hotelscombined

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Translate

Recorte e Guarde - Tübingen, na Alemanha (Rosane Tremea)

111897

Quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Tübingen, na Alemanha

Há um ano e meio morando em TÜBINGEN, na Alemanha, a gaúcha MARLENE JUNGES mandou fotos (lindas) e um relato (que me pareceu apaixonado) sobre a cidade onde mora e trabalha. Lá vai uma foto, pra começar:


Fotos: Marlene Junges, Divulgação

A Marlene trabalha no Baden-Württembergisches Brasilien-Zentrum, que tem sede em Tübingen. Ela faz mestrado na Universidade de Tübingen, da qual eu sempre ouvia falar quando estudava na PUCRS.

Ela conta que mantém
contato diário com estudantes brasileiros que estudam na Uni-Tübingen, já que o Brasilien-Zentrum organiza e apóia atividades de intercâmbio científico, assessora e organiza programas de intercâmbio e projetos de pesquisa brasileiro-alemães.

Marlene escreveu um texto bacana, que eu reproduzo abaixo, sobre a cidade. Fiquei com vontade de conhecer:

"Tübingen é uma das cidades alemãs com maior número de estudantes universitários. A Universidade Eberhard Karls Tübingen foi fundada em 1477 e seu lema é "Attempto", do latim, que significa "eu ouso". Em Tübingen se costuma dizer que "Tübingen não tem universidade, Tübingen é uma universidade", pois um quarto de seus 85 mil moradores é estudante. Há mais de 150 anos, professores da região já se referiam a Tübingen como "um vilarejo universitário". De certa forma é assim até hoje.

O castelo renascentista Hohentübingen, abriga parte da universidade e é um grande atrativo da cidade. Próxima ao castelo fica a Fundação Evangélica, uma impressionante construção que data de 1536. Diversos famosos poetas, cientistas e pensadores alemães foram alunos da universidade e da fundação: o astrônomo Johannes Kepler, os poetas Friedrich Hölderlin, Wilhelm Hauff e Eduard Mörike, os filósofos Georg Hegel e Friedrich Wilhelm Schelling, o neurologista Alois Alzheimer e o escritor Hermann Hesse. O grande poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe também esteve em Tübingen.

A Faculdade de Medicina, sempre teve um de lugar de destaque nas ciências experimentais. Assim como os cursos de Teologia, Direito e Filosofia, o curso de Medicina foi criado junto com a universidade, em 1477. Atualmente, seus institutos especializados em pesquisa e tecnologia médicas estão entre os melhores do mundo. Também as faculdades de Direito, Filosofia e Teologia tem renome e tradição.



A conhecida Fundação da Ética Mundial (Weltethos Stiftung) foi criada pelo professor de Teologia Hans Küng, em Tübingen. O castelo Hohentübingen, pertence à Universidade desde 1816 e abriga os mais diversos institutos. Ali circulam egiptólogos, estudiosos do Oriente, arqueólogos, etnólogos e especialistas em pré-história.

A Universidade de Tübingen têm convênio com mais de 150 universidades estrangeiras de 35 países, inclusive com nove universidades brasileiras. Em torno de 10% dos universitários de Tübingen são estrangeiros.

Tübingen tem cerca de 85 mil habitantes, é provinciana e tem um cotidiano de tranqüilidade. A parte antiga da cidade, às margens do Rio Neckar, é belíssima e parece cenário de uma outra época. São ruas estreitas e tortuosas, repletas de pitorescas casas em estilo enxaimel.



Na margem do Rio Neckar, que atravessa a cidade, há uma fileira destas casas, bem como a Torre de Hölderlin, onde o famoso poeta viveu seus últimos anos. Todavia, na região sul da cidade há um contraponto à romântica Tübingen. Ali, antigos quartéis formaram um bairro novo, através de reformas futuristas privilegiando vidro, metal e cores alegres, dando nova vida a estes quartéis. Assim foi criado um novo complexo de moradias, lojas e escritórios.

É de uma forma simples e espontânea que os moradores de Tübingen vivem a tradição da cidade. Eles têm o privilégio de se deslocar por ruas onde andaram Hegel, Hörderlin, Alzheimer, Goethe e outros alemães ilustres, de conversar sobre os dias atuais em prédios históricos e usar as mesas em que gerações de estudantes gravaram seus nomes, de estudar e conviver em faculdades onde grandes mestres fizeram história nas ciências.



No verão, moradores e estudantes se encontram na bonita ilha fluvial do Neckar, à sombra dos imensos plátanos, que já têm mais de 200 anos. Também lotam os cafés e as sorveterias do centro histórico, na charmosa Neckargasse. Na acolhedora Tübingen, todos se sentem em casa e nada fica muito distante. Aqui é impossível andar pela cidade sem encontrar diversos amigos e conhecidos. E os estudantes estrangeiros vêm e vão, com uma imensa vontade de ficar. No coração da cidade, o ponto de encontro favorito de moradores e turistas é o Markplatz, em frente ao prédio histórico da prefeitura.

Nos finais de semana, Tübingen prova que é realmente provinciana, todo o comércio fecha. Na sexta-feira à tarde, após a última aula, centenas de estudantes saem de Tübingen, alguns em busca de centros maiores, outros vão passar o fim de semana com a família. Mas durante o período de férias são os turistas que dão vida à cidade. E pelo menos duas vezes por ano Tübingen fica realmente agitada. Em junho acontece a grande corrida de canoas. Os condutores dão impulso às embarcações longas e estreitas com imensas varas, fincadas no fundo do rio. Em torno de 40 equipes, com nomes criativos como "defuntos da água", disputam este campeonato. A equipe vencedora ganha 200 litros de cerveja como prêmio. Já a equipe que perde tem que ingerir 3 litros de óleo de fígado de bacalhau. Nesta corrida sempre participam membros das corporações estudantis, que tanto em Tübingen quanto em outras cidades universitárias tradicionais (Freiburg, Göttingen e Heidelberg), desempenham um papel importante.

Mas o grande agito da cidade é o AfroBrasil, festival de música brasileira, sempre realizado em julho. É o maior festival de música do gênero na Europa, e costuma atrair multidões à cidade. É um festival anual de grande importância cultural para o intercâmbio Brasil-Alemanha. No AfroBrasil já se apresentaram Djavan, Elba Ramalho, Olodum, Bateria da Mangueira, Chico César, Alceu Valença, Maria Rita, Gal Costa, Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho e diversos outros artistas.




E caso haja alguém que se canse de tanta tranqüilidade e queira se perder na multidão de uma cidade grande, não há motivo para se preocupar. Afinal, Stuttgart fica ao lado, a 35 quilômetros."

Recorte e Guarde - Tübingen, na Alemanha (Rosane Tremea)