate

Dia Mundial do Diabetes é realizado em Itu


AI Prefeitura Itu
Itu participou desse alerta utilizando o azul nos portais de entrada da cidade
A cor azul tomou conta de vários locais espalhados por todo o mundo, no Dia Mundial do Diabetes (14/11), numa estratégia de alertar a população sobre a doença. Itu não ficou de fora e participou desse alerta utilizando o azul nos portais de entrada da cidade e na prefeitura. Houve também orientação sobre Diabetes em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A idéia de sinalizar de azul alguns pontos do mundo no Dia Mundial do Diabetes foi lançada pela International Diabetes Federation, em 2007, como a chama da vela para iluminar o caminho da detecção e controle da doença em nível mundial. No ano passado, 279 monumentos foram iluminados em diversos países, 50 só no Brasil.
Para este ano, a meta é chegar a 500 locais com a luz azul em todo o mundo. No Brasil, ela pode ser vista, entre outros pontos, no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; no Cristo Luz, em Balneário Camboriú; no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre; na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, em Campinas; na sede da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo; no Obelisco da Praça 7, em Belo Horizonte; e no Memorial JK, em Brasília.
Dando continuidade à programação, no dia 29 deste mês, no Plaza Shopping Itu, haverá orientação, aferição de Pressão Arterial e teste de glicemia capilar (ponta de dedo). A ação acontece através de parceria firmada entre a Prefeitura de Itu, Rotary Club e Conselho de Planejamento dos Festejos de Comemoração dos 400 anos da Estância Turística de Itu, que contará ainda com apoio do Abbott Laboratórios do Brasil Ltda.
Campanha
A exemplo do ano passado, o tema da campanha do Dia Mundial é “Diabetes em Crianças e Adolescentes”. A incidência do diabetes tipo 1, mais freqüente em crianças e jovens, cresce a um ritmo de 3% ao ano entre este público e, portanto, é um dos motivos para a escolha desse enfoque. Outro fator a ser considerado é que se trata de uma das enfermidades crônicas mais freqüentes na infância.
É importante estar atento aos seguintes sintomas: sede excessiva, rápida perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, má cicatrização e visão embaçada.
Esses sintomas surgem de forma abrupta no caso do diabetes tipo 1, sendo que às vezes podem demorar a ser identificados. No diabetes tipo 2, esses sintomas podem ser mais moderados ou até mesmo inexistentes.
Doença crônica, o diabetes precisa ser tratado. Se não houver tratamento, os níveis de glicemia podem ficar muito altos, que estão associados a danos e falência de vários órgãos e tecidos: doenças cardiovasculares, problemas nos rins e nos pés, complicações visuais.


Publicado por Camila Bertolazzi

Tags: diabetes